Bem-EstarMeditaçãoQualidade de vida

8 crenças amplamente difundidas que você vai reconsiderar depois de começar a meditar

57

A meditação diária, como muitas outras práticas fundamentais, pode lançar luz sobre algumas das crenças mais próximas e queridas que temos sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos.



Com tempo e prática, algumas dessas crenças serão remodeladas, enquanto outras podem ser completamente substituídas por níveis mais elevados de compreensão que você vai inevitavelmente vivenciar.

Meus 15 anos de meditação me influenciaram a reexaminar várias das minhas crenças mais fieis sobre o funcionamento da vida, e meu lugar nela.

Aqui estão algumas das crenças mais comumente aceitas que ouvi outros meditadores questionarem depois de seus primeiros anos de meditação diária:


1. “A felicidade é uma escolha.”

Meditar regularmente faz você perceber que a felicidade é, na verdade, menos escolha e mais subproduto do trabalho interno consistente. Pense nisso como derrubar uma árvore. Meditação consistente é como lançar um machado no tronco de sua árvore do desespero. Eventualmente ela cairá, quer você queria ou não.

Você sabe que está estabilizando a verdadeira felicidade quando tem maior desejo de seguir o fluxo, e menos necessidade de controlar as pessoas, lugares e resultados.



2. “Eu não tenho tempo para meditar.”

Antes de meditar, muitas pessoas assumem que não têm o tempo extra necessário para meditar.

Como dito acima, a meditação faz de você uma pessoa mais feliz (quer você goste ou não!) E pessoas felizes tendem a dormir melhor, ser mais saudáveis e fazer melhores escolhas de vida. Quando você está feliz e saudável pode se sentir mais realizado, com tempo extra de sobra para a família e amigos, atividades criativas e, claro, mais meditação.



3. “Eu já atingiu o pico.”

Você já sentiu que está tão preenchido como jamais vai ser? Ou que a vida é dura e as pessoas são egoístas – ou talvez que você já viu tudo? Você já se acostumou a ter baixas expectativas com as pessoas, ou você constantemente se prepara para a decepção?

Mas quando você começar a meditar, percebe lentamente que tudo o que viveu até agora era apenas a ponta do iceberg. Você percebe que a vida é realmente cheia de alegria, espanto e admiração infinita. Você pode ver e experimentar a exibição da natureza ao seu redor, e é mágico.



4. “Meu maior trunfo é o tempo.”

Tempo é conhecido por ser o maior equalizador, porque todos temos o mesmo número de horas todos os dias. Mas, mais valioso do que estar no controle de seu tempo é ter mais energia adaptativa, porque uma coisa é certa – todos nós iremos experimentar uma série de mudanças nossas vidas. Todos os dias.

Para aqueles que não conseguem se adaptar à mudança, a vida se torna insuportável. Na minha experiência, a meditação aumenta sua capacidade de se adaptar ao mundo que está em constante mudança. Muitas vezes, não é o mundo que muda quando você começa a meditar, o que muda é sua perspectiva sobre o assunto. Como resultado, você será capaz de parar de levar as coisas para o lado pessoal, o que irá reduzir o excesso de reação, e sofrimento autoimposto. Isto irá permitir-lhe simultaneamente vivenciar a maravilha de sua vida.



5. “Fazer mais dinheiro é a resposta.”

No cotidiano, muitas pessoas vivem no pensamento de que mais dinheiro é a resposta para tudo. Elas sacrificam relacionamentos, atividades de desenvolvimento pessoal, exercícios, e alimentação saudável, tudo em nome de trabalhar mais para ganhar mais dinheiro.

Meditar não te torna menos preocupado com dinheiro, mas ao invés disso, te ajuda a priorizar suas experiências. Você vai priorizar atividades importantes para a construção e manutenção da felicidade e realização. Suas prioridades serão passar mais tempo com a família, cultivar amizades mais profundas, se exercitar e apreciar a natureza.

Depois de meditar, você pode até considerar conseguir um emprego que pague um pouco menos, mas seja mais gratificante. Talvez você até passe algum tempo sendo voluntário. Meditar te ajuda a ver que a moeda real da vida é a felicidade, e que não meditar é como deixar o dinheiro na mesa.



6. “Há um app para tudo.”

Há o Twitter para ver quais os tópicos de notícia, Yelp para descobrir quais restaurantes têm as melhores avaliações e Google Maps para guiá-lo.

Mas não há nenhum app para te mostrar qual a coisa certa a fazer em situações difíceis que todos enfrentamos regularmente.


Parte da razão pela qual a ansiedade é tão desenfreada na nossa sociedade, é porque há muito barulho para ouvir as mensagens intuitivas e sutis que emanam de dentro. A meditação ajuda a abaixar o volume do ruído incessante e amplificar a voz pequena, mas poderosa da intuição. Como qualquer meditador regular sabe, as melhores respostas encontram-se no silêncio.


7. “Resolver problemas é difícil.”

A meditação é conhecida por expandir a consciência, o que a torna uma das únicas soluções práticas para o dilema do qual Einstein nos alertou: ​​”Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou.”


Meditar regularmente ativa uma rede interna que faz com que a mente pense mais claramente e de forma eficiente. Em outras palavras, quando sua percepção mental se expande, você enxerga melhor as respostas para seus problemas.

É como quando você tenta se lembrar de algo e não consegue. Mas quando você esquece isso por um tempo vai fazer outra coisa, a resposta simplesmente aparece em sua consciência. A meditação faz com que isso aconteça frequentemente, o que te ajuda na resolução de problemas porque você pode tranquilamente fazer outra coisa com a confiança de que a melhor resposta virá quando necessária.


8. “Eu posso sofrer em isolamento.”

Nosso estado emocional é contagioso. Quando estamos infelizes, nós alimentamos infelicidade no mundo. E quando estamos felizes contribuímos com mais felicidade para o mundo. O mundo é um reflexo de nossos estados emocionais coletivos. Se quisermos viver em um mundo feliz e pacífico, devemos fazer o que for preciso para nos tornarmos felizes e pacíficos por dentro.

A meditação faz você mais pacífico, e, portanto, você se torna um cidadão mais feliz, mais produtivo ao mundo.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

7 sinais de que você está seguindo seu coração

Artigo Anterior

9 citações que você deve adotar em sua vida

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.