6 REGRAS PARA UMA COMUNICAÇÃO ABERTA E HONESTA COM A PESSOA QUE VOCÊ AMA



1. Seja pontual

Conversas importantes não devem ser adiadas, mas também não devem ser iniciadas em horários impróprios ou inadequados. Não tenha uma conversa séria no carro indo para casa de sua mãe para o Natal. Faça um plano para falar, se necessário. Separe um horário específico para que nenhum de vocês tente adiar a discussão. E nunca inicie uma conversa quando você estiver com tanta raiva que enxergue seu parceiro como um demônio em pessoa. Espere até que esteja mais calmo.


2. Seja flexível

Conversas – especialmente as mais profundas – raramente são tranquilas, e quase nunca saem como planejado. Ela pode mudar de rumo apenas por um comentário inesperado. Não seja rígido quando estiver falando com seu parceiro. Quanto mais você se apegar à forma como a conversa deveria ser, mais decepcionado você vai ficar pela forma como ela ocorrer.

Mova-se com o diálogo, se adapte à ele, esteja presente na conversa. Você pode acabar compartilhando o que precisa de forma diferente do planejado. Não há problema nenhum.


3. Seja paciente

Alguma vez você já se esforçou para se expressar? Procurou as palavras perfeitas? Nós todos já fizemos isso. Ninguém se comunica perfeitamente. É importante ser paciente com seu parceiro quando ele se esforça para se expressar. Não planeje suas respostas antes dele terminar de compartilhar suas perspectivas. Ouça o que ele está dizendo de forma aberta e paciente.


4. Seja intuitivo

Todos nós já fomos mal compreendidos, e isso nunca é bom. Pense em todas as vezes nas quais o que você disse não se encaixou com o que você sentiu. Há mais do que palavras em jogo quando você fala com seu parceiro. É incrivelmente importante – especialmente se você estiver com alguém que luta com comunicação – ouvir mais com o coração do que com a mente. Não se concentre apenas nas palavras, mas sinta a energia por trás delas.

Isso não é uma desculpa para sua mente torcer as palavras e intenções de seu parceiro. É uma oportunidade para o seu coração perceber a verdade delas.


5. Pratique aceitação

É impossível se comunicar com clareza e amor quando você está preenchido com  julgamento. Encontre aceitação pelo seu parceiro – não importa o que esteja acontecendo – e raciocine a partir deste lugar. Quando nos sentimos julgados, ficamos na defensiva ou nos calamos, e nenhuma dessas reações encoraja o diálogo aberto. Quando deixamos nossos parceiros cientes de que os aceitamos, seja com palavras ou energia, os convidamos a se revelarem de forma mais vulnerável e honesta.


6. Seja honesto

Provavelmente a coisa mais importante que você pode adotar em sua comunicação com seu parceiro é a honestidade. Se o que você está dizendo não é verdade, então nada de real está sendo compartilhado. Fale a sua verdade o máximo possível, com clareza, amor e gentileza. Quando você omite a verdade por medo de como ela será recebida, você só cria bloqueios maiores em seu relacionamento. Quando você comunica a sua verdade de um lugar de amor, você está reforçando a força de sua conexão com o seu parceiro, não importa a resposta. Você tem que ser honesto.



Comunicação pode consertar ou destruir um relacionamento. Quanto mais aberto e conectado ao diálogo, mais saudável um relacionamento tende a ser. Tome responsabilidade. Você está no controle da forma de se comunicar com seu parceiro. Faça um esforço consciente para seguir as instruções acima, e será capaz de ver e sentir algumas mudanças muito positivas em seu relacionamento.

Se você tiver outras sugestões para melhorar a comunicação, por favor partilhe-as conosco!

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.