7 RAZÕES PELAS QUAIS A ESCRITA É TÃO BOA PARA O NOSSO CÉREBRO:

Você se lembra da última vez que escreveu algo à mão?

Uma pesquisa mostra que o nosso cérebro se beneficia da escrita de várias maneiras.

De acordo com o Dr. Marc Seifer, grafólogo, especialista em caligrafia, e autor, essa são as principais formas através das quais a caligrafia ajuda os nossos cérebros.

1.A escrita tem um efeito calmante

Ao escrevermos uma frase calmante, exercemos um tipo de grafoterapia, diz Seifer. Escrever algo como: “Eu vou ser mais sereno” vinte vezes por dia pode, de fato, exercer esse efeito, especialmente em pessoas com transtorno de déficit de atenção.

“Isso torna a pessoa mais calma e reestrutura o cérebro”, acrescenta.


2.Coordena hemisférios cerebrais

7-razoes-pelas-quais-a2

Escrever algo em letra cursiva, por mais desatualizado que pareça, coordena hemisférios do cérebro. No entanto, a profundidade com a qual usamos as duas partes do nosso cérebro difere de pessoa para pessoa.


3.Aumenta a aprendizagem

Escrever notas é uma das melhores maneiras de estudar e adquirir novos conhecimentos. A razão é que a escrita à mão estimula uma parte do cérebro chamada de SAR ou sistema de ativação reticular. De acordo com Lifehacker, o SAR filtra todas as informações que precisa de processadas pelo cérebro, priorizando as coisas em seu foco imediato no momento da escrita. Isto é impulsionado pelo ato físico da escrita. Um estudo de 2010 mostrou que as áreas do cérebro que estão relacionadas com a aprendizagem foram estimuladas muito mais quando as crianças escreveram palavras como “nave espacial”, em vez de simplesmente se concentrarem na palavra.


4.Afasta distrações

O computador é um mestre em desperdiçar o seu tempo. Porém, há coisas boas na internet também. Um estudo de 2012 sugeriu que pausas de 5 minutos para navegar no BuzzFeed ou Tumblr pode até aumentar a sua produtividade no trabalho. No entanto, quando você se cansar de GIFs e tiver que escrever, tentar fazê-lo com uma caneta e papel. Isso te fará apreciar a falta de distração que é muito comum na internet.


5.Mantém as mentes afiadas, apesar do envelhecimento

A caligrafia é uma ferramenta incrível para pessoas que querem manter a nitidez de suas mentes à medida que envelhecem. “A escrita à mão ajuda a manter a mente ágil e auxilia na solidificação de memórias”, diz Kelsey Poe, Diretor de Marketing & Vendas da CMP. “Manter um diário escrito à mão pode realmente aguçar a mente e aumentar memórias.”


6.Melhora a memória

Vamos supor que você está na sala de aula, fazendo anotações. Talvez seja mais rápido usar o seu notebook, mas você já pensou que anotar suas notas à mão pode aumentar a sua capacidade de lembrar de todas as informações mais tarde? De acordo com muitos psicólogos, a escrita melhora e aprimora a memória, um efeito que é evidente em crianças e adultos.

“Existe uma considerável pesquisa mostrando que entre crianças em desenvolvimento, aquelas que escrevem com a mão têm memória mais forte”, disse Seifer.


7.Ativa seu cérebro mais do que a digitação

7-razoes-pelas-quais-a3

A caligrafia faz você usar mais do seu cérebro. As regiões do cérebro que estão associadas com a leitura são estimuladas ao escrever com a mão apenas, e não ao mandar mensagens pelo celular ou digitar.

“Uma das principais diferenças é o movimento. Isso implica o córtex, motor do cérebro, então … você está ativando uma parte maior do seu cérebro do que quando simplesmente digita”, disse Seifer.

___________

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Life Hack



Deixe seu comentário