ColunistasFelicidade

7 dicas para quem quer ser feliz agora!

7 dicas para quem quer ser feliz agora

Existe uma frase bem famosa do poeta maranhense Ferreira Gullar que é a seguinte: “Não quero ter razão. Quero ser feliz.”



Conflitos surgem, quando as opiniões divergem. Isso é fato. Tem-se aí uma pequena distorção de percepção, entre as pessoas envolvidas. Pense bem: qual o problema se você gostar do azul e o outro gostar do vermelho? Gosto não se discute! Faz diferença se foi na terça ou na sexta? E se o carro que lhe deu uma “fechada” era preto ou branco?

Inúmeras vezes nós nos vemos discutindo por coisas banais, sem que haja um motivo grandioso o suficiente para levar a discussão até o fim. Você já vivenciou algo assim? Penso que a maioria de nós já experimentou situações semelhantes. E de tal forma que, ao final, percebemos que a discussão já enveredou por outros assuntos tão distintos daquilo que deu início ao “bate-boca”, que nem lembramos mais do real motivo de estarmos debatendo sobre algo.

Por isso, ao deparar-se com a iminência de entrar em uma discussão, pense bem no que seria melhor: ter razão ou ser feliz? Porque na maioria das vezes nem se trata de ter razão.


Trata-se, simplesmente, de escolher ser feliz, conduzindo deliberadamente os seus pensamentos, suas ações e suas palavras para situações que lhe sejam aprazíveis e agradáveis, e não o contrário.

Questione-se: por que sustentar uma discussão que, fatalmente, não irá conduzi-lo para o lugar que você deseja?

Não permita que isso abale o seu equilíbrio, porque de acordo com a física quântica, não existe razão em termos absolutos. Ora, se ela  é sempre relativa, escolha ser feliz! Não ter razão, de vez em quando, é bom. Até alivia um pouco o peso da responsabilidade e não é motivo para você se sentir inferiorizado.

Não se trata aqui de você ter que abdicar de suas opiniões, pelo contrário. Trata-se de você entender e decidir dissolver antagonismos provenientes de percepções distintas das suas. Ao eliminar estas divergências, você abre a possibilidade de ampliar o seu bem-estar, que é igualmente importante para a sua felicidade.


Confira 7 dicas que irão contribuir para tornar sua vida mais feliz AGORA:

1 – Entenda que você não é o centro do Universo e, portanto, os outros não tem que, necessariamente, orbitar em torno de você.  Reflita e analise se não é o seu ego recusando o estranhamento de saber-se único e, ao mesmo tempo, incapaz de impor suas verdades. Simplesmente porque elas são exclusivamente suas.


2 – As pessoas são diferentes. Essa compreensão é fundamental para você começar a entender que elas possuem gostos, preferências, estilos, e… TUDO diferente de você. Não perca seu tempo na ilusão de conseguir corrigir os erros dos outros. Ocupe-se em aperfeiçoar o seu próprio SER. Com isso, você também aprenderá a ser tolerante com tudo o que é diferente e diverso de você mesmo.



3 – Aceite o fato de que, por vezes, você realmente pode estar errado sobre algum assunto ou situação. Pare, reflita e ouça o outro com atenção, antes de agir impulsivamente. A inflexibilidade é opositora da paciência, da tolerância e da serenidade.


4 – Sua felicidade está condicionada à sua capacidade de ”con-viver”, ou seja, de Viver Come isso é um aprendizado para toda a vida. É importante conseguir integralizar sentimentos individuais com os de “todo mundo”.



5 – Egoísmo, prepotência e individualismo são os propulsores de comportamentos impulsivos. Desenvolva o autocontrole em todas as suas atitudes e a sensação de felicidade e tranquilidade será uma consequência.


6 – Querer ter sempre razão pode fazer com que você perca oportunidades incríveis. Relaxe um pouco e escolha apreciar essa jornada que o está conduzindo ao seu destino. Aproveite o caminho.



7 – Em uma discussão, ofereça sua opinião, apresente seus argumentos e exponha seu ponto de vista. E deixe o outro decidir se irá aceitar ou não. Em relacionamentos, nunca estamos sozinhos. Seja solidário o suficiente para compartilhar o que você tiver de melhor sem esperar nada em troca.

Compreenda que ninguém pode conceder a ninguém a responsabilidade, o direito e o poder sobre a sua própria felicidade. Você só irá encontrá-la dentro de si mesmo.

Sendo assim, tentar convencer alguém sobre a sua verdade é um grande equívoco, próprio daquele que ainda não compreendeu que a liberdade é um dos pilares da felicidade.


________________

Direitos autorais da imagem de capa: shotsstudio / 123RF Imagens

Você é bom de papo? – aprenda a conquistar pela conversa, livrando-se de dez pecados mortais:

Artigo Anterior

A vida só muda, quando você muda! Você é causa, e a vida é consequência.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.