8 dicas para controlar a ansiedade:

Ela está presente em diversas pessoas e pode se agravar a qualquer momento.



Conhecida como uma das doenças da atualidade, chega a afetar grande parte da população brasileira. Já sabe do que estou falando? Não?

Calma, é a ansiedade, é claro. Desde as famosas borboletas no estômago antes de um encontro importante ou até o medo de sair de casa, tudo se resume a ela. Alguma vez sentiu desconforto causado pelo medo irracional ou uma situação que ainda nem aconteceu?

Confira alguns conselhos importantes para você saber como controlar a ansiedade e recuperar o seu bem-estar.

Mesmo que exista momentos de angústia, medo e insegurança causados pela ansiedade, lembre-se de que você está sempre rodeado de pessoas que o amam e se preocupam contigo. E se os sintomas da ansiedade se agravarem, procure ajuda. Não se esqueça: quanto mais cedo procuramos auxílio, mais rápido nosso corpo e mente se recuperam, ok?!


8 dicas de como controlar a ansiedade:

1. Tenha um diário para pensamentos negativos – Pode parecer algo infantil ou clichê, mas o poder da escrita serve de grande ajuda. Por isso, quando sentir que está se sufocando cada vez mais com pensamentos negativos e preocupações, escreva! Colocar em palavras o que está sentindo no momento pode ser difícil no começo, mas com o tempo você vai perceber quais pensamentos e atitudes devem deixar de lado. Que tal começar um diário hoje mesmo?


2. Distraia sua mente conversando – Com as diversas tecnologias que temos, o ato de conversar, mesmo que seja sobre o clima, está ficando para trás. Hoje nos falamos por poucas palavras e até emojis, mas já pensou em conversar com alguém sobre o que o aflige? Ainda que você tenha receio de conversar abertamente sobre sua ansiedade, tente ganhar confiança primeiro! Comece falando sobre assuntos menores, até ter a segurança para se abrir. Vale tentar!


3. Exercícios físicos podem ajudar de diversas formas, acredite! –Não estamos tentando encaixá-lo em uma dieta, relaxe! Mas a prática de exercícios físicos, ainda que seja apenas uma caminhada de 30 minutos, é de grande ajuda em como controlar a ansiedade. Isso porque o ato de caminhar libera endorfinas que melhoram seu humor, ajudam a dormir bem e, consequentemente, colaboram na luta contra a ansiedade.



4. Diário positivo – Similar à dica 1, para pensamentos negativos, entretanto, neste diário você anota o que o deixa feliz: seja momentos, pessoas, lembranças, tudo! Inclusive pequenas coisas que aconteceram no seu dia, mas que antes passariam despercebidas, de alguma forma. Quer um exemplo? Um contagiante “bom dia!” de alguém querido pode fazer a diferença. Que a sua felicidade vire rotina!


5. Reconheça os pensamentos e atitudes que podem agravar esses sintomas – Com a ansiedade tudo pode se tornar uma confusão de medos e desconforto, certo? Às vezes, ficamos confusos com o que estamos sentindo e o porquê desse mal-estar. Portanto, fazer uma reflexão do nosso dia a dia, das pessoas que nos cercam e dos nossos atos pode ajudar muito! Sente que alguém está sugando suas energias ou deixando-o cada vez mais ansioso? Talvez a melhor escolha seja afastar por um tempo, reflita. Acredite, é real!


6. Exercícios de respiração e meditação –Uma das dicas mais importantes de como controlar a ansiedade: aprenda a respirar e meditar, isso ajuda no equilíbrio da mente e do corpo. Na respiração está contido o segredo para controlar o nervosismo e incluso, a ansiedade. Na prática, lembra daquele exercício de “contar até 10” para se acalmar? Nele o organismo retorna ao seu ponto de equilíbrio, experimente da próxima vez que se sentir descontrolado.

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7. Faça do seu sono, sua prioridade – Quando nos sentimos ansiosos com as diversas possibilidades do dia seguinte, chega a insônia e navegamos no celular até a vontade de dormir surgir. Mas isso acaba sendo prejudicial para uma boa noite de sono. Nosso conselho é: experimente deixar o celular, apagar as luzes, televisão e descansar. O receio de algo futuro pode assustar, mas aos poucos esse medo vai cedendo, até que você adormeça e tenha uma maravilhosa noite de sono.


8. Busque ajuda médica – Sim, falar com um especialista pode ser fundamental para você que deseja saber como controlar a ansiedade. A saúde mental é uma das principais preocupações nos dias atuais, isso porque cada vez mais doenças como insônia, ansiedade e depressão atingem diversos brasileiros. Procure ajuda médica e converse sobre o que você está sentindo, lembre-se de que uma mente saudável é uma mente em sintonia com o seu eu.

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Direitos autorais da imagem de capa: bialasiewicz / 123RF Imagens

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