6 alimentos que ajudam a combater a pressão alta. Eles não podem faltar na sua dieta!

Simples, deliciosos e baratos, os alimentos listados abaixo são aliados indispensáveis para o controle dessa doença.



A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma das doenças cardíacas mais comuns em todo o mundo. Como o próprio nome já diz, ela caracteriza as pessoas que têm níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Por consequência, o coração faz um esforço muito maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente por todo o nosso corpo.

A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal, por exemplo.

Muitos remédios ajudam a controlar esse mal, mas adotar hábitos saudáveis de alimentação também é uma excelente forma de prevenir complicações mais graves.


Abaixo confira os seis alimentos que não podem faltar na dieta de quem tem pressão alta.

Os resultados foram compilados e publicados na renomada revista científica do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI). Confira:

Beterraba

Não é exagero dizer que tudo na beterraba é benéfico contra a doença. Tanto o tubérculo quanto suas folhas ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo do sangue pelas veias. A beterraba é rica em nitratos e altamente nutritiva, ideal para melhor a saúde como um todo. Uma excelente opção é consumir o suco do legume e de suas folhas.



Chia e linhaça

Apesar de serem minúsculas, essas sementes têm alto valor nutritivo. O consumo da chia tende a reduzir naturalmente a pressão arterial até mesmo de pessoas que não usam medicamentos. Comer sementes de linhaça, especialmente em sua forma original, também é indispensável.


Semente de abóbora

A semente de abóbora torrada pode substituir, por exemplo, o amendoim. Ela também é uma fonte concentrada de nutrientes importantes para o controle da pressão arterial, como magnésio, potássio e arginina. Seu óleo também é um complemento poderoso para o tratamento da doença.


Brócolis

O brócolis é riquíssimo em flavonoides, um tipo de antioxidante que pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Um estudo feito com 187.453 pessoas descobriu que aqueles que consumiam quatro ou mais porções de brócolis por semana tinham menor risco de hipertensão do que aqueles que consumiam brócolis uma vez por mês.


Feijão-preto

O feijão é uma “bomba” benéfica de ferro, fibras, fósforo e cálcio. Oito estudos científicos apontaram que feijões e lentilhas, por exemplo, baixaram significativamente os níveis médios de pressão arterial em pessoas com e sem hipertensão.

Você já consome algum destes alimentos?

Conte para a gente e compartilhe com os seus amigos, afinal todo mundo precisa ter uma saúde de ferro.

 

Este conteúdo tem caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

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