7 HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO QUE FAZEM VOCÊ VIVER MAIS

Já ouviu falar que homens e mulheres com mais de 100 anos passaram a vida se alimentando bem? Um estudo realizado em regiões onde as pessoas passaram de um século de vida comprovou que uma boa alimentação realmente pode fazer você viver mais e melhor. Foram entrevistadas pessoas das chamadas “Zona Azuis”: ilha grega Ikaria, Sardenha na Itália, Nicoya na Costa Rica, Okinawa no Japão e também Loma Linda na Califórnia. No post de hoje vamos apresentar alguns resultados e também sete hábitos de alimentação que a população destes locais faz questão de manter presente no dia a dia.

95%  de verduras, vegetais e grãos na alimentação

Pessoas com mais de 100 anos nestas regiões têm uma alimentação muito baseada em grãos integrais, feijões e folhas verdes em geral. Somente na ilha de Ikaria, por exemplo, existem mais de 70 tipos de ervas que fazem parte da alimentação diária das pessoas de lá, totalizando quase 100% do que é consumido. Além disso, pesquisas recentes mostram que o consumo de pelo menos uma xícara diária de verduras cozidas, para pessoas da terceira idade, pode reduzir consideravelmente o risco de morte imediata.


Carne vermelha somete duas vezes por semana

Saber balancear o consumo de carne vermelha também é um diferencial das famílias localizadas nas “Zonas Azuis”. Pessoas de lá dão preferência à carne de frango e sempre de animais que vivem livres, que por sua vez, apresentam níveis superiores de ácidos graxos do tipo ômega-3 que fazem muito bem ao organismo humano.


Peixe todo dia

É indiscutível que uma alimentação baseada em peixes é mais saudável e faz você viver melhor. Espécies como sardinhas, bacalhau e anchovas são muito apreciadas em regiões com pessoas com mais de 100 anos.


Cortar produtos lácteos

Pode até parecer estranho considerando os hábitos de grande parte da população, mas o sistema digestivo humano não é preparado para o leite de vaca, justamente por conter uma quantidade muito elevada de açúcar e gordura. Pessoas das “Zonas Azuis” substituem o leite de vaca por uma xícara de couve cozida, que por sua vez, apresenta ótimos níveis de cálcio.


Adicione 3 ovos semanalmente na alimentação

Algumas receitas com ovos são bem comuns nestas regiões, como ovos em tortilhas em Nicoya, na Costa Rica, e ovos em sopa na região japonesa de Okinawa. Também é indicada a alimentação com ovos e frutas, ou ainda, com uma grande variedade de plantas.


Meia xícara de feijão cozido todos os dias

Em Nicoya e também em Okinawa, o feijão é um dos hábitos de alimentação que fazem você viver mais. Mas por quê? O feijão é composto de proteína (21%) e carboidratos complexos (77%) e uma pequena quantidade de gordura. Uma dieta com feijão garante ótima fonte de fibras e nutrientes, por isso, pessoas destas regiões incluem pelo menos ½ xícara diariamente de feijão em suas receitas.


Pão integral

Presente em grande parte das casas brasileiras, o consumo de pão também faz parte da rotina alimentar das famílias localizadas nas “Zonas Azuis”, porém, as pessoas de lá preferem o pão integral. Nas ilhas de Ikaria e na Sardenha, por exemplo, existe uma grande variedade de pães e alguns fabricados com até mesmo 100% de grãos como trigo, cevada e centeio.

 

___

Fonte: Rádio Vivazen



Deixe seu comentário