7 formas de lidar com o comportamento passivo-agressivo:

O comportamento passivo agressivo é uma forma não evidente de expressar raiva ou descontentamento com alguma pessoa.

Ao invés de ser direta e falar sobre o que a incomoda, a pessoa toma atitudes negativas, com a intenção de ferir quem discorda da sua opinião.



Esse é um comportamento tóxico que pode devastar relacionamentos e nos colocar em uma vibração baixa.

Para lidar com pessoas de comportamento passivo-agressivo, abaixo estão 7 dicas:

1. Aprenda a identificar o comportamento passivo-agressivo em ação

Alguns exemplos de pessoas de comportamento passivo-agressivo são aquelas que sempre precisam ser paparicadas através de elogios e que sempre se queixam de serem mal interpretadas.


2. Analise seu próprio comportamento

Analise se o seu comportamento não tem costuma favorecer  a disseminação da passivo-agressividade em outra pessoa. Certifique-se de que a responsabilidade por esse comportamento não seja sua.



3. Use sua honestidade para desarmar a outra pessoa e retome o foco da conversa

Todo o drama e os “shows” que a pessoa de comportamento passivo-agressivo faz não são produtivos e nem úteis para resolver os problemas, então, foque no que realmente importa e trate-a com honestidade e respeito para desarmá-la.


4. Não incorpore o mesmo comportamento

Ao se portar da mesma maneira que a outra pessoa, você não faz nenhum progresso. Ao invés disso, mantém a situação no mesmo nível de negatividade e falta de sabedoria. Por mais que seja um curso de ação inapropriado, é comum segui-lo. Fique atento.


5. Não permita que o manipulem

Pessoas que incorporam o comportamento passivo-agressivo veem aquelas que não o fazem como alvos fáceis. Não permita ser manipulado.



6. Mantenha um estado emocional calmo

Independentemente do rumo da situação com a outra pessoa, mantenha-se emocionalmente calmo, porque, se não o fizer, você acabará preso no drama e perderá a paz interior. E isso não lhe traz nenhum benefício.


7. Perceba que você não pode mudar quem a outra pessoa é

Você nunca pode mudar outra pessoa, a menos que ela queira. No entanto, você pode fazer com que ela lhe trate de forma diferente. Defina seus parâmetros para sua relação e seja amoroso, mas firme.

Você já enfrentou uma situação difícil com uma pessoa de comportamento passivo-agressivo? Acrescentaria alguma outra sugestão à lista? Comente abaixo!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.