6 atitudes práticas para eliminar nosso maior erro: esperar pela felicidade!

A nossa interpretação da realidade é que altera nossa experiência e o resultado final.

Temos um exemplo prático se observarmos os alunos reclamando das tarefas e do quanto “sofrem” com isso. E, do quanto estariam felizes, se não tivessem tarefas.

Mas, Shawn Achor, em seu livro O jeito Harvard de ser feliz, descreve uma cena constatada por ele próprio, quando conheceu uma escola ao lado de uma favela na África.

Ele cita que 95% das crianças levantaram a mão ao serem questionadas, se gostavam de fazer a tarefa de casa. E além de levantarem a mão, realmente demonstraram entusiasmo e felicidade, pois era um privilégio que seus pais não tiveram.

Encarar o estudo como um fardo ou como um privilégio faz diferença no “índice de felicidade” da nossa vida.

E é assim em tudo na nossa vida. A felicidade não é consequência do sucesso. Não vou ser feliz quando alcançar o que quero, ou se fizer tal coisa…

Ao encarar a vida de forma mais positiva, ao estar de bem com a vida, ficamos mais saudáveis, mais felizes e, como consequência, conseguimos ser mais produtivos, mais proativos, ter mais êxito.

Vamos entender melhor isso no vídeo abaixo e conhecer 6 atitudes simples que eliminam nosso erro de esperar pela felicidade:

Na quarta atitude, antes que você ative suas crenças limitantes e ache que é muito simples o exercício, gostaria de dizer que tem comprovação científica, das maiores referências em Psicologia Positiva.

Mais de uma década de estudos comprovou o profundo efeito que isso provoca na “formatação” do nosso cérebro. E, melhor ainda, de forma duradoura.

Estudos relatam que, pessoas que fizeram durante uma semana, relataram melhoria nos processos de depressão de três até seis meses. Imagine se fizermos diariamente!

Em apenas cinco minutos diários, este exercício treina o cérebro a perceber e focar melhor nas possibilidades de crescimento pessoal e profissional, bem como a aproveitar oportunidades e partir para ações concretas para realizá-las.

Como acontece com qualquer habilidade, quanto mais praticamos, mais fácil e natural ela será.

E para intensificar mais ainda esse exercício, especificamente, se você colocar um aviso no celular em determinado horário, você não esquece, não interrompe e tem muito mais chance de virar um hábito.

Não importa o momento que escolher, apenas pratique diariamente e comprove a eficácia. Eu já comprovei fazendo e através de muitos pacientes e alunos que fizeram.

Todas essas seis simples atitudes levam, com certeza, o seu cérebro a começar um caminho diferente, aproveitando mais as oportunidades, vivendo mais plenamente as relações, cultivando muito mais saúde e bem-estar em nós mesmos.

Espero depois seus comentários de como foi o resultado na sua vida.

E não esqueça, você vale a pena, por isso, vale a pena construir e cultivar a felicidade, as emoções positivas, pois elas são o sistema imunológico de nosso cérebro.

Cérebros mais positivos vivem melhor!

Grande e carinhoso abraço!

Isabel

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Direitos autorais da imagem de capa: lithian / 123RF Imagens



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