6min. de leitura

6 DICAS PARA TORNAR SUA CASA UM SANTUÁRIO LIVRE DE ESTRESSE

Alguns chegam em casa do trabalho ou escola, e se encontram sentindo a necessidade imediata de ligar o computador ou a televisão para descontrair. É como se quiséssemos nos esquecer de tudo o que aconteceu.



Outras vezes, podemos recorrer a alimentos (ou uma série) para mascarar emoções como tristeza ou solidão. Quando acordamos no dia seguinte, podemos continuar sendo preenchidos com o estresse e preocupações do dia anterior, que ao longo do tempo, podem prejudicar seriamente nossas mentes e corpos.

E com certeza, nossas casas devem ser um lugar para relaxarmos. Com alguns ajustes, podemos criar espaços que nos ajudam a relaxar verdadeiramente – em vez de tentarmos esquecer tudo.

Aqui estão algumas dicas para começar a usar sua casa como um lugar para crescer e curar, bem como um lugar de conforto:


6 dicas para tornar sua casa2

1.Quando você entrar em sua casa, tente não correr para a TV ou geladeira

Nós tendemos a pensar nas coisas que queremos fazer no segundo em que entramos pela porta. Talvez seja comer um lanche. Talvez seja acessar o nosso computador. Talvez seja passear com o cão.

Mas e se nos comprometêssemos a fazer um check-in com nós mesmos, antes de fazer qualquer outra coisa em casa? Eu diria que este é um passo essencial para tornar a sua casa um espaço sagrado, livre de estresse.


Quando você entrar em sua casa, tente não correr para a televisão ou pegar alguma coisa para comer. Você pode até querer evitar longas conversas imediatas com seu cônjuge e filhos.

Em vez disso, tente facilitar a transição um pouco, tomando algumas respirações profundas e conscientes, e se possível sente-se em uma cadeira e respire lentamente por alguns minutos. Isto pode criar alguma presença em sua mente.


2.Tente lembrar que tudo o que importa é o momento presente

Em sua casa, cuide de sua respiração e esteja atento a atenção que você dá para as pessoas que ama. A vida às vezes pode enganar-nos a pensar ou agir como se momentos no trabalho fossem mais complexos e importantes do que os nossos momentos simples em casa. Cada momento importa, então tente permitir-se a alegria do que está a sua frente.


3.Encontre o profundo conforto na palavra “talvez”

Pense se algo está te incomodando ao ponto de despertar o impulso de abrir a geladeira ou ligar a televisão. Reconheça que você pode confiar no que eu chamo de “a mentalidade do talvez,” se você estiver sendo desafiado. Diga a si mesmo: A vida vai mudar e … talvez tudo o que está incomodando você não seja tão ruim quanto está projetando … talvez acabará por ser bom, melhor ou você vai encontrar uma maneira de estar bem.

Em suma: não espere ter todas as respostas na hora em que tiver um problema. Deixe a palavra “talvez” ser um conforto e que te traga de volta para o momento no qual você pode usar o seu lar sagrado para construir força.


4.Comprometa-se a atividades que você gosta, e faça-as

Faça uma lista de coisas que fazem você se sentir bem e apreciar estar vivo. Talvez você goste de ler, se exercitar, fazer artesanato ou apenas passar tempo com sua família. Quando você acordar de manhã, tente comprometer-se a essas atividades quando chegar em casa no final do dia. Certifique-se de que você precisa está disponível, a fim de aproveitar o tempo. Não há nada errado com algum tempo no computador ou televisão, apenas tenha cautela.


5.Limpe a desordem

Este dica é simples, e ainda assim essencial para criar uma energia que irá atendê-lo em casa. Não deixe papéis acumularem e tente pagar contas em dia. Voltar para uma casa em desordem e contas atrasadas cria um fardo que pode ser um obstáculo para uma família feliz e enérgica.


6.Tente um mantra, lembrando que o nosso espaço mental afeta o nosso espaço físico!

6 dicas para tornar sua casa3

Antes de ir dormir e quando acordar, comprometa-se a uma meditação simples e rápida, cuidando sua respiração de 5 a 10 minutos. Se gostar, tente o mantra “Talvez” em sua respiração para lembrá-lo de manter-se esperançoso em sua vida. Não se preocupe se sua mente vagar. Fique com ela. Ao longo do tempo esta prática irá ajudá-lo a encontrar um lugar calmo dentro para voltar não importa o que esteja acontecendo em sua vida, e sua casa se tornará o lugar mais sagrado.

Com esta prática, você pode parar de usar sua casa apenas como um lugar para se esconder do mundo e descansar sua alma cansada, mas também como um lugar onde você pode ter visão e força, e desfrutar mais de sua vida. Sua casa pode se tornar um belo santuário para crescer, explorar e compartilhar com os entes queridos.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Mind Body Green

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.