Pais e Filhos

7 frases que o ajudarão a construir uma conexão mais forte com seus filhos:

7 frases que ajudarão você construir uma conexão mais forte com seus filhos

“Aprendemos através de estudos que a comunicação entre pais e filhos influencia o desenvolvimento das crianças. Quanto mais próximo o relacionamento, mais importante torna-se a comunicação. Comunicação eficaz sempre poderá ser encontrada em fortes laços de famílias. ” – Escola da Vida Familiar na Universidade de  Brigham



A comunicação entre um pai e um filho é uma parte dinâmica de uma ligação, muitas vezes, complicada.

Os primeiros anos da infância são, frequentemente, uma justa posição Stark aos anos adolescentes; quando a vontade de um pai para conseguir conversar com seu filho não é mais tão fácil  e vice-versa.

Durante a infância, o cérebro da criança está ocupado absorvendo como as pessoas se comunicam, uma fase muito precoce de fala e desenvolvimento de linguagem. Aos 12 meses, é comum que a criança imite o discurso, fale palavras simples (“Mama”, “dada”, “Uh-Oh); identificar nomes para objetos comuns (“berço” ou “sapato”). O bebê adora comunicar-se com os pais e tal alegria é retribuída.


A comunicação evolui conforme o crescimento; até que a adolescência chega, quando a comunicação entre pais e filhos parece congelar. Alguns casos de conflitos entre pais e filhos nesta idade estão quase sempre garantidos. – Por que?

Porque a mente de um adolescente está rapidamente familiarizando com novas experiências, oportunidades e novidades que antes eram estranhas. Compreensivelmente, um bom pai procura proteger seu filho  – ao mesmo tempo – dando-lhes alguma independência para entender o mundo. Este delicado “ato de malabarismo” é o que muitas vezes cria conflitos e uma potencial ruptura na comunicação.

Apesar destes contratempos, é possível comunicar-se genuinamente (e gentilmente) com seus filhos. A redução das barreiras de comunicação requer algum compromisso, paciência e respeito mútuo.

Talvez,  o mais importante, a comunicação eficaz exige dos pais empatia com a mentalidade de seu filho adolescente, o que pode revelar-se difícil. Tenha em mente, no entanto, que todos nós já tivemos essa idade uma vez.


Neste artigo, quebramos 7 cenários comuns de pais/adolescentes; junto de 7 respostas que podem preencher esta “lacuna na comunicação” e construir uma relação mais forte e mais confiável com seu filho. Lá vamos nós!

Aqui estão 7 frases que irão construir uma conexão mais forte com seus filhos:

1. Quando alguém os perturba

Cenários surgirão quando o adolescente acredita que foi injustiçado por alguém, de alguma forma. Este tipo de situação surge frequentemente na escola; com um treinador, professor, amigo, etc.


Uma resposta parental comum (especial se o “alguém” é um adulto) é questionar como o jovem criou o problema ou o pior, repreendê-los sem inquérito.

O que é mais importante aqui é permitir que o jovem entenda as coisas. Isso não aceita nem condena seu comportamento; Isso significa permitir-lhes refletir racionalmente (e amadurecer).

Um exemplo: “Parece que eles estão incomodando você. Estou vendo sua raiva. Talvez você devesse pensar um pouco e esperar que as coisas se acalmem.



2. Quando eles precisam de alguém

Mesmo como adultos, todos nós recorremos a uma pessoa que possa simpatizar com um problema e falar honestamente sobre isso.

Os adolescentes não são diferentes nisso, mas eles ainda têm de compreender plenamente como o mundo funciona, e muitas vezes estão confusos sobre a quem eles devem recorrer. O lance importante está em permitir-lhes racionalizar a sua mentalidade- e buscar o seu apoio, quando necessário.

Um exemplo: “Eu entendo que você esteja decepcionado com o que aconteceu. Você estava esperando algo, e o oposto aconteceu. Quando você estive pronto para falar,  estarei aqui para ouvi-lo. “



3. Quando percebem que o mundo é falho

Os adolescentes precisam entender que o mundo é intransigente de muitas maneiras, mas este não é um momento para entrar no modo “professor” sobre esse assunto. Reconheça o que está acontecendo, enquanto resiste ao desejo de fornecer a resposta. Mais uma vez, essa mentalidade aberta dá-lhes espaço para entender o funcionamento do mundo.

O que dizer: “Você tentou fazer as coisas funcionarem, não é? Por que você acha que não deu certo?


Ao internalizar um problema excedem a capacidade de lidar com ele

Adolescentes são certamente propensos ao drama. Junte isso com suas mentes ainda não-desenvolvidas ou falta de maturidade. Talvez tenham sido cortados da equipe, ou não poderão fazer o papel principal em uma peça; tais circunstâncias podem ser um “momento de ensino”.

O que dizer: “Eu entendo a sua decepção. Eu também ficaria desapontado. O que você pode fazer para se tornar melhor para a próxima chance?



4. Quando eles são oprimidos pela ansiedade

É importante lembrar que sua adolescência possui todas as ferramentas necessárias para lidar com a adversidade; eles, percebendo isso, ou não. Quando o jovem vem a um pai cheio de ansiedade, é importante reiterar este fato reconhecendo sua ansiedade.

O que dizer: “É saudável sentir-se desconfortável quando as coisas não acontecem como planejado. Pode ser difícil adaptar-se a estas circunstâncias.



5. Quando o pai precisa de mais informações

Os adolescentes, especialmente o tipo inteligente/Resiliente/introvertido/tímido, são completamente hábeis em reter informações. Todos os adolescentes, como observado, ainda estão tentando entender alguma coisa sobre o mundo e, muitas vezes, passam por situações de muita pressão. O motivo por trás de seus pensamentos e emoções não é relevante a este respeito; a resposta informativa do pai, no entanto, é.

O que dizer: “Eu entendo que você é inteligente e capaz de cuidar de muitas coisas sozinho. Mas todos nós precisamos de alguma ajuda, às vezes.


6. Quando eles precisam de alguma inspiração

Algumas coisas não mudam, não importa a idade em que estejamos, e precisar de alguma inspiração é uma dessas coisas. Adolescentes, assim como outros grupos etários, precisam de algo que “os faça continuar seguindo em frente.” O melhor tipo de encorajamento vem das pessoas que mais os amam: seus pais. Observe e concentre-se em seus esforços, em vez de quaisquer “falhas”.

O que dizer: “Eu vejo que você tem trabalhado muito duro. Não importa o que você enfrenta, o trabalho duro sempre renderá frutos. Continue tentando. “


Direitos autorais da imagem de capa: emese73 / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity

5 hábitos que destroem sua saúde mental:

Artigo Anterior

6 sintomas físicos de um coração partido:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.