publicidade

6 hábitos que podem piorar a depressão, e você nem imagina!

Estes comportamentos simples e aparentemente inofensivos podem provocar depressão ou  agravar os sintomas da doença. Descubra quais são eles.



A depressão é um dos problemas que mais atingem pessoas no mundo. Quem tem essa doença perde a motivação para levar a vida de forma mais leve e feliz. Uma pessoa depressiva está dominada por um sentimento de vazio profundo.

Essa é uma doença grave, que exige muita força de vontade da vítima para ser tratada, mas também do apoio de seus familiares e amigos. Não é fácil superar tamanha tristeza, e existem alguns hábitos que, infelizmente, até aumentam esse sofrimento.

Listamos seis deles abaixo. Observe com atenção quais são esses comportamentos, para que você não venha a reproduzir comportamentos que podem intensificar uma depressão. É importante se inteirar deles para que você possa se ajudar e também saiba instruir algum amigo que também tenha esta doença.


Confira quais são os seis hábitos que pioram a depressão, mas muita gente não sabe:

1. O que você come

Um estudo feito pelo American Journal of Psychiatry, da Austrália, descobriu que mulheres que mantinham dieta a base de alimentos processados ​​ou fritos, produtos açucarados e cerveja, por exemplo, tinham mais tendência a depressão e ansiedade, em comparação com quem se alimentava basicamente de vegetais, frutas, carne, peixe e grãos inteiros. Portanto, tente evitar o consumo de alimentos muito gordurosos.


2. Dormir pouco

Os transtornos do sono são frequentemente associados a um leque de transtornos psiquiátricos, e são considerados uma característica inerente do transtorno depressivo. Ou seja, quem dorme pouco tem mais tendência a depressão, conforme estudo dos pesquisadores Sarah Laxhmi Chellappa e John Fontenele Araújo. Portanto, evite dormir tarde, tente manter os mesmos horários de dormir e acordar, pois assim você pode evitar a intensificação do seu quadro depressivo.



3. Redes sociais

O uso constante das redes sociais também pode desencadear casos de ansiedade e depressão. Segundo um estudo da Universidade de Houston, publicado no Journal of Social and Clinical Psychology, enquanto navegamos na internet, estamos expostos a comparações o tempo todo, o que potencializa o desenvolvimento da doença.

Em entrevista ao jornal O Globo, o pesquisador Mai-Ly Steers, responsável pela pesquisa, ressaltou que esse hábito pode acabar aumentando o nosso sentimento de inferioridade ou frustração. Por isso, diminua o uso de Facebook ou Instagram, por exemplo, e foque mais nas suas relações pessoais do dia a dia e menos nas virtuais.


4. Situações de estresse

Evite estar ao lado de pessoas ou situações que, frequentemente, deixam você estressado, pois isso também intensifica os quadros de depressão. Um estudo publicado na revista  Science, que explorou por que experiências estressantes causam depressão em algumas pessoas, mas não em outras, descobriu que um dos culpados é um gene que regula os níveis de serotonina no cérebro, gene este que responde aos estímulos do estresse.


5. Exposição ao sol

Outro estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information atesta que a exposição ao sol, principalmente pela manhã, ajuda a melhorar o humor e, consequentemente, alivia os sintomas da depressão. Por outro lado, os raios do meio-dia e do fim de tarde tiveram efeito contrário. Então evite a exposição direta ao sol nesses horários considerados críticos pelo estudo.


6. Hábito de fumar

Outro estudo publicado pelo portal científico BMJ comprovou que fumantes que pararam de fumar se sentiram menos deprimidos, mais felizes e dispostos, em comparação com aqueles que continuaram fumando. Então evite esse vício.

Você também acredita que esses hábitos podem intensificar a depressão? Dê a sua opinião nos comentários.

Não deixe de compartilhar essas dicas nas suas redes sociais.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.