8 dicas de autoajuda para se conhecer mais e viver melhor:

Para vivermos nosso Propósito é imprescindível que nos conheçamos de verdade.



Quando sabemos exatamente quem somos, quais são nossos principais gostos e paixões, medos e inseguranças, aí sim estamos mais próximos de respirarmos nossas missões.

Eu selecionei as oito coisas que eu faço que mais me ajudam no meu processo de autoconhecimento e que me permitem viver diariamente o meu Propósito.

1. Leia muito, principalmente sobre os tópicos que você mais gosta:

Mesmo que não seja sobre desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, motivação ou estilo de vida, apenas o fato de você estar lendo algo pelo qual sente muito interesse, você já se energiza, além de estar aprendendo algo novo.



2. Passe tempo de qualidade com as pessoas que você mais ama:

Muitas vezes nós cometemos um erro que parece simples, mas faz muita diferença na soma dos nossos dias. Este erro é achar que estamos passando tempo com as pessoas que gostamos só por estarmos perto; no entanto, quantas vezes estamos almoçando com a nossa mãe sem tirar os olhos do celular, ou em um encontro com os amigos apenas preocupados em tirar a melhor foto para postar no Facebook, Instagram e todas as outras 356 redes sociais em que estamos? Procure trazer mais consciência para o momento presente fazendo algumas respirações mais profundas quando for encontrar estas pessoas queridas. Assim você cria maior conexão com o Agora e poderá desfrutar melhor estes encontros.


3. Incentive a própria curiosidade:

Você já se pegou curioso(a) a respeito de algum assunto que não parecia nem tão empolgante ou interessante assim e, depois de ir estudar, ler ou pesquisar a respeito, você notou que o aprendizado que esta curiosidade gerou em você foi enorme? Muitas vezes nós achamos que não temos tempo a perder, então tendemos a ficar vendo as coisas dentro daquela velha caixa, sob a mesma perspectiva. Acontece que quando incentivamos nossa curiosidade, é como se um mundo novo se abrisse a nossa frente; um mundo cheio de possibilidades.


4. Conecte-se com algo além de você:

Você pode chamar de Universo, Deus, Alá, Energia, Natureza, Todo, enfim, um destes inúmeros rótulos que damos a esta “coisa” que é maior que todos nós. Independente de como a chame, o mais importante é a conexão que você cria com ela. Conectar-se com algo além de você significa aceitar, independentemente de compreensão, que existe algo muito maior que você e que você pode apenas liberar, entregar, deixar fluir, quando as coisas estiverem pesadas demais, ou apenas agradecer a esta “coisa” que lhe permitiu ser exatamente quem é.



5. Apenas escreva:

Esta é uma dica bem importante! Deixa eu te contar uma coisa… Desde pequena eu tenho o hábito de escrever sobre a minha vida. Sobre o que aconteceu naquele dia, ou sobre meus sentimentos, ou sobre qualquer outro assunto que esteja pedindo licença para sair. Escrever isto tudo durante tanto tempo me proporcionou muito mais clareza sobre quem eu era, me ajudou nos momentos de decisões mais importantes e aliviou muitos sentimentos de tristeza ou raiva. Quando escrevemos, nós trazemos mais consciência para o assunto em questão, então estes benefícios que mencionei simplesmente fluem. Procure aquele caderninho que você ganhou e deixou de lado na estante e comece hoje mesmo.


6. Agradeça antes de receber:

Muitas pessoas têm o hábito de gratidão hoje em dia; está na moda, afinal, né? Entretanto, eu tenho notado que muitas delas agradecem após conseguirem algo ou por aquilo que elas já têm. Bem, eu tenho certeza que nós somos diferentes. Nós podemos perceber a importância de exercitarmos sentir a gratidão antes do motivo pelo qual estamos agradecendo se realizar. A gratidão é uma das energias mais altas que existe e que podemos sentir, então, agradecer antes visualizando aquilo que tanto queremos, automaticamente envia energia para a nossa intenção. Então, apenas agradeça antes e relaxe.


7. Expanda o medo:

Mexendo em uns textos antigos, eu encontrei uma frase que escrevi há bastante tempo e fez todo sentido para mim atualmente: “O medo me presenteou com a coragem.” Quando reli a frase fiquei refletindo um pouco sobre isto. Você já se sentiu com tanto medo que parecia ficar até mesmo paralisado? Pois é… Eu também já senti; isso acontece com todos nós, não é mesmo? No entanto, se nos debruçarmos neste assunto, nós percebemos que a coragem só existe porque existe o medo. Uma pessoa que vai voar de asa-delta pela primeira vez, se tem o funcionamento normal do cérebro, provavelmente vai sentir bastante medo. No entanto, ela toma coragem e vai, com medo mesmo. Sendo assim, uma coisa que aprendi com a minha terapeuta foi a expandir o sentimento de medo. À medida que eu expando o sentimento de medo dentro de mim, ou seja, deixo-o crescer no meu estômago revirado, na minha mente inquieta, nas minhas mãos frias e trêmulas e no suor da minha testa, proporcionalmente a minha coragem aumenta também. Então, eu sugiro que você se pergunte: aonde está faltando coragem na sua vida? É justamente aí que você precisa expandir o seu medo.


8. Permita-se antes de qualquer coisa:

Mesmo que seja um corte de cabelo novo… É isso mesmo! Muitas vezes nós queremos usar uma roupa X, ter um corte de cabelo Y e frequentar um lugar Z, mas simplesmente não fazemos. Começamos a adiar, e adiar, e adiar… Quando vimos, já virou o ano e não fizemos o tal corte de cabelo “que fica tão bem nela” ou usar aquela roupa “que parece ter disso feita para fulana”. Sabe qual a diferença? Estas pessoas se permitem. Elas se permitem fazer o novo corte da moda, se permitem usar a roupa que gostam mesmo não estando nem um pouco nos padrões atuais, se permitem fazer o que bem entendem… Enquanto isso, nós ficamos pensando: “Será que é pra mim?” ou “Acho que não combina comigo”… Realmente, enquanto não nos permitirmos, não será para nós mesmos. A partir de hoje, procure ficar alerta para quando ouvir sua mente falando estas afirmações e, na hora em que percebê-las, agradeça sua mente pela ajuda e conte a novidade para ela: “Agora, eu me permito!”

Um beijo,

Sua Coach,

Bruna

___________

Direitos autorais da imagem de capa: gladkov / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.