7 motivos para NÃO abrir mão do sonho de ser feliz:

Quantas pessoas você conhece que são realmente felizes?

E você? É feliz de verdade? Não estamos falando de uma vida ilusória, na qual ostentam-se carros, viagens e jantares caríssimos, mas de um estilo de vida que independa de bens materiais. Sim, a felicidade é um estilo de vida, e abrir mão do sonho de alcançá-la significa abdicar de uma série de benefícios aos quais só quem é feliz tem acesso.

Vivemos atualmente em uma sociedade imediatista, em que tudo o que “não serve” é rapidamente encaminhado ao descarte. O problema começa quando isso deixa de se aplicar somente a objetos e acaba estendendo-se à forma como agimos com as pessoas e com nossos próprios sonhos.

Se você está começando a acreditar que alcançar a felicidade não passa de utopia ou, pior, que trata-se de uma mera bobagem que não deve ser levada em conta, saiba que há muitos motivos pelos quais vale a pena lutar para ser feliz. Quer ver?

1. Desistir significa aceitar a derrota

Se você optar por continuar lutando pelos seus sonhos, pode ser que eles se realizem ou não. A possibilidade de que dê tudo certo existe, assim como a de que algo dê errado e você continue da forma que está hoje, sem perdas nem ganhos.

Quando você desiste, é certo que você não vai conseguir. Afinal, se as coisas já não são fáceis para quem tenta, imagine para quem deixa de tentar. Sendo assim, pense se não é melhor arriscar e ter uma chance (mesmo que pequena) de conseguir do que simplesmente conformar-se com a derrota.


2. O sucesso pode estar mais perto do que você imagina

Quantas pessoas nadam, nadam e acabam morrendo na praia? Você já ouviu esse ditado? E ele pode se aplicar perfeitamente à nossa realidade. Muitas vezes, o nosso objetivo está muito mais próximo do que imaginamos, mas preferimos desistir e acreditar que ainda levaríamos muito tempo para chegar a ele.

Com isso, alguns desistem estando apenas a alguns passos da linha de chegada. Se você está considerando desistir, pense que o seu objetivo pode estar a poucos passos e continue lutando.

Um exemplo disso é Stephen King, que se tornou famoso pelos seus livros. A primeira obra que escreveu acabou indo parar no lixo quando ainda estava incompleta: ele se sentia incapaz de terminá-la e publicá-la. Mas sua esposa foi lá, recolheu as folhas do cesto e o convenceu a terminar a história para ela, que estava ansiosa para saber o final. Contar com alguém para nos encorajar também faz a diferença.


3. A felicidade não está somente no topo

Se você pensa que só será feliz quando todos os seus sonhos estiverem realizados, pare um pouco para refletir: só o fato de lutar por eles te faz estar a cada dia mais próximo dessa realidade.

É possível (e necessário) ser feliz durante todo o processo. Comece a ser feliz hoje mesmo, quando decidir começar a lutar pelo seu sonho, e, dessa forma, você nem pensará em desistir.


4. Os esforços têm uma razão de ser

Muitas pessoas pensam em desistir porque não é fácil atingir um objetivo. Mas você já parou para pensar que, se fosse fácil, não faria sentido?

Conseguir o que todos conseguem não demanda esforços e nem estratégias, mas, se você realmente quer chegar aonde poucos chegam, precisa fazer o que poucos fazem.

E todos os obstáculos e dificuldades que você encontrar pelo caminho vão torná-lo mais forte e preparado para quando as conquistas chegarem.


5. Não se vive sem fazer escolhas

Se você pensa em desistir porque não sabe qual caminho escolher para chegar à felicidade, lembre-se de que a nossa vida é pautada por escolhas. Não é possível viver sem elas. O simples fato de comer cereal em vez de pão no café da manhã implica uma escolha.

Muitas pessoas desistem de suas escolhas por não aceitarem que, quando você elege uma opção, é preciso esquecer todas as outras. Ficar pensando em como tudo seria se você tivesse escolhido outro caminho vai impedi-lo de prosseguir com a sua escolha.

E a tendência é que o pensamento se repita, caso você mude de escolha. Portanto, se você já decidiu o que quer, imponha para si mesmo que é impossível voltar atrás e siga em frente.


6. É a esperança que move nossas vidas

Você já pensou no quanto uma vida sem esperança torna-se vazia e sem sentido? Você conhece a história de Nelson Mandela? Nos anos em que viveu na prisão por lutar pela liberdade do seu povo, a esperança foi o único canal que o manteve vivo.

Entender o porquê da sua luta e ter fé de que os seus objetivos são possíveis também são formas de felicidade.


7. Abrir mão do sonho traz infelicidade

Você não é feliz porque desistiu dos seus sonhos ou não luta mais por seus sonhos porque não é feliz? O simples fato de desistir de lutar por algo em que você acredita funcionará como uma espécie de atestado para si mesmo de que você não é capaz. E é quase certo que isso trará infelicidade.

A partir de então, inicia-se um círculo vicioso em que você se sente infeliz e não se anima a lutar pelos seus sonhos. Essa vida sem propósito só trará mais infelicidade e menos vontade de lutar. É necessário quebrar esse ciclo e conscientizar-se de que ser feliz também depende de ter um sonho, independentemente de já ter realizado outros.

O grande segredo é parar de inventar desculpas para si mesmo e abandonar as suas crenças limitantes, que o impedem de acreditar que você é merecedor da felicidade e de tudo o mais que a vida tiver a lhe oferecer. Feito isso, você estará finalmente preparado para viver seus sonhos e ser feliz com suas escolhas, sejam elas quais forem.


Então, curtiu essas informações? Se você gostou, aproveite e compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!



Deixe seu comentário