7 hábitos poderosos para deixar sua vida leve e feliz!

Você acredita que pode mudar sua vida adotando novos hábitos?

Confira estas dicas simples que vão ajudá-lo a equilibrar a energia e deixar a sua vida leve e feliz!!!

1. Sorria  

2. Escute

3. Cante

4. Abrace

5. Tempere

6. Desconecte

7. Agradeça


1. Sorria

Rir e sorrir são os hábitos mais simples e poderosos que você pode adotar para ficar com a energia em alta. As pessoas reagem positivamente ao olhar sorridente… funciona como um imã magnetizado. Todos desejamos nos aproximar de pessoas sorridentes e, inversamente, somos repelidos por uma cara emburrada ou sisuda. Quando rimos liberamos toxinas, aliviamos o estresse e esquecemos das preocupações. O sorriso cria empatia, deixa você mais jovem e gera generosidade. Abre portas, move montanhas. Então aproveite e comece a treinar agora:  vista o seu melhor sorriso e sorria para a vida e que ela, certamente, vai sorrir em dobro para você!


2. Escute o seu coração

Vivemos assustadoramente surdos e desconectados com a nossa própria voz interior!  E ouvir a voz do coração é fundamental para você se conectar com a sua essência, acessar a sua intuição, liberar insights poderosos e iluminar seu espírito com ideias e projetos novos e criativos.

Proponho um exercício simples e rápido que vai ajudá-lo a tranquilizar a sua mente e ampliar a sua percepção. Escolha um lugar tranquilo e sente-se confortavelmente. Feche os seus olhos, respire tranquilamente, e, simplesmente, escute… escute a sua respiração, escute o seu coração batendo, escute os seus pensamentos se aquietando devagarzinho. Comece a entrar em contato com estes sons que vão te relaxando, relaxando e relaxando cada vez mais. Até que você se sinta em um estado de quietude interna. Deixe este som interno aflorar trazendo mensagens inesperadas… exatamente aquilo que você está pronto para receber. Este é um estado de total presença, de consciência plena.  Quanto mais praticamos este “escutar interno” aprimoramos a sensibilidade e a capacidade para ouvir os sons exteriores com mais pureza, sabedoria e compreensão. Aguce este sentido, aprimore a sua sensibilidade e melhore seu relacionamento com o mundo! (Shhh) permaneça 10 minutinhos em silêncio


3. Cante!

Afinal “quem canta seus males espanta”.  Quando cantamos, liberamos a tensão, expressamos nossas emoções e harmonizamos o que está em volta. Quando deixamos o som fluir livremente e espontaneamente, geramos “mantras” e sons puros e autênticos que reverberam alterando o estado de espírito. A voz é um instrumento notável totalmente à nossa disposição. Cantar é terapêutico, curativo, libertador!  E além de tudo a música é uma linguagem universal… conecta toda a humanidade de uma forma única e espetacular.

Qualquer um pode cantar e se divertir com as brincadeiras sonoras! Comece assim: escolha uma música fácil e simples e que mexa com o seu coração. Preste atenção à melodia… escute cada palavra, cada acorde, cada nota… tente reproduzir baixinho, acompanhando a gravação… vá se familiarizando com este ambiente e praticando por 5, 10 minutinhos diários… e pronto, é assim que se começa a navegar pelos mares do universo musical.


4. Abrace!

Porque abraçar é energizante, rompe barreiras e conecta “coração com coração”.

É uma forma natural e pura de permutar energia com todos os seres e com o planeta… uma oportunidade preciosa para compartilhar e receber ótimas vibrações. O abraço gera afeição, carinho, respeito. Sensibiliza, amolece, tira o gelo, remove mágoas, perdoa, acalma, alegra, motiva, inspira.Então, por que não? Abrace um amigo, a família, seu cãozinho, uma árvore. Abrace alguém que está triste, ou sozinho. Abrace uma causa. Abrace uma ideia.

