7 formas de responder a pessoas verbalmente agressivas:

6min. de leitura

Enfrentar uma pessoa verbalmente agressiva pode fazer você se sentir imediatamente defensivo, o que é perfeitamente normal, mas há mais 7 formas mais  saudáveis, harmoniosas e conscientes de responder  a isso.

Assim como animais selvagens e raivosos, pessoas agressivas verbalmente aproximam-se de você no ataque, muitas vezes com pouca ou nenhuma razão. Basicamente, essas pessoas são adultas, e você não precisa aturar esse tipo de comportamento de ninguém.



A agressão verbal, muitas vezes, torna-se agressão física, e isso é  uma situação assustadora. Pesquisadores que estudam padrões de violência doméstica entre casados ​​descobriram que a agressão verbal é um provável precursor da violência física.

Se você está preocupado com alguém que costuma ser  verbalmente agressivo em sua direção, tome medidas agora. Essas situações podem levar à violência doméstica ou no local de trabalho. É muito importante buscar ajuda para lidar com uma situação potencialmente violenta.

Abaixo estão 7 maneiras de responder a pessoas verbalmente agressivas:

1. Não responda da mesma forma

Responder com raiva, o que as pessoas verbalmente agressivas já estão expressando, é inútil. Isso não nos leva a lugar nenhum. A pessoa já está com raiva e podem nos contaminar também.



2. Escolha não levar para o lado pessoal

As pessoas extremamente agressivas, geralmente, usam palavras prejudiciais. Em vez de ficar triste com as palavras dolorosas, perceba que as palavras não podem machucá-lo. Você tem uma escolha sobre como responder a essa situação. Levar essas palavras irritadas para o lado pessoal, apenas faz com que você se sinta mal.


3. Responda com cuidado

Em um estudo de enfermeiras psiquiátricas que trabalhavam com métodos não-físicos para desratizar um paciente agressivo verbalmente, enfermeiros que identificavam uma situação crescente, seguiram essas etapas para ajudar os pacientes a voltarem para um estado de calma.

* Verifique o nível de agressividade da pessoa agressiva em uma escala de 1 a 10;


* Tente entender o significado do comportamento agressivo;

* Conecte-se à pessoa agressiva;

* Conceba  uma solução de intervenção às necessidades da pessoa;

Você pode usar essas mesmas estratégias para tentar desestimular uma situação agressiva.

* Verifique seu nível de agressividade. Pergunte a si mesmo se, com base em suas ações, a pessoa está apenas um pouco chateada, ou se há potencial para fazer mal a si mesma ou a outras pessoas;

* Não espere para pedir ajuda, se achar que alguém pode se machucar;

* Ouça tudo o que a pessoa irritada está dizendo e reflita de volta para ela, para garantir que você a entendeu corretamente.

* Use uma linguagem como “Eu entendo por que você está chateado” ou “Posso ver como isso é frustrante para você”;

* Peça à pessoa agressiva uma sugestão para resolver o problema ou ofereça sua própria solução.


4. Permita-a um lugar seguro para expressar suas emoções

A manipulação é uma característica de pessoas agressivas passivas. Evite ser manipulado reconhecendo a agressão pelo que é, raiva. Se você não fez nada de errado, não deixe a pessoa irritada forçá-lo a pedir desculpas.

O que uma pessoa verbalmente agressiva precisa é de um lugar para desabafar suas frustrações, onde alguém vai ouvir, simpatizar e tentar encontrar uma solução boa para ambas as partes. Deixe a pessoa irritada saber que você está disposto a ouvir, mas apenas se ela se acalmar, para que vocês possam conversar em um volume normal.


5. Permita-a espaço para estar sozinha

As pessoas agressivas são, geralmente, rápidas em ser dominadas e depois frustradas por muitos insumos sensoriais. O tráfego e os lugares lotados, por exemplo, têm muitos pontos turísticos, sons e decisões que precisam ser tomadas. Muito está acontecendo e torna-se difícil processar todas as situações.

Quando a pessoa vai além da frustração e passa para a agressividade, pode  tornar-se uma situação perigosa para o foco de sua raiva. Este tipo de padrão agressivo é bastante comum em nossas vidas de estresse diário. Remover alguns dos estímulos é uma das melhores maneiras de controlar a pessoa agressiva.

Permita-lhes ter um ambiente mais silencioso por um momento, para que possam acalmar seu nível de ansiedade.


6. Responder com humor

Ninguém gosta de ser motivo de piada, mas se você puder ser rápido com uma piada sincera, essa habilidade de adicionar humor é a melhor maneira de responder a uma pessoa agressiva verbalmente. Um comentário não prejudicial que, possivelmente, faça a outra pessoa sorrir, é muito útil.


7. Proporcionar recursos para ajuda

Pergunte à pessoa verbalmente agressiva como poderá melhor ajudá-la quando ela se irritar com alguma coisa novamente no futuro. Ofereça quaisquer recursos que possa ajudá-la. Os recursos de aconselhamento estão mais amplamente disponíveis agora do que nunca.

Existem aplicativos de aconselhamento, sites e telefones disponíveis. Não há motivo para viver com dor emocional, se a terapia puder ajudar.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 11/06/2017 às 7:15






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.