ComportamentoEmoções

6 sinais de um ego inflado

1.Ter de estar sempre certo



De acordo com o famoso psicanalista Sigmund Freud, o ego funciona de acordo com o princípio da realidade. “O ego considera realidades sociais e normas, etiqueta e regras para decidir como se comportar.”

Devemos ter ego, a fim de agirmos como seres humanos. O ego é a determinação de certo e errado. Ele nos ajuda a tomar decisões na vida. No entanto, um ego não saudável só vê as suas próprias necessidades e desejos. Tem de estar sempre certo em tudo. Normalmente essas pessoas ficam enfurecidas quando acusadas de estarem erradas.

2.Querer sempre mais


Uma pessoa com ego inflado nunca está satisfeita. Ela fica viciada na sensação de atingir metas. Suas realizações ditam o seu comportamento. Elas não aceitam o que existe agora. Precisam mais de tudo. Se um vizinho tem um novo carro esportivo, elas querem um carro esportivo melhor apenas para mostrar-lhe que são melhores.

6 sinais de um2


3.Ganhar sempre


Egos enormes não aceitam a perda. Essas pessoas vão fazer de tudo para obterem sucesso, mesmo que isso signifique ferir outra pessoa. Elas manipulam as coisas para seu benefício. São desleais, desrespeitosas e ofensivas. Você pode imaginar uma criança tendo um acesso de raiva por não conseguir convencer sua mãe a comprar uma bolacha? Uma pessoa egoísta tem um acesso de raiva, quando perde. Ela espera que o mundo gire em torno de suas necessidades.


4.Constante reconhecimento

O egoísta dá a si mesmo um senso grandioso de autoimportância, e espera que os outros se comportem assim em todos os momentos. Ele vai exagerar quaisquer talentos e realizações no decorrer de sua vida. Vai contar e recontar histórias de eventos passados para adquirir reconhecimento e admiração. Vai embelezar o seu sucesso ilimitado, valor e beleza para que os outros o vejam como perfeito.



5.Conversas egoístas

Essas pessoas sofrem de falta de relações interpessoais. Elas não entendem o que é apoiar um ao outro com seus sonhos, ideias ou emoções. Pessoas egoístas falam excessivamente, e quando alguém tenta contar algo de si mesmo, elas ficam chateadas. Elas não sabem dar e receber nos relacionamentos. Pessoas egoístas não perguntam: “O que posso fazer por você?” Elas só estão preocupadas com o que os outros podem fazer por elas.



6.Falta de empatia

6 sinais de um3

Pessoas com um enorme ego também podem ser descritas como narcisistas. Dr. Sam Vaknin compartilha sua perspectiva sobre transtornos de personalidade. Ele diz que “as pessoas normais usam uma variedade de conceitos abstratos e construções psicológicas para se relacionarem com outras pessoas. As emoções são um exemplo. Os narcisistas e psicopatas são diferentes. Seu “equipamento” está faltando. Eles compreendem apenas uma língua: o autointeresse. Sua linguagem de diálogo gira em torno da medição constante de utilidade. Eles consideram os outros como meros objetos, instrumentos de gratificação.”

Empatia não existe para a pessoa egoísta. Ela não é capaz de aceitar a compaixão ou mostrar empatia.


A pessoa que sofre de um enorme ego vê a sua opinião como a única que importa. Elas são movidas por aquilo em que acreditam, e os fatos têm pouca importância para elas. Empatia, compreensão e compaixão nos obrigam a deixar ir o ego e vivermos no mundo de outra pessoa. Isto não é possível para a pessoa egoísta.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity


5 sinais de que uma pessoa “espiritual” não é tão espiritual assim

Artigo Anterior

Amor também é desistir

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.