6 frases manipulativas comuns para se estar atento:

Os relacionamentos nunca são fáceis. Muitas vezes são ótimos no início, mas em algum momento você encontra-se questionando o comportamento e motivos de seu parceiro.



Manipuladores são hábeis em seu jogo. Eles sabem como entrar em sua cabeça e controlar suas ações e decisões, sem te deixar perceber o que realmente está acontecendo.

É importante reconhecer frases manipulativas e saber como responder a elas, a fim de proteger a si mesmo e seu próprio livre arbítrio.

Aqui estão seis frases manipulativas comuns e como neutralizá-las:

1.”Eu sei que isso é importante para você, mas preciso que você faça do meu jeito, porque é o melhor para nós”.

Esta frase é manipuladora porque faz você pensar que a outra pessoa entende a maneira como você se sente, quando, na verdade, ela está dispensando completamente seus sentimentos. Se alguém te diz isso com frequência, responda dizendo-lhe que vocês precisam tomar decisões em conjunto. O que é melhor para você é ter sua opinião ouvida e respeitada.



2.”Olha o que você me fez fazer!”

Esta é uma frase manipulativa porque a outra pessoa está culpando você por suas ações. Se alguém te disser isso, diga-o que você não tem o poder de fazê-lo concluir nada. Diga-lhe que foi escolha própria reagir de determinada maneira, e que é preciso assumir a responsabilidade por suas ações. Você é responsável apenas por suas próprias ações.


3.”Se você partir, eu vou me machucar.”

Esta frase pode ser dolorosa, assustadora e confusa. Acima de tudo, é manipuladora. Se o seu parceiro diz isso a você, ele está se certificando de que você sinta que não tem escolha. Você tem que ficar ou será responsável por uma tragédia. Responda dizendo que ele precisa buscar ajuda, se está pensando em se machucar. Diga que já está decidido.


4.”Eu já disse que estou arrependido, o que mais você quer de mim?”

Esta frase implica que pedir desculpas corrige tudo. Se o seu parceiro te injustiçou e pediu sinceras desculpas, já é um passo na direção certa. Mas se ele usou a frase acima, responda dizendo-lhe que um pedido de desculpas não é igual a confiança imediata, perdão e respeito. Pode demorar um pouco para lidar com a sua dor, e você tem todo o direito de tomar todo o tempo necessário.



5.”Não seja dramático / Pare de exagerar”

Estas são frases de manipulação porque podem fazê-lo questionar a maneira que você sente sobre uma situação. Uma pessoa manipuladora vai dizer-lhe que você está exagerando para tentar agir como se não tivesse feito nada de errado e não como se não houvesse nenhuma razão para você estar chateado. Se alguém usar essas frases com você, responda dizendo que você tem direito a suas emoções. Você tem o direito de se sentir chateado, triste, decepcionado ou qualquer outra emoção, e ninguém tem o direito de tentar controlar como você se sente.


6.”Estou apenas protegendo você.”

Isso pode soar doce, mas também pode ser uma maneira de alguém manipulá-lo. Se alguém está te dizendo o que vestir, com quem conversar, quando sair com seus amigos ou familiares, é provável que esteja te controlando. Se o seu parceiro usa esta frase com frequência, responda dizendo-lhe que ele não pode protegê-lo de tudo, mas pode ficar ao seu lado e apoiá-lo. Você vai tomar suas próprias decisões, mas ficaria grato de tê-lo ao seu lado, em um relacionamento saudável.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.