RelacionamentosComportamento

6 sinais de que você está em um relacionamento emocionalmente abusivo:

6 sinais de que você

Quando entramos em um relacionamento, muitas vezes, podemos doar muito de nós mesmos, na tentativa de mostrar carinho e atenção. No entanto, nem todas as pessoas ao nosso redor têm a sabedoria de usar essa liberdade de forma moderada e acabam indo além dos limites.



Esse padrão é frequente em relacionamentos românticos, em que um dos parceiros tenta intimidar aquele que considera fraco, configurando um padrão de abuso emocional.

As vítimas podem viver por anos nessa situação sem perceberem que estão sendo abusadas, até que chega o ponto em que os danos causados se tornam irreparáveis.

Abaixo estão 6 sinais de um relacionamento emocionalmente abusivo:


1. Diálogos unilaterais

Em relacionamentos saudáveis, os parceiros sempre estão interessados naquilo que o outro tem para contar, gostam de ouvir suas histórias e como foi o seu dia. E isso é fundamental para manter uma relação saudável. As pessoas precisam ser ouvidas para se sentirem importantes e valorizadas. Se o seu parceiro não lhe dá atenção, não deixa o celular de lado para passar tempo de qualidade ao seu lado e não sabe nada sobre a sua vida, a situação é preocupante.


2. Falta de confiança


Se não há nenhum motivo para a falta de confiança do seu (sua) parceiro (a), ele (a) apenas está refletindo o tipo de comportamento que, inconscientemente, pensa que ele (a) mesmo merece. Por exemplo, se é desonesto, assume que você também seja. Se ele (a)  o (a) trai pensa que você também pode fazê-lo, e por isso vai duvidar de tudo o que você fizer.


3. É tudo sua culpa

Ele (a) sempre encontrará uma maneira de culpá-lo (a) por tudo o que não sair como o planejado. Mesmo que você saiba que algo não é sua culpa, ele (a)  insistirá em torná-lo (a) responsável pelos próprios erros. Usará tudo o que você disser e fizer contra você e te deixarão feliz e insatisfeito consigo mesmo.



4. Falta de empatia

As pessoas abusivas geralmente não possuem empatia. Isso porque são egoístas e não se importam com ninguém além de si mesmas. Esse tipo de comportamento não tem lugar em um relacionamento saudável. Se uma pessoa o (a) ama de verdade, ela fará o seu melhor para entender sua dor e ajudá-lo (a).



5. Irresponsabilidade

Seu (sua) parceiro (a) não é digno (a) de confiança. Ele (a) nunca cumpre com suas palavras e sempre o (a) faz passar por situações desconfortáveis por conta de seu comportamento. Esse padrão se repete também no nível abstrato. Ele (a) diz que vai se esforçar para mudar e ser uma pessoa melhor, mas nunca realmente leva nada a sério.


6. Ausência


Seu (sua) parceiro (a) nunca está por perto, especialmente nos momentos em que você mais precisa de sua presença e apoio. No entanto, quando é ele (a) quem precisa desabafar, ele (a) liga e passa horas e horas falando. Pessoas assim não têm empatia e não o apoiarão nunca. Cuidado com essas pessoas.

Crenças limitantes – amor: crença fortalecedora!

Artigo Anterior

14 citações de mahatma gandhi para inspirá-lo a abrir seu coração:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.