11min. de leitura

7 COISAS NAS QUAIS VOCÊ DEVE INSISTIR, NÃO IMPORTA O QUE AS PESSOAS DIGAM

Cerca de 15 anos atrás, eu tive uma intervenção comigo mesmo. Sentei-me na biblioteca local em um sábado de manhã e li meu diário. Especificamente, eu estava à procura de todas as metas não cumpridas e visões para o futuro que eu tinha anotado ao longo dos anos. E não demorou muito para eu perceber que o curso que minha vida tinha tomado até aquele ponto, tinha sido o produto das opiniões e decisões de outras pessoas. Todo dia eu fazia o que era “esperado”, ao invés do que era certo para mim.


Voltando para hoje, quando eu acordei esta manhã, fiquei maravilhado com a minha vida. Antes eu acordava com medo de pensar em um novo dia, agora eu acordo entusiasmado, agradecido de estar fazendo o que estou fazendo com minha vida. Estou tão feliz por ter feito o que tinha de fazer, de ter me esforçado nos tempos difíceis, e realinhado a minha vida com as atividades e os ideais que me fazem sentir vivo.
Digo isso porque eu sei que a vida pode ficar muito louca, às vezes. Ficamos tão ocupados que nos esquecemos o quão importante é realmente ouvirmos a nós mesmos, ao invés de outros. Mas fico feliz em dizer-lhe que as coisas podem mudar a qualquer momento, se você quiser.

Assim como eu já virei as coisas a meu favor, eu sei que centenas de outras pessoas fizeram o mesmo. Através de uma vida de relacionamentos e treinamentos de empresas de pequeno porte, eu testemunhei pessoas se reinventando em todas as idades. Pessoas de 48 anos começando famílias, de 57 anos se formando na faculdade pela primeira vez, de 71 anos começando empresas de sucesso, e assim por diante.
Como fazemos isso? Insistindo em fazer mudanças, e as seguindo.
Acima de tudo, o que você precisa lembrar é que a sua felicidade depende de você, e há algumas coisas na vida que você tem que insistir em fazer, não importa o que os outros digam. Por exemplo, você tem que …

1. Insistir em fazer a sua vida do seu jeito

A maioria de nós não é motivada a procurar nossa vocação. Podemos nem mesmo saber que temos uma. Como crianças, raramente somos informados de que existe um lugar na vida que é exclusivamente nosso. Ao invés disso, somos encorajados a acreditar que nossa vida deve de alguma forma satisfazer as expectativas dos outros. Ao invés de sermos ensinados a nos perguntarmos quem somos, somos treinados a pedir permissão de outros. Estamos sendo educados para vivermos nossas vidas como uma versão da vida de outras pessoas. Todos os dias são projetados e desenvolvidos por outro alguém! E então um dia quando nos libertarmos e realmente vivermos nossos sonhos, buscando nossa realização, veremos que a maioria dos nossos sonhos não tinham sido alcançados ainda, porque acreditávamos que o que queríamos para nós mesmos estava de alguma forma fora do nosso alcance. É hora de esquecer essas mentiras e fazer alterações. É preciso crescer de forma mais sábia, e se tornar quem você realmente é. Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida.



2. Insistir em subtrair o que não pertence à sua vida

Há tanta coisa que você pode abandonar em sua vida, sem perder nada. Isso se chama crescimento. Deixar o velho caminho para trás, abre porta para um novo. Deixar de lado o que não está funcionando, abre caminho para o que está. Quando a dor de segurar é pior do que a dor de abandonar, está na hora de se libertar e crescer. Em outras palavras, comece subtraindo os hábitos, rotinas e circunstâncias que estão te puxando para trás. Você não será capaz de descobrir oceanos novos se não tiver coragem suficiente para esquecer a velha linha costeira familiar. Seja corajoso. Siga os seus valores. Faça mudanças. Desafie-se a ser diferente. E não tenha medo de gostar disso.


