publicidade

6 atitudes típicas de pessoas ingratas

Nós vivemos em sociedade, e isso significa que estamos constantemente nos relacionando com outras pessoas. Ninguém vive e faz nada sozinho nesse mundo. E para que a convivência seja harmônica e saudável, existe a ética, que guia nossas atitudes.



Agora, ainda que existam princípios considerados certos para a vida em sociedade, como respeito, confiança, educação, gratidão e carinho, algumas pessoas simplesmente parecem ignorá-los, e vivem dia após dia pensando apenas em seu próprio bem e se aproveitando da bondade de outros para benefício próprio.

Essas pessoas são chamadas de “ingratas” ou “egoístas” e possuem algumas características que as diferenciam dos demais.

Abaixo mostramos 6 atitudes típicas de pessoas ingratas ou egoístas. Você possui alguém assim em sua vida?

1. Elas pensam apenas em si mesmas

Essas pessoas só estão interessadas naquilo que as beneficia de alguma maneira, por isso raramente tomam atitudes altruístas, em prol de um grupo ou comunidade. Elas não entendem o que é coletividade. Nunca podemos contar com o seu apoio.



2. Só nos procuram quando precisam de algo

Você certamente já teve pelo menos uma dessa pessoas em sua vida, que agem como se você não existisse, até o momento em que precisam de você para alguma coisa. Ou estão do seu lado enquanto as coisas estão boas, mas assim que a primeira dificuldade surge, elas o abandonam. Isso acontece exatamente porque elas só pensam em si mesmas, como mostra o tópico 1. Essas pessoas apenas prejudicam a sua vida.


3. Impõe seus desejos e necessidades sobre os seus

Essas pessoas acreditam que seus sonhos e objetivos são mais valiosos do que os das pessoas ao seu redor. Dessa maneira, impõe a sua vontade sobre as de todos a sua volta, sem se preocupar com ninguém além de si mesmas.


4. Elas são egocêntricas

O mundo gira ao seu redor, pelo menos é assim que as pessoas ingratas enxergam a vida. Todas as suas experiências têm que ser melhores, mais divertidas e tudo o que elas têm é melhor do que o do resto do mundo. Elas sempre querem ser o centro das atenções e inventam qualquer história para serem admiradas.



5. Cobram retribuição de todas as pessoas que já ajudaram

Essa é uma característica clássica das pessoas ingratas, elas fazem questão de lembrar aqueles que já ajudaram sobre o quanto “se esforçaram” por eles, e que em algum momento terão que devolver o favor.


6. São orgulhosas

Essas pessoas são muito orgulhosas, até mesmo quando estão erradas, e colocam muitos relacionamentos valiosos (que são poucos) em risco por conta dos ressentimentos que guardam de coisas que já passaram.

Se você tem uma pessoa como essa no seu círculo social, procure distanciar-se, para o seu próprio bem. Se continuar convivendo com ela, as energias negativas cada vez mais encontrarão lugar em sua vida, impedindo-o de evoluir. Pense em sua saúde mental e emocional.

Você convive com alguma pessoa ingrata? Como lida com ela? Conte suas experiências através dos comentários!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: dundanim / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.