ComportamentoRelacionamentos

7 coisas que personalidades controladoras fazem para dominá-lo:

Você pode conhecer alguém com personalidade controladora. Parece que essa pessoa sempre tem que fazer os planos, escolher para onde todos vão ou o que comerão.



Essa pessoa muitas vezes te dá conselhos que não foram pedidos, dizendo-lhe para fazer algo “porque eu quero que você faça”, ou não fazer algo porque “eu não quero que você faça isso.”

 Pessoas com personalidades controladas muitas vezes têm problemas de codependência. Elas dependem de sua capacidade de controlar os outros, para se sentirem mais confiantes e seguras. Uma vez que uma pessoa controladora tem você sob controle, pode ser difícil sair.

Aqui estão sete coisas que personalidades controladoras fazem para dominá-lo:


1. Constantemente te criticam

Uma pessoa que controla nunca está satisfeita com o que os outros estão fazendo. Ela acredita que está sempre certa e que faz tudo melhor. Essa pessoa vai constantemente criticar tudo sobre você para deixá-lo saber que está errado. Pode ser a roupa que você usa, a comida que come, a música que ouve ou mesmo o lugar em que trabalha. Nada é bom o suficiente para ela.


2. Elas tornam-se próximas a você, e em seguida se afastam


Esta é uma tática de manipulação usada para ganhar o controle. Seu relacionamento com uma pessoa controladora pode se mover rapidamente. Você fala constantemente com ela e passam muito tempo juntas. Você começa a confiar em seu afeto. Quando uma pessoa controladora acredita que você tem sentimentos por ela, começa a se distanciar, apenas para fazer sua cabeça girar e fazer você perceber que precisa dela.


3.Elas ficam com raiva quando você faz perguntas

Uma pessoa controladora não gosta de ser questionada. Ela acredita que está sempre certa. Se você lhe pedir para explicar suas opiniões, razões ou motivos, ela, instantaneamente, torna-se defensiva e chateada. A verdade é que ela não tem uma boa resposta para dar. Simplesmente quer que você siga sua palavra sem questionar.



4. Elas usam culpa para te manipular

As personalidades controladoras são habilidosas na manipulação. Elas usam frases como, “Se você me ama, você vai …” ou “Eu vou ser ferido, se você não …” Elas tentam culpá-lo em seguir as suas ordens e fazer as coisas a sua maneira. Este é um sinal de uma relação tóxica que pode terminar em dano emocional.



5. Elas não toleram ideias ou opiniões de outros

Pessoas controladoras têm uma mente extremamente fechada. Elas pensam que estão sempre certas, então não há necessidade de outras ideias, crenças ou opiniões. Eles são intolerantes com outras pessoas, especialmente com aqueles que defendem suas próprias crenças, compartilham suas opiniões ou discordam com elas. Se você discordar delas, está errado e ponto. Sua incapacidade de tolerar outros faz com que eles tenham poucos amigos ou pessoas que se preocupam.


6. Elas criam regras sobre a vida dos demais


Como elas insistem em saber o que é melhor para você, impõem regras sobre sua vida. Podem exigir saber onde e com quem você está o tempo todo. Elas podem proibir você de sair com colegas de trabalho ou certos amigos, ou definir a regra que você deve responder imediatamente quando a suas mensagens e ligações. Se alguma dessas “regras” parecer familiar, há uma boa chance de você ter uma pessoa controladora em sua vida.


7. Elas fazem você se sentir mal por ser autêntico

Uma vez que você começa a reconhecer os comportamentos de uma pessoa controladora e se recusa a seguir suas regras ou tomar decisões com base em suas opiniões, essa pessoa vai ficar com raiva. Vai te dizer que você mudou e que não gosta da pessoa que você se tornou. Ela dirá que você é ingrato. Fará tudo para você se sentir culpado.


A verdade é que você nunca deve deixar ninguém lhe dizer quem você é ou quem deve ser. Você está no controle de sua vida e sua felicidade.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe


Se não pratica, não pregue!

Artigo Anterior

É por isso que você deve sentir todas as suas emoções negativas…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.