6min. de leitura

7 sinais de que alguém está tentando te manipular psicologicamente:

Pessoas que manipulam os outros estão entre as mais egocêntricas.

Elas servem os seus próprios interesse, muitas vezes às custas de uma vítima inocente. Métodos empregados por manipuladores podem ser caracterizados como abusivos, enganosos, desonestos e exploradores.


Embora suas ações sejam certamente maliciosas, os manipuladores são espertos e inteligentes. O ato da manipulação envolve processos deliberados e complexos de pensamento; algo que só pode ser alcançado por uma pessoa que usa a psicologia humana em sua vantagem.

“A manipulação psicológica é um tipo de influência social que visa mudar o comportamento ou a percepção dos outros através de táticas abusivas, enganosas ou subjugadas.” – Harriet Braiker, escritor.

Dr. George K. Simon, psicólogo clínico e especialista mundial em “manipuladores, outros com personalidades perturbadas e suas vítimas”, cita três requisitos para uma manipulação bem-sucedida:

(1) Esconder comportamentos e intenções agressivas.


(2) Compreender as deficiências psicológicas da vítima, para determinar qual método melhor alcançará os resultados desejados.

(3) Um grau incomum de crueldade; não tendo receio de infligir dano a uma vítima desconhecida.


Frequentemente, devido às técnicas inteligentes que os manipuladores usam, a vítima descobre suas intenções através de uma simples intuição. A vítima sente que algo está errado.


Aqui estão 7 sinais de que alguém pode estar tentando manipulá-lo psicologicamente:

1. A pessoa insiste em “ouvir a sua história” primeiro

Esta primeira tática é aquela que muitos vendedores utilizam – e muitas vezes é bastante útil. Este é um meio de tentar avaliar quaisquer pontos fortes ou fracos percebidos, estes últimos serão usados ​​para dar-lhes algum tipo de “apoio” em suas táticas de manipulação.

Um manipulador pode fazer isso repetidamente. Se você suspeitar que alguém está fazendo isso com você, recuse-se a conversar.


2. A pessoa utiliza “sobrecarga de informações” para tentar confundi-lo

Manipuladores espertos podem tentar oprimir o outro com fatos dos quais ela tenha pouco conhecimento (por exemplo, estatísticas, dados, eventos). Um comportamento semelhante pode ocorrer também em vendas e outras discussões relacionadas a negócios.

Ao contrário de um vendedor experiente, no entanto, um manipulador usa essa tática exclusivamente para seu próprio ganho. Ele tentará estabelecer credibilidade através de seu “conhecimento especializado”, esperando ser capaz de controlar a situação à sua vontade.

Se você está nesta situação, é uma boa ideia usar seu melhor julgamento ou, simplesmente, ir embora.


3. Ergue sua voz

Alguns manipuladores podem levantar a voz ao tentar manipular agressivamente alguém. Manipuladores que se engajam neste comportamento estão tentando fazer alguém ceder às suas demandas.

Quando nesta situação, é melhor ir embora ou, simplesmente, “dizer não” a quaisquer demandas.


4. Faz – ou tenta – fazer você se sentir inseguro

Pessoas inseguras são, muitas vezes, um alvo para manipuladores, pois a insegurança é percebida como uma fraqueza grave por esses mentirosos e enganadores. Manipuladores tentarão maneiras diferentes de criar uma sensação de insegurança ou inferioridade, como humor negativo e sarcasmo. Eles, muitas vezes, farão piadas de sua aparência, hábitos de trabalho e até mesmo de sua vida pessoal.

O primeiro passo é resistir a essa provocação. O segundo passo é deixar claro que este tipo de conversa é inaceitável e não desejada. Ou, claro, apenas afastar-se permanentemente.


5. Ela vai “se fazer de boba” algumas vezes

Fingir ignorância é uma arma secreta no arsenal de um manipulador. Esta é uma tática comumente observada no local de trabalho, onde o instrutor insistirá em “se fazer de burro” – uma técnica passivo-agressiva usada para esconder alguma coisa ou evitar uma obrigação.

Não tenha medo de desmascarar a pessoa, se você estiver confiante em sua interpretação do comportamento dela. Recuse-se a assumir responsabilidades que não fazem parte de sua função.


6. Manipula fatos

Os manipuladores são, na maioria das vezes, mentirosos compulsivos e patológicos. Não é nenhuma surpresa, então, que eles mudem a verdade, em uma tentativa de ganhar algum tipo de vantagem. Eles culparão pessoas inocentes, exibirão preconceitos, exagerarão, “esquecerão” informações importantes, darão desculpas, etc., etc.

Além de respeito por sua humanidade, os manipuladores não merecem nada. Então, você não tem que ficar de braços cruzados enquanto essas pessoas o alimentam com mentiras.


7. Faz pressão indevida

Manipuladores aplicam uma quantidade excessiva de pressão sobre alguém, em uma tentativa de levar a pessoa a tomar uma decisão antes de estar pronta. Eles criam uma falsa sensação de urgência na tentativa de elevar o nível de tensão. Claro, isso é tudo uma farsa – uma exibição teatral com um motivo subjacente, que é suprimir a capacidade de tomada de decisão da vítima e tomar o controle.


Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity

 





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.