4min. de leitura

8 ALIMENTOS QUE MULHERES DEVEM COMER + 5 ALIMENTOS A EVITAR PARA A BALANÇA HORMONAL

O que você come regula muitos aspectos do funcionamento do corpo, incluindo a secreção de alguns hormônios. Sua dieta pode realmente te ajudar a manter um peso corporal saudável e retardar o processo de envelhecimento.



Abaixo está uma lista de alimentos para comer (e evitar) que irá ajudá-lo a manter um equilíbrio hormonal saudável.

As mulheres mais jovens podem achar essas dicas úteis para equilibrar seus humores (particularmente durante os ciclos menstruais), enquanto as mulheres mais velhas podem achar essa lista benéfica para lidar com perimenopausa ou menopausa.

COMA ESTES ALIMENTOS PARA O EQUILÍBRIO HORMONAL

Aves, peixes gordos e proteínas de soja

Todas estas fontes de proteína fazem mais do que apenas te ajudar a manter o tecido magro. Pesquisa descobriu que mulheres na menopausa perdem mais peso quando a maior parte da sua proteína vem desses alimentos. Algumas evidências sugerem que o consumo de alimentos de soja também pode ajudar a aliviar as ondas de calor. Os peixes gordos, como salmão, cavala, e sardinha, também protegem contra humores azuis, doenças cardíacas e câncer.



Vegetais crucíferos

Brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor e couve chinesa podem combater o excesso de estrogênio para diminuir o risco de câncer de mama. O excesso de estrogênio pode ocasionar pré-menopausa em mulheres que estão acima do peso ou obesas.


Vitaminas do complexo B

A falta de alimentos ricos em vitamina B pode contribuir para sentimentos de depressão. Consuma alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como grãos integrais e carne magra.


Aspargos, melões, e agrião

Estes alimentos ajudam a combater um dos sintomas de meia-idade mais irritantes: inchaço.



EVITE ESSES ALIMENTOS PARA O EQUILÍBRIO HORMONAL

Açúcar

Açúcar mascavo, branco, de alta frutose xarope de milho, chame-o por qualquer nome, foi comprovado que o açúcar exagera os sintomas hormonais nas mulheres. Por isso é importante limitar a ingestão de açúcares.

Um estudo da Universidade de Pittsburgh em mulheres entre 50 e 60 anos mostrou que aquelas que diminuíram seu consumo de sobremesas e bebidas adoçadas com açúcar perderam mais peso do que aqueles que não diminuíram, tanto no curto prazo, quanto quatro anos mais tarde.


Bebidas cafeinadas

Você pode beber café e chá com uma colher de sopa de leite desnatado ou baixo teor de gordura. Saiba, no entanto, que as bebidas cafeinadas podem desencadear ondas de calor. Se você está lutando contra suores noturnos, reduza sua ingestão de cafeína.


Álcool

Como a cafeína, o álcool pode provocar ondas de calor. Embora você possa beber um copo de vinho ou uma cerveja no jantar, substituindo a sobremesa, diga não ao álcool se você estiver tendo ondas de calor.


Alimentos ricos em gordura

Um estudo com cerca de 17 mil mulheres descobriu que aquelas que relataram comer principalmente alimentos com baixo teor de gordura como frutas, legumes e grãos integrais, relataram menor incidência de ondas de calor.


Alimentos picantes

Segure o molho quente se quiser minimizar as ondas de calor! Prefira ervas e especiarias leves para darem sabor à comida.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.