4min. de leitura

7 DOENÇAS PERIGOSAS LIGADAS À PRIVAÇÃO DE SONO

1.Doenças cardiovasculares

Se você é um adulto com idade superior a 45 anos que dorme menos de 6 horas por noite, tem duas vezes mais probabilidade de ter um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Isso é verdade mesmo que os seus hábitos alimentares e de exercício sejam perfeitos. O aumento do risco é, em grande parte, devido à pressão arterial elevada constante de um organismo privado de sono – um grande risco para doença cardíaca.


2.Infecções virais

Enquanto você dorme, seu sistema imunológico está trabalhando muito para produzir “células-T”, que impedem os vírus de atingirem o seu sistema imunitário.

“Muitos estudos mostram que nossas células T diminuem, se somos privados de sono”, diz Dr. Diwakar Balachandran, diretor da University of Texas Sleep Center. “Isso poderia levar a um maior risco de desenvolver um resfriado ou gripe.”

A privação do sono também provoca estresse, o que enfraquece ainda mais o seu sistema imunitário.



3.Açúcar elevado no sangue

7-doencas3

Em um estudo, os pesquisadores pediram aos participantes saudáveis para dormirem 4 horas por noite. Depois de apenas 6 dias, a sua tolerância a glicose (açúcar) foi, em média, 40% mais baixa. O que os colocou em risco de desenvolverem diabetes.

O que o sono tem a ver com tolerância à glicose? Bem, enquanto você descansa, seu corpo diminui a sua produção de vários hormônios – incluindo cortisol. Quando você não dorme o suficiente, os níveis de cortisol permanecem elevados. Como resultado, os seus níveis de glicose no sangue também aumentam rapidamente.


Além de diabetes, níveis elevados de açúcar no sangue provocam doença renal, problemas de visão e danos nos nervos.


4.Doença de Alzheimer

A privação de sono não só acelera a progressão do Alzheimer – também a causa. Os pesquisadores descobriram isto em 2013.


5.Suicídio

Graças a um estudo de uma década feito pela Universidade de Stanford, sabemos que a privação do sono aumenta drasticamente o risco de suicídio – mesmo que a pessoa não tenha depressão. Os pesquisadores de Stanford realmente observaram isso em primeira mão, quando 20 participantes do estudo, privados de sono, tiraram suas próprias vidas.

7-doencas4

“Nós sugerimos que a má qualidade subjetiva do sono pode, portanto, representar uma ferramenta de triagem útil e um novo alvo terapêutico para a prevenção do suicídio”, escrevem os autores do estudo.

Pesquisas anteriores demonstraram que a privação de sono prejudica a função cerebral de forma semelhante à depressão.


6.Colite ulcerosa

A colite ulcerosa é uma doença inflamatória marcada por inflamação de longa duração e úlceras em seu trato digestivo. Ela também aumenta o risco de desenvolver uma condição como a doença hepática ou megacólon tóxico.

Em 2014, pesquisadores descobriram que a privação do sono (6 horas ou menos) faz o seu corpo ineficaz na luta contra a inflamação digestiva.


7.Câncer de próstata

7-doencas5

A melatonina é um hormônio que suprime o crescimento do tumor. A privação do sono causa uma redução nos níveis de melatonina do seu corpo.

Em 2013, os pesquisadores ligaram esta redução a um aumento na severidade e ocorrência de câncer de próstata. O risco desse câncer aumentou 60% nos participantes privados de sono.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.