8 pesadelos noturnos típicos e seus significados



O mundo dos sonhos é muito grande e complexo. Podemos sonhar com muitas coisas diferentes, desde ambientes e pessoas conhecidas até outras realidades e acontecimentos surreais que nos fazem questionar os limites de nossa imaginação.

Nossos sonhos podem ser felizes e tranquilos ou agitados e assustadores. Muitas pessoas costumam ter pesadelos frequentemente, o que pode até interferir em sua rotina de descanso, porque não conseguem relaxar para dormir, já antecipando o que virá pela frente.

Os pesadelos podem ser interpretados. Não é tão simples interpretar esse tipo de sonho, porque se relaciona diretamente com a situação que a pessoa está vivendo.

No entanto, os pesadelos mais comuns, que todos nós já tivemos pelo menos uma vez, foram decodificados.

Confira abaixo os significados dos 8 pesadelos noturnos mais comuns

1. Perda de dentes

Sonhar que está perdendo os dentes, apesar de estranho, é muito comum. Esse sonho pode indicar condições como ansiedade ou simplesmente depressão. Também pode ser um indicativo de sentimentos de solidão e falta de controle sobre sua vida. No mais leve dos casos, apenas é um reconhecimento de que se está envelhecendo.


2. Estar preso

Se os pesadelos giram em torno de situações em que você está preso e é incapaz de se mover, isso pode significar que existe alguma coisa em sua vida que o esteja impedindo de viver, seja um relacionamento, uma situação ou um trabalho. Nos sonhos mais intensos, você pode até mesmo acreditar que perdeu a capacidade de respirar ou se mover.

Em grande parte das vezes, esses sonhos refletem uma realidade que vivemos em nossas vidas, nas quais não temos sensação de controle ou poder sobre nós mesmos.


3. Estar perdido

De acordo com especialistas, sonhos de estar perdido ou buscar algo que está perdido pode ser comum em pessoas que sofrem de condições como ansiedade, confusão ou frustração, ou quando uma pessoa sente que está sendo deixada de fora. Esses sonhos também podem ser incentivados por uma mudança drástica de vida e a incerteza que a acompanha.


4. Morte

Por mais assustadores que sejam esses sonhos, nem sempre são considerados um mal sinal ou presságio. Sonhar com a morte também pode representar renascimento, recomeço.

Quando esses sonhos contemplam túmulos ou sepulturas, muitas vezes, representam uma parte de nós mesmos que deixou de existir.

Ao ficarmos mais velhos, esses sonhos podem representar uma aceitação de nossa mortalidade.


5. Cair

Esse é um dos pesadelos mais comuns. De acordo com especialistas, perder o equilíbrio ou ter a sensação de cair em um sonho pode ser devido a uma mudança na pressão sanguínea quando você entra no inconsciente.



Existem algumas outras explicações, pode representar que nossas vidas não estão sob controle ou que nos falta equilíbrio.


6. Ser atacado

Sonhos em que somos atacados e feridos adquirem significado especial dependendo do contexto. Quando sonhamos que somos feridos, pode significar que nos sentimentos impotentes e fracos na vida real.

Se somos nós que ferimos a nós mesmos, isso pode indicar preocupação e sentimentos de desvalorização da própria vidas. Se são outras pessoas que nos ferem, pode ser algo relacionado aos nossos relacionamentos na vida real.

Quando sonhamos que nos defendemos de um ataque externo, isso significa que temos a capacidade de lidar com as coisas ruins da vida.


7. Ser traído por uma pessoa especial em nossas vidas

Esses pesadelos também podem ter significados diferentes, e nem sempre representam uma decepção com alguém em nossas vidas. Geralmente representam que nos sentimos deixados de lado por essas pessoas, seja pela correria da vida ou porque estão concentradas em outra coisa.

No entanto, quando a principal suspeita é a infidelidade, a preocupação também se manifesta em nosso subconsciente.


8. Estar nu em público

Este pesadelo indica um estado de vergonha e também pode representar o sentimento de inferioridade ou o medo de se mostrar ao mundo como realmente é. Se ninguém em seu sonho percebe sua nudez, isso mostra que você tem uma boa autoestima e se orgulha de quem realmente é.

Você já conhecia o significado desses pesadelos? Confira abaixo!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: bialasiewicz / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.