6min. de leitura

7 razões pelas quais você precisa de mais abraços (apoiadas pela Ciência)!

O estresse tornou-se constante na vida de muitos, afetando a vida familiar, o trabalho e todas as ações do cotidiano. As pessoas usam todos os tipos de “métodos” para manter o estresse sob controle, mas um simples abraço é uma coisa que está disponível para todos, é gratuito e tem efeitos maravilhosos sobre o estresse e a energia negativa.


A pesquisa sobre os efeitos do abraço concluiu que é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de viver uma vida feliz e relaxada. É importante envolver sua mente em torno dos fatos que mostram a importância de abraçar alguém e ser abraçado.

Abaixo estão 7 razões cientificamente comprovadas para dar, e receber, mais abraços:

1. Ajuda na criação de relacionamentos

Um abraço no momento certo pode ter um enorme impacto no dia de alguém e pode até afetar sua maneira de agir. A ação do abraço pode ter uma carga emocional a ser recebida por aquele que precisa, mas é uma via de mão dupla e a ligação psicológica entre os protagonistas faz  com que ambos criem relações amigáveis.


2. Alivia a dor

O ato de abraçar faz com que o cérebro libere o hormônio oxitocina, responsável, geralmente, por fazer com que as mães se esqueçam sobre a dor do nascimento. Desta forma, as pessoas tendem a esquecer todos os aspectos negativos de suas vidas, as dores que sofreram e se concentram mais nos aspectos positivos e no que podem conseguir a partir desse momento.



3. Diminui a pressão sanguínea

Ao considerar este aspecto, é facilmente observável que sua mente não é a única que se beneficia dos abraços, seu corpo também. Enquanto você está abraçando alguém, seus receptores da pele escolhem esses sinais e certos nervos do seu corpo os enviam para o cérebro. Esse sentimento de segurança e bem-estar é então transmitido por todo o corpo e ao final do coração, relaxando seus músculos e veias e diminuindo sua pressão sanguínea.


4. Abraços curam o coração

Um estudo realizado pela NC University revelou o fato de que as pessoas que foram impedidas ou simplesmente não tiveram nenhum contato com seus entes queridos apresentaram um aumento nas batidas cardíacas, de forma geral. Isso também tem a ver com o estresse e a tensão acumulados no corpo, que forçam o coração a bombear sangue através de artérias mais difíceis, o que dificulta o fornecimento do mesmo fluxo sanguíneo. Por outro lado, as pessoas que foram submetidas abraços constantes mostraram metade do número de batimentos cardíacos, um coração mais relaxado e maiores chances de uma vida longa e feliz.


5. Impulsiona a autoestima e elimina o medo

Ao abraçar alguém, as pessoas tendem a dar um impulso à sua autoestima e temem menos o que os outros podem pensar sobre si mesmas, e o sentimento de medo e todos os seus aspectos (morte, fracasso, solidão) é reduzido ao mínimo. A ideia de proteção e fuga pode ser instintivamente vista no caso de crianças que abraçam um ursinho ou um cobertor e de repente se sentem seguras. Este instinto permanece conosco ao longo de toda a nossa vida, estando nós conscientes disso ou não, e tem efeitos espetaculares sobre a nossa saúde, quando menos esperamos.



6. Ajuda crianças a crescerem harmoniosamente

O abraço tem efeitos extraordinários na saúde dos nossos filhos e os ajudam a crescerem saudáveis e felizes. Foi descoberta uma ligação entre o apoio emocional a nossos bebês e o quão emocionalmente estáveis ​​eles se tornam, quando adultos. Estudos também mostraram que abraçar aumenta o quão bem eles podem gerenciar situações estressantes e quão fácil podem estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Aproveite qualquer oportunidade de abraçar seus filhos e mostrar-lhes o amor que puder, isso ajudará ambos.


7. Conforta os mais velhos

O maior medo de qualquer pessoa mais velha é a solidão e o isolamento da sociedade. Dizem que a solidão age mais como uma doença do que, simplesmente, como uma situação, e às vezes o estresse causado pela solidão pode causar a morte prematura dessa pessoa. O abraço pode ser uma solução para ajudar os mais velhos a sentirem um pouco de felicidade, todos os dias – e não importa se é alguém que conhece ou uma pessoa estranha, os efeitos são os mesmos porque esses processos químicos positivos são iniciados no corpo, independentemente da idade.


8. Relaxa os nervos

Estudos mostraram uma melhora no funcionamento do sistema nervoso em pessoas que estavam abraçando. Nós somos seres elétricos, mesmo que carreguemos apenas uma pequena carga, e ao abraçar, a condutância do sistema nervoso ao nível da pele provou ser mais equilibrado e os nervos mais relaxados. Ao relaxarmos nossos nervos (através dos abraços), liberamos a tensão que faz a nossa vida parecer tão difícil, às vezes.

________

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Power of Positivity





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.