6 passos para solucionar problemas e diminuir a ansiedade

3min. de leitura

Quando estamos com a mente cheia, seja com muitos problemas para resolver, ou mesmo muitos afazeres, acabamos por nos sentir ansiosos, pois queremos resolver tudo ao mesmo tempo.



Porém, por termos a mente cheia, acabamos não conseguindo focar em nossos desafios e, então, resolvê-los.

Muitas dessas situações são criadas por nós mesmos e as interpretamos baseados nas emoções que elas despertam. Contudo, assim como nós atribuímos alguns acontecimentos nos quais passamos como problemas, também podemos desmistificá-los e transformá-los em situações desafiadoras mas que podem, com toda certeza, ser resolvidas.

Pare para refletir sobre o que o deixa desconfortável? O que você precisa resolver?

Que tal um exercício para te ajudá-lo a se organizar e, assim, diminuir a ansiedade, encontrando as melhores soluções para tudo o que você passa?


Fizemos um passo a passo para ajudar:

1. Liste todas essas situações “problemas” para você. Tem algum medo? Problemas no relacionamento? Está sob pressão no trabalho? Brigou com alguém querido? Liste todos eles, sem exceção.É importante que você escreva em uma folha. Dessa maneira, enquanto escreve, você repassa e reflete sobre cada um deles.

2. Ao finalizar sua lista, enumere cada um de seus problemas, reavalie cada um deles.

3. Do outro lado da folha, ou mesmo em outra folha, desenhe um coração bem grande. Caso não queria desenhar o coração, desenhe alguma forma geométrica que o possa representar.


4. Volte à sua lista de problemas e, então, coloque dentro da forma que você desenhou o espaço que esses problemas representam para você. Não é preciso preencher toda a forma. Mas é importante que você pense no tamanho ideal para cada um de seus problemas. Dessa maneira você estará priorizando-os internamente e isso vai ajudá-lo a ver o que precisa ser trabalhado antes e o que pode esperar um tempo a mais.

5. Quando terminar de colocá-los dentro de sua forma, analise quais são os maiores, os menores, o que estão entre os dois… reflita por alguns instantes e veja se toda essa distribuição faz sentido para você.

6. Agora você já tem todas as situações listadas. Lembre-se: problemas grandes normalmente demandam mais tempo e energia, enquanto os menores demandam menos de você.

Agora respire fundo e deixe as ideias e soluções fluírem, uma de cada vez.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: pixs4u/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.