5min. de leitura

6 sinais de uma relação desgastada

Inúmeras vezes sonhamos com um relacionamento duradouro, sério, onde possamos compartilhar com a outra pessoa nossas felicidades e nossos ganhos.

Porém, uma relação amorosa vai muito além das felicidades e das conquistas e é nesse momento que identificamos o quanto nossa relação é saudável e o quanto aquela pessoa está do nosso lado, independente do que aconteça.


Todo relacionamento tem seus desafios, contudo a vida adulta nos exige muito mais do que apenas a dedicação ao nosso relacionamento. Por vezes, assumimos diversos papeis durante o nosso dia a dia e quando não conseguimos separar tais papeis é possível que a sua relação se desgaste.

Percebermos isso, de forma bastante intensa, quando o casal demonstra dificuldades em traçar prioridades profissionais e pessoais de forma equilibrada.

Por isso trago aqui 6 sinais de que a sua relação pode estar desgastada:

1. Pouca comunicação

Todo relacionamento saudável, sólido e duradouro constitui-se a partir do diálogo. É a partir dele que é possível conhecer as percepções do parceiro(a), o que gosta, seus sonhos, seus desejos, seus objetivos, sua forma de ver o mundo.


Quando a relação está desgastada, pouco se tem momentos a dois, começando a surgir com maior frequência os programas separados e, quando juntos, o silêncio toma conta. Diálogos comuns do dia a dia passam a não mais acontecerem e o resultado é a estranheza sobre aquela pessoa que se vive a anos junto.

A comunicação não é apenas importante em um relacionamento amoroso, mas em qualquer relação que se possa ter.


2. Discussões por qualquer motivo

Na falta da comunicação, é possível que no momento em que ambos tentem dialogar apareçam os conflitos.


É claro que não existe uma fórmula para se escapar das famosas DR’s, mas elas também não precisam acontecer a cada passo que o outro der. Quando o relacionamento está desgastado, qualquer toalha molhada em cima da cama é motivo para a 3º Guerra Mundial.

Neste momento as insatisfações se manifestam e tudo acaba se tornando um pretexto para expressar os sentimentos negativos acumulados.


3. Falta de interesse no outro

No início do relacionamento, é natural que o interesse romântico e íntimo aconteça com mais frequência e com o passar do tempo essa mesma frequência diminua, não significando falta de interesse de ambas as partes.

Podemos dizer que este é um dos sinais mais intensos de um relacionamento desgastado. A intimidade do casal se vai e aquilo que deveria ser um momento de carinho e prazer torna-se uma obrigação, começando a aparecer as famosas frases como: “estou com dor de cabeça”.


4. Escassez de planos futuros

Todo casal faz planos para o futuro: “no nosso casamento”, “na nossa casa”, “os nossos filhos”, “nossa próxima viagem”.

Quando os planos sobre o relacionamento já se tornaram escassos a sua relação pode sim estar desgastada. É interessante que ambos minimamente se imaginem realizando coisas juntas pelo menos no próximo final de semana.


5. Indiferença

Ficar indiferente ao problema de seu parceiro(a) não é um bom sinal. Se vocês estão juntos é para que também haja a partilha das angústias, das inseguranças e assim poderem também encontrar uma saída para tais problemas.

Lembrem-se: na alegria e na tristeza!


6. Apenas um busca a melhora da relação

Um relacionamento não é composto apenas por uma pessoa e, sendo assim, para que a relação melhore deve haver o interesse de ambas as partes na busca pela melhora. Em muitos momentos precisamos rever nossas atitudes e as nossas prioridades e se estar nessa relação é algo importante.

É possível que a relação seja resgatada e o romantismo volte a aparecer, mas também precisamos saber quando algo chega ao fim e por mais doloroso que possa ser. Às vezes, essa pode ser a melhor solução. É claro que devemos tentar buscar a ajuda de um profissional para orientação e restabelecimento da escuta, da comunicação e da mediação dos conflitos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: fizkes / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.