3. Insistir em fazer da paixão uma prioridade

O objetivo é a razão da sua viagem. Paixão é o fogo que ilumina o seu caminho. Sem paixão, é impossível progredir. O coração da excelência humana começa a bater quando você descobre algo que te absorve, te liberta, te desafia, e te transmite um significado. Alguns resistem a este fato e acham que a paixão é desnecessária. Bem, isso é um absurdo! Honestamente, as pessoas mais tristes que eu já conheci na vida são aquelas que não têm uma profunda paixão por nada. Paixão e satisfação andam de mãos dadas, e sem elas, qualquer felicidade é apenas temporária, porque não há nada significativo por trás para fazê-la durar. Apenas paixões, grandes paixões, podem elevar a alma à grandes alturas. Se existe o momento para seguir seu coração e fazer algo que interessa a você, esse momento é agora.



4. Insistir em trabalhar duro para conquistar o que mais deseja

Seja um sonhador. Seja um realizador. Saiba o que é verdadeiramente importante para você e o porquê. Em seguida, trabalhe nisso com toda a sua força. Sonhos não se tornam realidade através de mágica, é preciso muita determinação, suor e trabalho duro. A maioria dos obstáculos se derrete quando fazemos nossas mentes marcharem corajosamente através deles. Se você tem um forte compromisso com seus objetivos e sonhos, e acorda todas as manhãs com uma paixão ardente para trabalhar em direção a eles, tudo é possível. Então ouse viver a vida que você sonhou para si mesmo. Vá em frente e lute por seus sonhos.


5. Insistir em dizer o que precisa dizer.

Dr. Seuss disse certa vez: “Seja quem você é e diga o que você sente, pois aqueles que se importam não importa; e aqueles que importam não se importam.” Há um monte de verdade nessa afirmação. Seja cordial e razoável, é claro, mas não pise com cuidado em cada palavra que você diz. Deixe de lado a preocupação com o que outros pensam e diga o que precisa dizer. Deixe as consequências desse ato acontecerem naturalmente. O que você vai descobrir é que, na maioria das vezes, as pessoas não ficarão ofendidas ou irritadas por tudo. E se ficarem, é provavelmente porque você as “obrigou” a pensarem de forma diferente. Quando você não fala, um monte de coisas importantes nunca são ditas. E, no final, não há maior tristeza do que segurar as palavras que você nunca teve coragem de falar.


6. Insistir em deixar opiniões de julgamento de outras pessoas pra lá

Quando eu comecei a escrever neste blog, eu agonizava pensando se as pessoas iriam achar que eu estava escrevendo bem o suficiente. Eu esperava desesperadamente que as pessoas gostassem, e muitas vezes me peguei imaginando que elas não gostavam. Então, um dia eu percebi o quanto estava perdendo energia me preocupando com isso. Gradualmente aprendi a me conformar com simplesmente “não saber”. Alguns problemas na vida, tais como não saber o que os outros pensam de você, não são realmente feitos para serem resolvidos. Como as pessoas te percebem pode ter mais a ver com elas próprias do que com você. Elas podem gostar ou não de você simplesmente porque você desencadeou uma associação em suas mentes, lembrando-os de alguém de seu passado que gostam ou não, o que não tem absolutamente nada a ver com você. Então aqui está um novo mantra para você, repita várias vezes: “Esta é a minha vida, minhas escolhas, meus erros e minhas lições. Contanto que eu não machuque as pessoas, não preciso me preocupar com o que elas pensam de mim.”


7.Insistir em ser estranho da forma que é

É da natureza humana tentar imitar outros seres humanos que admiramos. Talvez uma figura parental ou uma celebridade, especialmente quando estamos sentindo inseguros em nossa própria pele. Mas tentar ser outro alguém vai sempre deixar-nos vazios por dentro. Por quê? Porque o que nós apreciamos nas pessoas que admiramos é a sua individualidade, as qualidades que as tornam únicas. Para realmente copiá-las, precisamos desenvolver nossa própria individualidade, e, dessa forma, seremos menos como eles e mais como o nosso verdadeiro eu. Todos nós temos manias e estranhezas. Quanto mais relaxado você se torna sobre sua diferenças, mais confortável você vai começar a sentir-se sendo VOCÊ. Comemore ser diferente, fora do caminho usual, um pouco estranho … sua própria criação especial. Se você se sentir como um peixe fora d’água, encontre um novo rio para nadar, mas não mude quem você é. SEJA quem você é.
Como o desejo de se “encaixar” interferiu em sua vida? O que tem impedido você de fazer ou ser? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias conosco.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Marc and Angel Hack Life





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.