7 dicas para lidar com pessoas difíceis



Pode ser muito frustrante ter que lidar com pessoas difíceis, já que isso será sempre um teste para a nossa paciência e nossos limites. Ainda mais quando uma pessoa está propositadamente sendo difícil e empurrando seus temores, e isso pode parecer quase impossível de não se explodir e estar sob controle.

Para estar por cima da situação, veja abaixo as 7 dicas para você estar no controle.

1. Anote o que é de mais chato para você sobre alguém que te incomoda por qualquer e simples fato, ou atitude. 

O fato de anotar irá te ajudar em como enxergar a situação e passar ao controle de si próprio diante do inusitado.


2. Pergunte a si mesmo “Isso é verdade?” 

Diante de qualquer circunstancia de outrem que te incomoda, pergunte-se sempre a si próprio nessas ocasiões; Isso é verdade? Isso ajudará na sua reflexão e na sua atitude.


3. Pergunte a si mesmo: “Posso saber com absoluta certeza que isso é verdade?” 

Se você está realmente frustrado consigo próprio, a resposta que poderia vir à pergunta anterior pode ser “Sim.” Quando isso acontecer, pergunte a si mesmo: “Posso saber com absoluta certeza que isso é verdade?”, Porque você tem que estar totalmente 100% de certeza que o que você está dizendo é, de fato, a realidade e sem ter dúvidas sobre uma situação.


4. Reconheça como você reage sobre algum pensamento que o incomoda.

Você reage com frustração, raiva, ressentimento, alguma outra coisa? Reconheça-o. Verbalize-o para que realmente haja impacto em você. E, assim poder estar sob controle da situação.


5. Pergunte a si mesmo: “Quem ou o que seria de mim sem o pensamento?” 

Esta questão faz você perceber que a única razão pela qual você vê a pessoa como “difícil” ou “
frustrante” é por causa de seu próprio pensamento sobre o assunto. Não sobre o que a pessoa realmente fez – é o seu pensamento em torno dele que faz você se sentir dessa forma.


6. Você consegue ver um motivo para largar o pensamento? 

Uma vez que o pensamento é o que faz com que você tenha sentimentos negativos dentro devocê, você pode ver uma razão de se ver livre desse estresse para que realmente não venha a ter esse pensamento repetidamente? E uma vez que você reconhecer que o pensamento não é mais necessário e estando sob controle o que gira ao seu redor, o pensamento pode então se esvair por conta própria.




7. Mude a “pessoa” de seus pensamentos. 

Depois de se inquirir a si próprio, substitua o nome da pessoa no pensamento por “você”. Você está basicamente transformando a situação incomodante “de outrem para pairar sobre você mesmo. Assim,  pense se a nova situação soa como verdadeira ou mais verdadeira para você do que anteriormente.

Você tem que fazer as perguntas em primeiro lugar para que isso realmente possa fazer um efeito positivo sobre você.

 

______

Fonte: Jano-Nak






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.