Bem-Estar e Saúde

6 bons hábitos matinais:

hábitos matinais

A madrugada é uma altura do dia sagrada, sem ruídos em que o mundo parece que está a dormir.



Acredite ou não, a manhã tem o potencial de ser a altura do dia mais produtiva, se souber tirar partido.

Veja estes 6 hábitos matinais para ficar mais feliz, mais saudável e ser mais produtivo.

Acabe com o snoozing.


Se tem uma relação especial com o botão de snooze, pura e simplesmente acabe com ela e levante-se mal toque o despertador. Pode exigir alguma disciplina ao principio, mas o hábito de snooze perturba o sono o suficiente para fazer com que se senta mais cansado do que se levantar à hora do despertador. Se volta a adormecer e o snooze interrompe o ciclo, fica pior. Não pense muito, levante-se mal toque o despertador. Se estiver bem, experimente usar o relógio biológico para acordar, não um despertador.

Levante-se cedo.

O pássaro madrugador é quem pega a minhoca. Há boas razões para este ditado. Levantar-se com o sol favorece a criatividade, produtividade e motivação. Acordar com pensamento positivo é uma dávida, o que significa que deve deitar-se mais cedo. Acordar com o sol é também bom para equilibrar o metabolismo, uma vez que a luz solar inicia vários tipos de reacções hormonais essenciais ao equilíbrio interno.

Respire fundo.


A primeira coisa a fazer de manhã quando salta da cama é inspirar fundo várias vezes para energizar o seu dia. Faça 10 respirações profundas para limpar a mente. Se puder, saia para a varanda e sinta o ar fresco da manhã a acariciar a sua cara. Leve algum tempo a desfrutar o silêncio da manhã, antes de se virar para o trabalho ou para a internet.

Faça exercício.

Quer sejam 15 minutos de ioga ou uma hora de jogging, treinar de manhã traz grandes benefícios. Faz com que o sangue circule e ajuda a ficar mais energizado e desperto ao longo do dia. Permite também ficar em melhor forma, sem stress nem pressas. Uma vez que faça exercício, o dia abrir-se-á com mais energia e menos stress.

Beba água morna com limão, em jejum.


Não só acorda-o de uma forma mais natural do que a cafeina, como hidrata o organismo desidratado e suavemente desperta o sistema digestivo. A água de manhã traz ainda outros benefícios tais como pele mais limpa, controlo de peso, maior absorção de nutrientes e equilíbrio linfático.

Coma quando sentir fome.

Não há necessidade de engolir o pequeno almoço mal acorda. Claro que comer durante a primeira hora é importante, mas se não tem fome ou tem dificuldade em comer, não force. O organismo dir-lhe-á qual a melhor altura. Deixe que o sistema digestivo complete o processo de limpeza noturna antes de o sobrecarregar com uma refeição. O corpo sobreviverá, entretanto

Nem toda a gente é matinal. Se for noctívago e costuma ficar acordado até tarde a trabalhar ou a fazer qualquer outra coisa, que assim seja. Mas para a maior parte das pessoas que trabalham das 9 às 17h00, acordar uma hora mais cedo pode catapultar a sua energia e produtividade, permitindo relaxar durante a noite. Aproveite e utilize as horas da manhã para se sentir melhor durante o resto do dia.


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