6 passos poderosos para aprender a dizer “não” e lutar por si mesmo

Então, você vive para agradar aos outros.



Há uma parte de você que gostaria de servir cada ser humano neste planeta, o tempo todo.

O pensamento de perturbar alguém ou acreditar que alguém está com raiva de você te faz ficar completamente desconfortável. E dizer “não” ou defender a si mesmo, sem pedir desculpas um milhão de vezes não é fácil.

Eu já fui assim.


No entanto, como comecei a crescer como escritora e empresária, eu tive que aprender a defender a mim mesma sem pensar que o mundo inteiro ia me odiar por isso.

Posso assegurar-lhe que você não está sozinho com esse medo de ser julgado ao dizer “não”. É uma ansiedade universal que leva a todos os tipos de problemas, bem como ansiedades mentais e até mesmo depressão.

Mas como podemos nos livrar desse medo? Como podemos aprender a lutar por nós mesmos?


Aqui estão algumas ideias:

1. Saiba que você é a prioridade

Essa é a maior lição de todas.

Você tem que estar ciente do fato de que você está autorizado a fazer-se uma prioridade. Você é tão valioso quanto às outras pessoas. Quando você sente que precisa de uma pausa, mais atenção, ou mais tempo por si mesmo, faça isso.

Só você pode decidir se colocar em primeiro lugar (como todo mundo faz).

2. Deixe seus limites claros

Se você não expor seus limites, outras pessoas não serão capazes de reconhecê-los.

Portanto, tire alguns momentos para estabelecer seus limites, tanto físicos quanto mentais. Procure fundo e talvez até mesmo escreva uma lista de limites para si mesmo, para consultar quando você sentir que eles estão sendo ignorados ou quando estiverem te deixando ainda pior.

3. Pratique

Quase sempre, evito confrontos. Como resultado, eu digo “sim” com mais frequência do que quero, e acabo ressentida com a situação e comigo mesma.

Não é saudável e nem justo para ambas as partes envolvidas. Assim, nos últimos meses, comecei a praticar dizer “não” e me defender.

Fui bem sucedida em todas as tentativas? Não. Já acabei me reunindo com pessoas apenas para agradá-las, porque estava exausta. E já parei de fazer coisas para mim mesma para ajudar alguém que estava precisando.

Mas houve momentos de sucesso em que disse: “Sinto muito, mas estou ocupada e não posso encontrá-lo agora.”

As pessoas sempre entenderam e levaram numa boa a minha recusa? Não. Mas tudo bem. Eu sabia que era a coisa certa a fazer.

Então, desafie-se e pratique dizer “não” mais frequentemente.

4. Tenha um script

Se você está com medo de não saber o que dizer, escreva um script antes de ter a conversa ou entrar na situação. Isto vai dar-lhe um impulso de confiança e auto crença. Consequentemente, você não vai se calar e ceder à pressão alheia.

5. Mencione o seu medo

O medo de enfrentar os outros é completamente normal, especialmente quando você não tem certeza de como eles vão reagir (ou quando a outra pessoa significa muito para você). No entanto, se você se inclinar para o seu medo, e talvez até mesmo mencioná-lo, ele vai perder o seu poder e você vai ser capaz de trabalhar com ele.

6. Não se defenda

Eu recentemente fiz um curso que explicou que quando você se defende, você é atacado. Totalmente diferente do que aprendemos, certo?

Somos ensinados a nos defender o tempo todo, mas talvez tenham nos ensinado errado. Talvez não devêssemos nos defender, porque a nossa opinião não precisa de defesa, e nem as nossas ações e escolhas.

Então, se você é atacado por pensar diferente, apenas fique em silêncio e mantenha a sua verdade em seu coração. Isto irá silenciar a outra pessoa mais rápido do que você pensa.

Lutar por si mesmo requer prática, mas quanto mais você praticar, melhor será o seu resultado. É uma importante ferramenta de autocuidado a ter, não só nos negócios, mas também em sua vida pessoal. Quanto mais você confiar em si mesmo, melhor você vai se sentir e mais capaz será de permanecer em sua verdade.

Você tem outras dicas para lutar por si mesmo e colocar o pé no chão  protegendo seus limites e necessidades? Isso pode ser difícil de fazer (especialmente se é inicialmente um conceito estranho). Por isso, adoraríamos ouvir o que funcionou para você.

 

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: FinerMinds

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.