publicidade

7 razões pelas quais a escrita é tão boa para o nosso cérebro:

Você se lembra da última vez que escreveu algo à mão?



Uma pesquisa mostra que o nosso cérebro se beneficia da escrita de várias maneiras.

De acordo com o Dr. Marc Seifer, grafólogo, especialista em caligrafia, e autor, essa são as principais formas através das quais a caligrafia ajuda os nossos cérebros.

1.A escrita tem um efeito calmante

Ao escrevermos uma frase calmante, exercemos um tipo de grafoterapia, diz Seifer. Escrever algo como: “Eu vou ser mais sereno” vinte vezes por dia pode, de fato, exercer esse efeito, especialmente em pessoas com transtorno de déficit de atenção.


“Isso torna a pessoa mais calma e reestrutura o cérebro”, acrescenta.


2.Coordena hemisférios cerebrais

7-razoes-pelas-quais-a2

Escrever algo em letra cursiva, por mais desatualizado que pareça, coordena hemisférios do cérebro. No entanto, a profundidade com a qual usamos as duas partes do nosso cérebro difere de pessoa para pessoa.



3.Aumenta a aprendizagem

Escrever notas é uma das melhores maneiras de estudar e adquirir novos conhecimentos. A razão é que a escrita à mão estimula uma parte do cérebro chamada de SAR ou sistema de ativação reticular. De acordo com Lifehacker, o SAR filtra todas as informações que precisa de processadas pelo cérebro, priorizando as coisas em seu foco imediato no momento da escrita. Isto é impulsionado pelo ato físico da escrita. Um estudo de 2010 mostrou que as áreas do cérebro que estão relacionadas com a aprendizagem foram estimuladas muito mais quando as crianças escreveram palavras como “nave espacial”, em vez de simplesmente se concentrarem na palavra.


4.Afasta distrações

O computador é um mestre em desperdiçar o seu tempo. Porém, há coisas boas na internet também. Um estudo de 2012 sugeriu que pausas de 5 minutos para navegar no BuzzFeed ou Tumblr pode até aumentar a sua produtividade no trabalho. No entanto, quando você se cansar de GIFs e tiver que escrever, tentar fazê-lo com uma caneta e papel. Isso te fará apreciar a falta de distração que é muito comum na internet.


5.Mantém as mentes afiadas, apesar do envelhecimento

A caligrafia é uma ferramenta incrível para pessoas que querem manter a nitidez de suas mentes à medida que envelhecem. “A escrita à mão ajuda a manter a mente ágil e auxilia na solidificação de memórias”, diz Kelsey Poe, Diretor de Marketing & Vendas da CMP. “Manter um diário escrito à mão pode realmente aguçar a mente e aumentar memórias.”


6.Melhora a memória

Vamos supor que você está na sala de aula, fazendo anotações. Talvez seja mais rápido usar o seu notebook, mas você já pensou que anotar suas notas à mão pode aumentar a sua capacidade de lembrar de todas as informações mais tarde? De acordo com muitos psicólogos, a escrita melhora e aprimora a memória, um efeito que é evidente em crianças e adultos.

“Existe uma considerável pesquisa mostrando que entre crianças em desenvolvimento, aquelas que escrevem com a mão têm memória mais forte”, disse Seifer.


7.Ativa seu cérebro mais do que a digitação

7-razoes-pelas-quais-a3

A caligrafia faz você usar mais do seu cérebro. As regiões do cérebro que estão associadas com a leitura são estimuladas ao escrever com a mão apenas, e não ao mandar mensagens pelo celular ou digitar.

“Uma das principais diferenças é o movimento. Isso implica o córtex, motor do cérebro, então … você está ativando uma parte maior do seu cérebro do que quando simplesmente digita”, disse Seifer.

___________

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.