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6 dicas para se manter motivado quando estiver se sentindo deprimido

1. Defina objetivos pequenos



Quando você está deprimido, não funciona em seu estado normal. Se você definir as mesmas expectativas quando estiver se sentindo deprimido, vai se sentir ansioso e oprimido, e provavelmente não realizará o que espera de si mesmo ( e, assim, vai se sentir derrotado e envergonhado).

Crie objetivos pequenos e específicos. Sério. Descarregue-se. Perceba que se você se sentir muito sobrecarregado enquanto procura seu objetivo, vai ter que buscar algo mais realista ou específico.



2. Pratique autocompaixão

A autocrítica é a melhor amiga da depressão. Se você se agredir por ser “improdutivo” e “preguiçoso”, vai continuar fazendo-se sentir um lixo e, assim, paralisado. Tente, em vez disso, usar as mesmas palavras de encorajamento que usa com um amigo ou ente querido.


3. Peça ajuda


Alguns de nós temos problemas para manter-nos responsáveis, no melhor dos tempos. Com pouca motivação ou energia, é muito mais difícil. Procure alguém em quem você confia, e peça a sua ajuda. Peça a um amigo para te dar forças. Peça ao seu parceiro para te acompanhar em uma aula de ioga.


4. Visualize como você se sentirá depois da tarefa

Entrar no chuveiro, ir para uma caminhada, preparar uma refeição, ou sair com um amigo parece ser uma tarefa muito sinistra se você focar no esforço envolvido. As pessoas que estão deprimidas geralmente têm baixa autoeficácia, o que significa que têm pouca confiança em sua capacidade de realizar tarefas. Como tal, tendem a sentirem-se oprimidas e evitar tais tarefas. Defina baixas expectativas para si mesmo, e imagine como você (pode) se sentir depois da, ao invés de durante.



5. Alcance o objetivo por alcançá-lo, não para aproveitar

Quando você está se sentindo deprimido, é natural perder o interesse em coisas que costumavam te fazer feliz. Comédia não é mais engraçada, esportes não são mais divertidos, passar o tempo com os amigos não é mais envolvente. Ansiedade, depressão e autoaversão aparecem, levando a sentimentos de desapego e derrota. Assim, quando fizer algo “divertido” ou “ativo”, faça com o objetivo de fazer, não para se divertir.



6. Reconheça a sua coragem de pisar fora de sua zona de conforto

Por mais doloroso que seja, a depressão pode ser confortável em uma espécie de caminho “diabo que você conhece”. Você sabe o que esperar, em sua maior parte. Você sabe a dor, você está na dor, é possível prever que amanhã será mais do mesmo. A ideia de sair dessa zona de conforto pode provocar muita ansiedade. Steven Hayes, um psicólogo cujo trabalho admiro disse: “Se você continuar fazendo o que sempre fez, sempre vai conseguir o que sempre obteve.” Então, se você achar que é capaz de fazer algo diferente, parabenize-se. Há uma boa chance do que você está experimentando vir com ansiedade, porque a ansiedade acompanha a incerteza. A ansiedade pode estar lhe dizendo que você está saindo da rotina familiar da depressão, por isso reconheça sua coragem e tente trazer essas experiências em sua jornada.

 

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Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

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