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6 práticas espirituais para equilibrar suas emoções

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Para cima e para baixo … para cima e para baixo. Não é assim que nos sentimos maior parte do tempo? Nós oscilamos entre sentir-nos bem e mal, felizes e tristes. Nós gostamos disso e não gostamos daquilo. Tentamos atrair alegria e evitar o sofrimento. Nós agimos e reagimos, uma e outra vez …



Estes estados opostos de experiência são descritos na filosofia yoga como obstáculos no nosso caminho para a liberdade. Quando nos sentimos para cima, geralmente queremos ficar lá, então desenvolvemos apego (raga) – a atração em direção a algo que gostamos ou queremos. Quando nos sentimos para baixo, queremos ficar longe, assim desenvolvemos aversão (dvesa) – afastar-nos de algo. Nós experimentamos dvesa quando nos deparamos com um relacionamento ou sensação de que não soam boas.

6 práticas espirituais para equilibrar

Dois lados da mesma moeda – uma causa anseio, se não for alcançado, e a outra causa dor, se não for evitado. Este para cima e para baixo é um padrão de sofrimento pelo qual passamos todos os dias, em maior ou menor grau. E, embora naturais, estas oscilações emocionais são inibidoras a nossa capacidade de manter a paz interior e felicidade duradoura.


Raga e Dvesa estão entre os cinco kleshas ou blocos que Yoga Sutras de Patanjali identifica como estados de ser que contribuem para a nossa ignorância espiritual (avidya). Até podermos trazer estas flutuações emocionais sob controle consciente, estamos à mercê dos nossos padrões pré-condicionados.

Basta ter um momento para considerar desde que você acordou esta manhã, quantas vezes se moveu em direção a algo que gostou, ou longe de algo ou alguém que não gostou. É fácil ver como – consciente ou inconscientemente – essas polaridades conduzem muitas das nossas decisões e comportamentos. Até que cheguemos a um estado de equilíbrio, onde o balanço de raga-dvesa não nos levará de um extremo para o outro, não vamos experimentar a harmonia em nossos corpos, mentes e emoções.

De acordo com o Yoga Sutras, o objetivo do yoga é fazer as flutuações da mente perceberem a nossa verdadeira natureza. Nós nunca seremos capazes de habitar dentro de nossa essência imutável, se estivermos sempre concentrados ao nosso redor naquilo que muda, também conhecido como o ego.

Devemos praticar a mente equilibrada para superar nossas tendências a nos mover para raga ou dvesa. Escolher ser não reativo e não opinativo em mais e mais situações, é a chave para tirar a gangorra emocional da mente.


6 práticas espirituais para

Aqui estão seis práticas espirituais para ajudar a equilibrar suas emoções:

1.Observe o impulso de avançar em direção ou para longe de várias coisas, e opte por permanecer neutro em vez disso.

2.Pratique estar contente com o que está acontecendo, em vez de buscar ter sua agenda pessoal preenchida.


3.Lembre-se de ser compassivamente presente em circunstâncias que possam ser indesejáveis ou desconfortáveis.

4.Escolha ser uma testemunha ao invés induzir quem quer ser ouvido.

5.Pratique a não reatividade quando surgir um conflito e busque uma resolução equilibrada, pacífica.

6.Tente ser neutro em vez de opinativo na maioria das circunstâncias.


Uma boa mentalidade é a prática e a meta do yoga, apesar da batalha interna diária podemos continuar a experimentar. Podemos confiar que cada vez que damos um passo nessa direção, estamos um pouco mais perto de liberdade.

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Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Mind Body Green


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