ComportamentoRelacionamentos

7 formas de lidar com o comportamento passivo-agressivo:

7 formas de lidar com o
Comente!

O comportamento passivo agressivo é uma forma não evidente de expressar raiva ou descontentamento com alguma pessoa.

Ao invés de ser direta e falar sobre o que a incomoda, a pessoa toma atitudes negativas, com a intenção de ferir quem discorda da sua opinião.

Esse é um comportamento tóxico que pode devastar relacionamentos e nos colocar em uma vibração baixa.

Para lidar com pessoas de comportamento passivo-agressivo, abaixo estão 7 dicas:

1. Aprenda a identificar o comportamento passivo-agressivo em ação

Alguns exemplos de pessoas de comportamento passivo-agressivo são aquelas que sempre precisam ser paparicadas através de elogios e que sempre se queixam de serem mal interpretadas.


2. Analise seu próprio comportamento

Analise se o seu comportamento não tem costuma favorecer  a disseminação da passivo-agressividade em outra pessoa. Certifique-se de que a responsabilidade por esse comportamento não seja sua.


3. Use sua honestidade para desarmar a outra pessoa e retome o foco da conversa

Todo o drama e os “shows” que a pessoa de comportamento passivo-agressivo faz não são produtivos e nem úteis para resolver os problemas, então, foque no que realmente importa e trate-a com honestidade e respeito para desarmá-la.


4. Não incorpore o mesmo comportamento

Ao se portar da mesma maneira que a outra pessoa, você não faz nenhum progresso. Ao invés disso, mantém a situação no mesmo nível de negatividade e falta de sabedoria. Por mais que seja um curso de ação inapropriado, é comum segui-lo. Fique atento.


5. Não permita que o manipulem

Pessoas que incorporam o comportamento passivo-agressivo veem aquelas que não o fazem como alvos fáceis. Não permita ser manipulado.


6. Mantenha um estado emocional calmo

Independentemente do rumo da situação com a outra pessoa, mantenha-se emocionalmente calmo, porque, se não o fizer, você acabará preso no drama e perderá a paz interior. E isso não lhe traz nenhum benefício.


7. Perceba que você não pode mudar quem a outra pessoa é

Você nunca pode mudar outra pessoa, a menos que ela queira. No entanto, você pode fazer com que ela lhe trate de forma diferente. Defina seus parâmetros para sua relação e seja amoroso, mas firme.

Você já enfrentou uma situação difícil com uma pessoa de comportamento passivo-agressivo? Acrescentaria alguma outra sugestão à lista? Comente abaixo!

Comente!

3 maneiras simples de derrotar o desânimo:

Artigo Anterior

11 características das mulheres inesquecíveis!

Próximo artigo