10min. de leitura

8 frases que criam bloqueios na criança. Descubra se você fala ou já ouviu alguma delas

Nos últimos dias, decidi que eu seria testemunha do que acontece ao meu redor, sem exatamente me prender à cena, mas prestando atenção em como eu reajo internamente a elas. A relação entre pais e filhos me fez pensar em como aquelas crianças terão monstros para lidar quando crescerem; e em como algumas frases da minha própria infância me fizeram carregar monstros e crenças destrutivas.


Talvez você tenha escutado e ou vivido algumas destas situações, também. Espero que ao tomar consciência delas, isso lhe traga liberdade e renovação.

O objetivo não é culpar nossos pais, isso é absurdo. São crianças como você… mas vigiar para que nós não falemos estas frases para nossas crianças, para que elas cresçam com crenças mais saudáveis do que as nossas, e, para analisar se nós ouvimos estas frases durante a infância e, se sim, substituirmos todas e alinhar crenças com pedidos.

Ao final de cada comentário, vou deixar sugestões de afirmações positivas para você substituir as ideias negativas. Sempre que se vir pensando daquela forma negativa, repita a frase como um mantra de cura. Se houver uma frase que o marcou, mas não está na lista, deixe nos comentários para que outras pessoas possam aprender com você, e você com elas.

1. “A vida não é um mar de rosas”

Possivelmente, o significado original desta expressão era de mostrar que a vida não é feita só de coisas boas. O problema é que, dependendo da idade e do contexto, a criança pode não entender o seu real significado, e criar uma crença de que a vida é difícil. Se as coisas derem muito certo, significa que vai ficar muito ruim.


As coisas podem ser fáceis e lindas sempre!


2.As coisas não caem do céu

Esta é uma irmã da frase anterior. Também depende do contexto, mas dá a entender que nada vem de graça, que é preciso fazer algum esforço o tempo todo para merecer determinada coisa.

Esta ideia pode fazer com que você pense que não recebeu algo ainda porque não fez o bastante. Então, você começa a orar mais, meditar mais e sempre fazer mais e mais coisas, achando que não é o bastante. Quanto maior é a coisa que você quer, maior é sua necessidade de fazer mais para merecer aquilo. Se vier fácil e rápido, vai parecer “bom-demais-para-ser-verdade”.

Sim, pode ser que haja coisas que você precise fazer para conquistar aquilo, mas não há nada que você precise fazer para merecer aquilo.


O que eu peço vem para mim facilmente e rapidamente.


3. “As coisas não acontecem na hora que você quer

Particularmente, esta foi uma frase que marcou muito minha infância. O resultado disso foi: eu sempre recebi tudo pelo o que pedi, mas quando eu recebia, já não queria mais (ou porque já não era mais necessário/útil, ou porque havia mudado os planos).

O pior é que a gente acha justificativas e respaldos para isso: tudo tem seu tempo; as coisas têm hora certa para acontecer; tudo no tempo de Deus, Ele sabe das coisas…

O patriarca Jacó nos ensinou o completo oposto! Que, inclusive, você pode brigar para ter sua bênção. Moisés e todos os israelitas tiveram intervenções (no plural) imediatas. Inúmeros foram curados por Jesus instantaneamente. Poderia listar infinitos exemplos. Respostas vêm imediatamente sim! Uma coisa ou outra pode necessitar de um tempo para se concretizar, mas tudo…

As coisas acontecem na hora que eu quero. As respostas são imediatas. Milagres acontecem aqui e agora.


4. “Não vou fazer nada pra marmanjo

Esta frase tem variações, mas o sentido é sempre o mesmo: você é grande, não vou fazer favor, se vira! Como se fosse um grande absurdo alguém fazer algo por você. A partir de ideias assim, eu já vi pessoas terem dificuldades de serem servidas e de receberem favores. São pessoas que sentem certo desconforto/incômodo em ter alguém fazendo um serviço por elas, como diaristas e até mesmo em restaurantes.

