6 dicas de como fazer as pessoas gostarem de você:

Então você quer saber como fazer as pessoas gostarem de você? Isso é mais fácil do que você pensa!

Às vezes, conhecemos pessoas e, quando nos esforçarmos para parecer legais, acabamos por tornar a conversa artificial e, no mínimo, chata.



Já deve ter acontecido com você: Você sorri, ri de todas as piadas, escuta, faz cara de que está prestando atenção, mas a conversa vai ficando cada vez mais sem graça e, de repente, chega o silêncio constrangedor. Ninguém fala nada, pergunta nada, um começa a mexer no celular o outro a olhar em outra direção. Simplesmente a interação acaba.

Mas tenho uma notícia boa, com a ajuda da ciência, descobri 6 técnicas super eficientes para tornar qualquer pessoa, uma potencial “pessoa legal”.

São técnicas super simples. Hoje mesmo você pode fazer mais amigos do que já fez nos últimos três meses. Vamos às 6 dicas:

1. Encoraje as pessoas a falarem sobre elas mesmas

As pessoas adoram falar sobre elas mesmas. Isso as faz sentirem-se bem, e como estão falando com você, sua imagem ficará associado a esses sentimentos. Só de ouvirem falar de você, terão sentimentos positivos.


“Autorrevelação é extra gratificante”, afirma a neurocientista Diana Tamir, que conduziu experimentos em Harvard com seu colega Jason Mitchell. “As pessoas são dispostas a abrir mão de dinheiro a fim de falarem de si mesmas”, afirmou Tamir após ver os resultados de sua pesquisa.


2. Para dar feedback, use perguntas

Quando você usa perguntas para orientar pessoas para corrigir erros, elas são menos propensas a se sentirem ameaçadas e mais propensas a seguir adiante.

Se alguém fez alguma coisa errada, não acuse, não corrija. Faça perguntas, do tipo: “O que você pode fazer a partir de agora para que o que ocorreu ontem não ocorra novamente?”, “Qual o seu plano para resolver o problema de chegar atrasado?” ou “O que acha de lavar a louça do jantar todos os dias antes de dormir?”.



3. Peça conselhos

O professor de Stanford, Jefrey Pfeffer, o especialista em persuasão, Robert Cialdini e muitos outros recomendam que pedir conselhos é uma poderosa forma de influenciar os outros a gostarem de você.

Em um experimento realizado com venda de imóveis, os vendedores focaram em apenas conseguir o preço mais alto possível, apenas 8% chegou a um acordo bem-sucedido. Quando os vendedores pediram aos compradores por conselhos sobre como atingir suas metas, 42% chegou a um acordo bem-sucedido. O fato de pedir conselhos incentivou uma maior cooperação e partilha de informação, transformando a negociação potencialmente controversa em um acordo ganha-ganha.


4. A Técnica das duas perguntas

Pergunte sobre algo positivo sobre determinada coisa. Então, só depois da resposta, faça a pergunta que precisa fazer. Como a pessoa precisou acessar memórias positivas o canal ficou aberto, e isso influenciará positivamente a próxima resposta da próxima pergunta.

Pode parecer besteira, mas este método é baseado na pesquisa que rendeu um Prêmio Nobel ao psicólogo Daniel Kahneman.

Uma resposta positiva à primeira pergunta vai levá-los a se sentirem mais positivos sobre determinado assunto. Isso funciona sobre qualquer assunto, basta perguntar algo que os leve  a sentir algo positivo que isso vai desencadear respostas positivas para as próximas perguntas.


5. Repita as três últimas palavras

Essa técnica super simples pode trazer benefícios enormes.

Basta apenas que você repita as últimas duas ou três palavras que a pessoas que esteja conversando disserem, num tom simpático, questionando. Isso joga a bola de conversação de volta ao seu parceiro que sentirá que você, de fato, está interessado e prestando atenção ao que ele está dizendo.

Mas aqui fica uma ressalva: Não faça isso para tudo que os outros dizem, você vai parecer um idiota. Use sabiamente.


6. Foque (Positivamente)

Elogie outras pessoas, isso fará com que seja visto de forma positiva. Quando reclama, é possível que as outras pessoas associem essas características negativas a você na memória delas.

Inconscientemente, quando ouvimos coisas tanto positivas quanto negativas, “etiquetamos” essas informações a quem estão falando. Por isso, se quer que as pessoas o “etiquetem” com coisas boas e positivas, elogie outras pessoas com o que gostaria que pensassem sobre você.

Espero que com essas dicas suas conversas e interações se tornem mais persuasivas e interessantes e que, antes de mais nada, faça muitos amigos.

Gostou das dicas? Gosta deste tema? Compartilhe nos comentários e falaremos mais sobre isso.

___________

Direitos autorais da imagem de capa: racorn / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.