publicidade

6 estratégias para turbinar sua autoestima

Acreditar no seu potencial é o primeiro passo para turbinar sua autoestima e alcançar o sucesso pessoal e profissional



Aprender a desenvolver amor próprio vai te ajudar a se relacionar com os outros.

É verdadeiro o ditado que diz “confie primeiro em você e depois nos outros”. “Quem não crê em si mesma tem mais dificuldades de se relacionar e supõe que não sabe fazer nada sozinha”, diz o psicólogo Antonio Carlos Amador Pereira. Autoconfiança está relacionada à imagem que você faz a seu respeito, com as habilidades que acredita ter e até onde consegue chegar com elas. E não significa se achar a tal. “É conhecer seus medos e defeitos, se aceitar e ver que é capaz”, ensina a psicóloga Jacqueline Meireles. Está longe disso? Calma, a boa notícia é que a autoconfiança pode ser construída ou melhorada. Aprenda com a gente.

TENHA FÉ EM VOCÊ
Sem uma boa autoestima, não há autoconfiança que resista. Cuide-se e faça coisas que ama. Parece bobo, mas reservar um tempinho para caminhar ou tratar do cabelo dá a sensação de que você é poderosa e pode mais. Quer outra dica? Vista verde. Essa cor transmite firmeza e segurança.


APRENDA COM UM PET
Cuidar de um animal de estimação exige responsabilidade, e isso pode ajudá-la a ter mais confiança. A ideia também vale para uma planta, mas a vantagem dos animais é que eles retribuem o carinho que recebem, fortalecendo ainda mais seu bem-estar. E ter um pet em casa é tudo de bom, né?

CADA UM NO SEU QUADRADO
Não é fácil, mas procure não se abalar com fofocas que fizerem a seu respeito e nem se compare com os outros. Não é porque aquela amiga se garante na entrevista de emprego que você não pode sentir um friozinho na barriga na sua vez e mesmo assim se dar bem, ok? Conheça seus limites e lembre-se de que cada pessoa é única.

INVISTA NA CARREIRA
Tomar uma atitude a favor do seu crescimento profissional é um sinal de que você está em busca dos seus sonhos. Descubra quais são seus pontos fracos no trabalho e procure saídas para resolvê-los. Boas opções são fazer cursos e ler livros sobre os assuntos que realmente podem ajudá-la na carreira no momento. Foque no presente.


ENFRENTE OS OBSTÁCULOS
Diante de um desafio, é normal fraquejar no primeiro momento. Em vez de entrar em pânico, respire fundo e diga para si mesma: “Nunca fiz isso antes, mas estou disposta a aprender e a dar o meu melhor”. O psicólogo enfatiza que a pessoa autoconfiante tem motivação para buscar o aprendizado e a humildade para pedir ajuda. Sua promoção no trabalho pode estar aí, gata!

DE GRÃO EM GRÃO
Pequenas conquistas alimentam a segurança e ajudam a realizar sonhos. No começo, estabeleça objetivos fáceis de cumprir. Por exemplo: hoje resista ao brigadeiro ou ao pão de queijo da lanchonete. “Ao alcançar metas simples, você vai se achando capaz de alcançar voos maiores”, explica Pereira.

Confiança demais também não é bom, viu?

Ok, insegurança não é legal, mas superestimar as próprias capacidades também não é bom. Dá margem à arrogância e você ainda pode acabar frustrada. “Confiar completamente no próprio taco significa dizer `nunca me decepcionarei comigo¿, e isso pode acontecer, sim”, diz a psicóloga. Para não quebrar a cara, é bom ter um mínimo de friozinho na barriga, tá?

Por Reportagem: Jéssika Morandi / Edição: MdeMulher

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.