9min. de leitura

6 áreas que melhoram quando você tem uma vida mais consciente

O que é vida consciente?


Vida consciente não é um estilo de vida, mas sim uma filosofia! Uma filosofia que o faz repensar antigos hábitos, crenças, pensamentos, emoções, sentimentos, seu consumo e por aí vai.

E é a partir das suas reflexões e insights que você pode então criar o seu estilo de vida, aquele que o faça feliz, que tenha propósito e que você ame viver. Então, diga-me, você sabe por que levanta todos os dias? Quais as suas motivações?

Neste artigo você vai entender melhor o que é vida consciente! O que muda na sua vida, alguns pilares que são alcançados e conselhos de como começar!


Mas o que é vida consciente?

Vida consciente é um termo muito novo, mas já é uma filosofia de vida existente há milhares de anos. Portanto ser consciente da sua vida vai além do autoconhecimento ou do cuidado com o meio ambiente. É entender as nossas atitudes, o porquê dos nossos hábitos, nossos desejos de consumo (seja em forma de alimento, informação ou bens materiais). É trazer a consciência para tudo aquilo que a gente faz, sente, pensa e entender como isso afeta os nossos relacionamentos, a forma como encaramos os nossos desafios e nossos sonhos.

Afinal, tudo que fazemos, pensamos ou consumimos gera um impacto interno em nós e também um impacto para o mundo.

Viver de forma consciente é viver no presente. É escutar-se, aceitar-se e perceber o que suas emoções, seu corpo e seus pensamentos falam sobre você e para você. Essa atenção dada para todos os pilares da sua vida o ajudarão a criar um estilo de vida que você ame viver. Trará clareza para seu propósito e te dará motivação para correr atrás de seus sonhos e objetivos.

6 áreas que melhoram quando você tem uma vida mais consciente

Como dito anteriormente, viver de forma consciente é ter mais consciência em todas as áreas da vida. Não quer dizer que você precise saber de tudo, mas lhe dá a chance de repensar e refletir sobre diversas áreas.


Abaixo listei 6 áreas que que melhoram quando você passa a ter uma vida mais consciente. Mas é importante ressaltar que todas as áreas melhoram e que os exemplos abaixo são apenas alguns dos pontos de melhoria. Na prática, você experimentará muito mais.

Financeiro: você transforma a sua relação com o dinheiro, entendendo que ele também é necessário e que é uma energia de troca como qualquer outra. Muitos de nós temos crenças e bloqueios, e com uma maior consciência é possível desbloquear nossos problemas com o dinheiro, fazer as pazes com ele e se conectar com o que ele verdadeiramente significa. Você passa a entender melhor os conceitos de prosperidade e abundância e como trazê-los para sua vida como um todo.

Profissional: você tomará maior consciência das suas capacidades e habilidades e as colocará a seu favor, melhorando os resultados que entrega. Você passará a entender melhor suas motivações e mesmo em momentos desafiadores conseguirá voltar ao equilíbrio com mais facilidade. Além, é claro, de melhorar seu relacionamento com seus colegas de trabalho.

Relacionamentos: mais consciente de si, você passa a ter maior empatia, tanto com o que você sente como com os outros. Todos temos nossos desafios, e quando mudamos a maneira como nos vemos, mudamos também a maneira de enxergar e entender o próximo. Isso facilita nosso convívio, entendimento e relações em geral. Outro benefício de estar mais consciente é diminuir as projeções e expectativas nos outros, o que nos ajuda a lidar melhor com essas situações e evitar frustrações. Dentre outros milhares de benefícios, você também passa a se comunicar de forma mais efetiva.

Saúde e bem-estar: você passa a se escutar e se permitir mais. Terá maior consciência dos sinais do seu corpo como um todo, e isso vai ajudá-lo a respeitar os seus limites e necessidades. Você passa a analisar seus hábitos e refletir para onde eles   levam, se para onde você deseja ou se querem lhe passar um sinal de que as coisas não estão bem. Com uma vida mais consciente, sua qualidade de vida melhora e, consequentemente, a sensação de bem-estar. Com isso, vêm inúmeros benefícios para a sua saúde (o que o ajudará a prevenir doenças).

Autoestima: você passa a se entender melhor, suas emoções, mecanismos mentais e aceita que tudo o que passa é para o seu crescimento e evolução com mais autocompaixão. Passa a ter mais cuidado consigo e empatia com seus próprios processos, diminuindo o autojulgamento e autocrítica. Com isso, cria mais autoconfiança pois compreende que consegue lidar, inclusive, com seus maiores desafios.

Hábitos de consumo: Nossos hábitos de consumo impactam não só a nós mesmos, mas também o nosso planeta. Ter consciência do que consome é refletir sobre esse impacto, sobre as reais necessidades e motivações que se têm ao consumir determinado produto. De onde veio, para onde vai e como ele age em nós! O consumo consciente nos ajuda a ressignificar nossas vontades de compra e passamos a priorizar por produtos, serviços e informações que causem um impacto positivo em nós e que não causem um impacto negativo no mundo.

Mitos & verdades de uma vida consciente

Não é papo de guru, não é meditação 24 horas por dia, não é se alienar do resto do mundo e não é apenas cuidar do meio ambiente! Recebemos frequentemente algumas dúvidas sobre vida consciente e queria desmistificar este assunto. Viver de forma consciente é viver da forma que você se sente feliz, com maior consciência das coisas que se passam dentro de você e como tudo isso reflete na sua vida! Infelizmente, não posso garantir que a partir de uma vida consciente você será feliz todos os dias. Isso é utopia!

Mas acontece que quando você passa a ter mais consciência, até mesmo nos momentos ruins, você encontrará ensinamentos. A partir de uma vida mais consciente você passa a ser mais resiliente frente aos desafios. Você se permite sentir e acolher mais o que está passando, tanto em momentos bons quanto nos ruins. Você consegue trazer mais significado, clareza e entendimento da vida em geral. Nem sempre serão momentos fáceis, mas sempre serão muito valiosos para seu desenvolvimento e evolução.

Como começar?

Não existe fórmula mágica, nem um passo a passo. Muito de como começar virá da razão pela qual você quer começar. Então, siga a sua intuição e estará no caminho certo.

Um conselho que posso lhe dar, frente as minhas próprias experiências, é de se perceber mais. Escute o que seu coração diz, perceba os sinais do seu corpo. Reavalie tudo que está passando, o que seus hábitos dizem sobre você? Eu sempre digo que com pequenas mudanças fazemos grandes transformações. Então, não se cobre tanto. Sinta o que você quer mudar, persista na mudança – mas faça no seu tempo. Não adianta querermos mudar tudo de uma vez. É preciso ir aos poucos, com persistência, foco e periodicidade. Lembre-se de que um pouco que faça todo dia é melhor do que fazer muito uma vez por semana/mês/ano.

Que tal repensar um de seus hábitos hoje mesmo e praticar essa filosofia? Juntos por uma vida mais consciente!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.