Comportamento

7 táticas de manipulação mais nocivas dos narcisistas:

Existem dois tipos de narcisistas. Um tipo são as pessoas obcecadas com sua roupa, penteado e tudo o que envolve a aparência, ou o que possuem.



Esse tipo de narcisismo existe em um espectro. O outro tipo, no entanto, é um transtorno psiquiátrico genuíno, e se você não estiver preparado, tornar-se-á vítima de manipulação narcisista.

Os indivíduos que cumprem os critérios para o transtorno de personalidade narcisista usam táticas extremamente manipuladoras ao lidar com relacionamentos. Isto é devido à sua desonestidade, falta de empatia e tendência a ser explorador.

Reconhecer sua influência nociva e remover-se do controle da manipulação narcisista é a melhor coisa que você pode fazer para proteger seu bem-estar mental e emocional.


Aqui estão 7 das táticas de manipulação narcisista mais nocivas:

1.Vergonha pública ou privada

Seja em um ambiente público, ou na privacidade de sua própria casa, um narcisista fará comentários que menosprezam você. Eles derivam o prazer de fazer os outros sentirem-se pequenos, fracos ou menos inteligentes. Essa forma de manipulação é sutil – perigosamente. Você não vai reconhecê-la sob o pretexto de “Estou só brincando.” “Você não sabe brincar?” Ou “Estou apenas tentando ajudá-lo”. Eventualmente, você começará a confiar em suas palavras prejudiciais. Ou melhor, você confiará na esperança de um dia tornar-se “bom o suficiente”. Confie, você já é bom o suficiente.



2. Reforços de terceiros

É claro que o narcisista precisa de apoio. Seu ego é enorme e frágil. Isso significa que, independente  do que você diga, ou da lógica que você use, ou de quais fatos você tem do seu lado, você não ganhará. Você não pode. Eles já influenciaram seus amigos ou colegas e os convenceram a ficar do seu lado. Sem o seu conhecimento.


3. Minimizar o seu valor


Quando seu relacionamento começou, o narcisista elogiou e fez você se sentir como se vocês pudessem ser a melhor dupla que já andou pela Terra. Você estava tão feliz – ou pensou que estava. Então, ele começou a mudar as coisas. Os elogios transformaram-se em coisas que você precisava mudar.


4. Perpetuar o papel de vítima

Apesar de você ser aquele que está sendo vitimado, o narcisista irá agir como se fosse ele. Você pode lhe dizer que falar com ele é difícil, e ele vai responder algo como, “Veja?! Eu simplesmente não consigo passar por você.” Ele, literalmente, não faz sentido, e suas palavras farão você questionar se realmente é o culpado. Talvez, você simplesmente não tenha sido, suficientemente, claro. Não se apaixone por esse tipo de manipulação.



5. Gaslighting

Cada um desses tipos de manipulação pode prejudicar nossa saúde mental e emocional, e isso acontece porque começamos a duvidar de nós mesmos e de nossa sanidade. Começamos a questionar se realmente dissemos algo, ou se ele nunca disseram alguma coisa, ou se todos os outros veem o mesmo que nós. Bem, a menos que viva com ele, a outra pessoa não vai ver o que você vê. Gaslighting funciona excepcionalmente bem para o narcisista porque não há provas. Você não pode provar como ele se sente, e você não pode provar se ele disse algo ou agiu irracionalmente. Claro, você poderia gravá-lo, mas então seria o louco. Mais uma vez, tudo se volta para fazer você confiar nele.



6. Controlar tudo

A conversa, as refeições, as saídas sociais, as contas – literalmente – tudo. O narcisista sente a necessidade de controlar essas coisas para que seja o centro de atenção e o foco principal do relacionamento. Se você quiser falar sobre o seu dia, fale com ele. Mas saiba que ele não vai ouvir você, ele não lembrará de nada que você disser, e a conversa abrangerá imediatamente o dia dele. Isso eventualmente faz com que você esqueça tudo sobre si mesmo e o que deseja. Assim que o relacionamento atingir este nível de manipulação, pare e pergunte-se o que está fazendo e o que você pode fazer para melhorar sua vida.


7. Projetar-se


Lembre-se, o narcisista é impecável. Então, se ele está chateado com algo no trabalho, ou se ele foi conscientizado de um dos seus muitos atributos “impecáveis”, ele vai levá-lo para você. E adivinha? Você não estará preparado. Você não pode estar. Quando você diz algo que desencadeia seu comportamento, torna o alvo de sua agressão. Isso não é apenas perigoso para sua saúde mental e emocional, mas também pode prejudicar sua saúde física. Os níveis de cortisol aumentam quando seus níveis de estresse são elevados, e isso em excesso pode causar problemas cardíacos.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence


16 citações inspiradoras sobre sonhar e acreditar:

Artigo Anterior

9 problemas psicológicos ligados a mau comportamento dos pais:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.