Lei da Atração é sobre ser servido; mesmo orações são assim, os anjos nos servem. Imagine que você está pedindo por algo, mas tem bloqueios e resistências a favores e gentilezas. Especialmente quando ela se une a uma das outras ideias de que as coisas precisam ser difíceis e que você quem tem que ir atrás… é acelerar e frear ao mesmo tempo!

Da mesma forma que servir a alguém não o faz inferior, ser servido por alguém não o faz ser superior. O inverso também é verdadeiro. Para muitos, estar na posição de servir é mais fácil do que estar na posição na qual necessita ser servido, porque dá a sensação de que quem precisa de ajuda é inferior, de que está recebendo “esmola” e ou é “incapaz” (incompetente, imprestável etc.) de fazer algo sozinho. Permita-se servir e permita-se ser servido, ajudado e beneficiado.

Eu sou servido e recebo ajuda dos anjos e das melhores pessoas.


5. “Quem você pensa que é?

Paralelo a esta frase, existe uma que talvez nem todos tenham escutado: “Deus tem mais o que fazer.” Estas frases surgem em contextos variados, mas têm sentido bem parecido e praticamente explícito: você não é importante. Ou pelo menos, não tão importante assim.

Especialmente quando se vê violência, fome, guerra e dor em todo canto, é difícil crer que Deus vai parar e ajudá-lo a conseguir aquela promoção. Pode ser que pensamentos do tipo “o mundo está doente e você está preocupado com dinheiro?” surjam, e com isso, você mate sua oração/pedido ali.

Outro contexto que vale a pena citar é quando você se acostumou a dividir, colocando o outro sempre em primeiro lugar. A melhor parte nunca lhe pertence, sempre o outro primeiro.

Como diz a frase: “até no ‘eu te amo’, ‘eu’ vem em primeiro lugar. Acostume-se e permita-se ser prioridade. Você é importante!”

Eu sou importante. Eu sou uma criatura divina. Eu sou um criador divino.


6. “Não

É bom impor certos limites, mas alguns pais estão tão acostumados a negar coisas aos filhos, que falam “não” para tudo e qualquer coisa sem nem perceber. Vejo crianças pedirem coisas simples para os pais, e, mesmo assim: “Não!” (na minha época de escola, as professoras falavam “não” para tudo, também).

Crescemos acostumados a ouvir “não”, a ter nossos pedidos rejeitados. Consequentemente, isto vem embutido nos nossos pedidos. Pedimos (ao Universo) já preparados e “meio-que esperando ouvir NÃO”. Habitue-se a visualizar o “sim”, antes de pedir.

Os meus pedidos são aceitos e aprovados.


7. “Tem que ralar muito para ser alguém na vida

Apesar de bem explícito, vale a pena rever este conceito de que tudo na vida tem que ser difícil. Principalmente porque o seu hobby e ou talento fazem com que determinada atividade seja fácil e prazerosa de ser executada, você pode (subconscientemente) achar que aquilo não serve para fazer dinheiro. Se você achar que precisa ser difícil, do contrário, não vai dar certo, você nunca vai conseguir viver dos seus sonhos.

É fácil e extremamente prazeroso ser alguém na vida e ter sucesso.


8. “Dinheiro não nasce em árvore

Não poderia deixar de citar algo de extrema importância como dinheiro.

Tem muito a ver com todas as outras afirmações anteriores e precisa ser revista com urgência. Partindo do princípio de que dinheiro dá em árvore sim! Papel, frutas, flores, cosméticos, remédios, móveis… tudo isto dá dinheiro e nasce em árvore.

Dinheiro é energia e está em todo lugar o tempo todo. Permita-se interagir com esta energia de modo mais saudável e abundante, começando com a sua maneira de vê-la.

Dinheiro é fácil de conseguir.

No começo, vai ser desconfortável afirmar estas frases. Elas contradizem as que você sempre afirmou. Mas a esta altura da vida, você deve estar consciente de que elas não o levaram aonde você quer, e não o trouxeram o que você quer.

Como disse Paulo: “Seja transformado pela renovação da sua mente!”


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: evgenyatamanenko/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.