ReflexãoRelacionamentos

6 razões para dizer “sim” a um relacionamento:

6 razões para dizer

“Relações saudáveis ​​exigem dedicação – e essa é uma grande parte do que as torna tão gratificantes.” – Suzanne Degges-White, Ph.D.



Ao determinar o valor de um relacionamento íntimo (real ou potencial), nenhum tamanho único se encaixa. Na realidade, argumentos podem ser feitos em ambos os lados.

Dr. Barton Goldsmith, um autor e especialista em relacionamento, é um proponente de relacionamentos íntimos. Ele é humilde o suficiente para admitir, no entanto, que “há uma série de pessoas que poderiam escrever (o oposto)”.

Para aqueles que ainda não têm certeza se um relacionamento é o certo, este artigo pode ser valioso. Pode também ter o mesmo efeito para as pessoas que estão se afastando de um relacionamento passado, para alguém que foi maltratado e para muitos outros.


Por favor, entenda que o objetivo do artigo não é persuadir alguém a nada. Ele foi projetado para entretenimento e, quando aplicável, educação.

Abaixo estão seis razões para estar em um relacionamento – e como fazer as coisas seguirem bem:

1. Para companhia e experiências compartilhadas

Cada um de nós se encaixa em algum lugar na escala “introvertido-extrovertido” – isso inclui pessoas que ficam no meio, chamadas de “ambivertidas”. A maioria dos introvertidos deseja a solidão. Mas mesmo o mais introvertido tem uma ótima chance de desenvolver uma necessidade de romance em algum momento.


A solidão, um sentimento que a maioria de nós já experimentou, é semelhante à depressão de algumas maneiras. Os amigos só podem satisfazer algumas necessidades físicas e emocionais. Um parceiro é alguém com quem você pode compartilhar sua vida e se divertir.


2. Para amor e cuidado

Desde que não tenha problemas de abandono (o que muitas vezes é uma barreira pessoal premente para um relacionamento saudável e comprometido), um parceiro íntimo é um maravilhoso fornecedor de amor. Não há nada que se compare ao sentimento de dar e receber amor e cuidado.


A partilha de amor é um dos maiores presentes da vida – e algo para o qual os seres humanos são especialmente concebidos. A capacidade humana de dar e receber amor é incomparável a qualquer outra coisa no reino animal. É talvez a melhor razão para encontrar o amor de sua vida.


3. Para crescimento e aprendizagem

Juntamente a nossos pais, professores e mentores, nosso parceiro possui a capacidade de nos ajudar a crescer e aprender de maneiras espetaculares. A intimidade pode incentivar o crescimento e a aprendizagem através de formas cognitivas, emocionais, sociais e inúmeras outras.



4. Para significado

Muitos de nós que ficaram solteiros (especialmente por um período prolongado) antes de encontrarem a “pessoa certa”, podem atestar o “significado mais profundo das coisas”.

A Dra. Suzanne Degges-White explica bem esta transformação:


“Toda experiência com seu novo parceiro pode parecer a primeira vez que algum casal experimentou o que vocês têm. A comida é melhor, o céu é mais azul, a grama é mais verde.”


5. Para ajuda e apoio

Na superfície, essa noção pode não parecer a mais romântica – no entanto, é verdadeira: duas cabeças são melhores do que uma. Nosso parceiro pode nos ajudar a sentir-nos apoiados e, muitas vezes, nos ajuda a resolver problemas de forma mais eficiente.


Qualquer pessoa em um relacionamento saudável atesta a importância de ser capaz de buscar seu parceiro para obter assistência e suporte – não importa qual seja o problema. Há uma certa sensação de calor e apreciação sentida por ambos os lados ao superarem os obstáculos, pequenos e grandes.


6. Para filhos e uma família amorosa

Muitas pessoas em um relacionamento íntimo ainda desejam ter pelo menos um filho. Múltiplos estudos mostram que crianças nascidas ou adotadas em um ambiente familiar estável são mais felizes e menos propensas a desenvolverem problemas psicológicos e de desenvolvimento.


Ser pai/mãe é profundamente satisfatório e desafiador. Ter um parceiro para  apoiá-lo, crescenta a esta satisfação e torna a superação dos desafios da criação de filhos muito mais fácil!


Como fazer as coisas funcionarem

Em múltiplos estudos, os seguintes atributos de relacionamento são considerados os mais importantes para manter qualquer relação de longo prazo:


  • Comunicação efetiva e frequente
  • Honestidade e confiança
  • Respeito pelo espaço individual
  • Respeito mútuo
  • Habilidade de superar a necessidade de controle

___________

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity

Você não está sozinho! isso é o que você realmente anseia:

Artigo Anterior

“segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.