Abrace com amor, com consciência, com o seu coração e com a sua alma.  E, sinta-se abraçado.


5. Tempere

O sucesso de um bom restaurante é a variedade do cardápio, a qualidade dos ingredientes e o carinho com que os pratos são preparados e servidos. Assim também se dá com a vida! O segredo está na escolha correta dos ingredientes além da maestria na arte de quantificar e mesclar sabores e aromas que deixam o seu cardápio mais vibrante e gostoso.

Minha dica é começar por uma boa faxina na despensa removendo os produtos vencidos ou que têm baixo valor “nutritivo”: sentimentos amargos, ácidos e azedos precisam desocupar as gavetas e os armários. Passe um pano úmido nas frestas das portas eliminando qualquer vestígio de maus pensamentos, ranços, vícios e padrões limitadores. Agora que o ambiente está “limpo” e você liberou um espaço considerável inclua os ingredientes suaves, leves e energizantes. Para começar sugiro: o amor, a paciência, a alegria e a compaixão… assim como a ética, o respeito, a bondade e a coragem… agora é só completar a lista com os seus ingredientes especiais e mágicos e em breve você já será um verdadeiro mestre cuca!

Agora é só temperar e degustar. “Bon appétit”!


6. Desconecte

Desligue, tire seu plugue da tomada! Vivemos na era dos excessos! Excesso de informação, excessos visuais e sonoros, excesso de gente, de carros, e-mails e propagandas, canais, antenas, séries, aplicativos… ficamos plugados no 220, recebendo informações por todos os poros, conectados a todas as mídias e canais eletrônicos: celular, microondas, tv, wi-fi, bluetooth, mídias sociais, x, y, z…. (socorrooooo!!!) Resultado: esquecemos de viver com simplicidade. Acordar sem pressa e tomar um café tranquilo, ir a pé para o trabalho ou fazer um caminho diferente e bonito mesmo que mais longo, ler um bom livro de papel, sentar na praça e escutar as crianças brincando, levar o cachorro para passear, regar as plantas, “conversar” com as plantas, tirar uma soneca após o almoço, preparar uma refeição original para alguém que merece este carinho. Viver uma vida ao vivo e a cores… presencialmente, integralmente… sentindo cheiros, sons, sabores… percebendo a pulsação e a vibração de quem está ao seu lado… lendo expressões faciais… sentindo o coração se arrepiar e se emocionar com a vida que acontece aqui e agora. Por 1 hora diária que seja, desconecte-se do mundo virtual e dos excessos e entre no mundo da realidade simples, palpável e natural.


7. Agradeça! 

Definitivamente este é um hábito que todos nós precisamos adotar com urgência: a “gratidão, genuína e sincera”.  Gratidão… à vida, à infância, aos nossos filhos, nossos pais e ancestrais. Gratidão aos mestres, aos guias, aos educadores… ao planeta que alimenta, ao Sol que mantém a vida e às plantas e animais… Gratidão aos colaboradores, aos pacificadores e aos mestres espirituais… aos mártires que fizeram a história e àqueles que sacrificaram sua vida anonimamente… Gratidão aos nossos amigos e vizinhos, a nossos parceiros e companheiros… ao guarda da rua, ao bombeiro, ao servente da cantina escolar… ao motorista de ônibus, ao músico que canta no bar, ao gari que varre nossa sujeira, todo dia. Gratidão aos poetas, aos estetas, e à inspiração insana e louca dos artistas apaixonados… aos terapeutas, aos xamãs, aos médicos e enfermeiros… a lista é infindável… faça a sua e comece a praticar!

E se você separou um tempinho precioso e leu este texto até aqui, faço o meu voto de gratidão especial a você, pela sua presença. Agora é com você! Incorpore esses hábitos!

Espero que pratique bastante e colha ótimos frutos!

Namastê!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: janifest / 123RF Imagens



Deixe seu comentário