Mensagem de Reflexão

8 razões cientificamente comprovadas para passar mais tempo “do lado de fora”

120

A romancista Jane Austen disse: “Sentar-se à sombra em um bom dia e olhar para verdura é o refresco mais perfeito.” E quem poderia argumentar com ela? Eu sei que eu não posso. Apreciar a magnificência de árvores, inalar o ar salgado do oceano, ou me maravilhar com as cores suntuosas de um campo de flores sempre me enche de um sentimento de admiração e renova meu espírito.



Há uma boa razão para que muitos artistas e poetas encontrarem inspiração na beleza da criação. A pesquisa mostrou que o tempo gasto na natureza pode beneficiá-lo mentalmente e fisicamente, em uma variedade de maneiras surpreendentes.

Se você sentir que fazer um passeio “do lado de fora” no meio do dia é necessário para o seu bem-estar, provavelmente você está certo.

Leia as oito razões para passar mais tempo ao ar livre!


1. Passar um tempo na natureza aumenta o seu senso de vitalidade.

Uma série de estudos examinaram os efeitos da natureza sobre o ponto de vista da vitalidade. Os resultados mostraram que o tempo gasto na natureza (e até mesmo a olhar fotos ou visualizar cenas da natureza) aumentou a energia dos participantes. Não é nenhuma surpresa: quando você está fora, você desperta os seus sentidos. Rodeado pelas cores, cheiros e sons de todos os seres vivos na natureza, você literalmente sente a vida ao seu redor. E, como resultado, você se sente mais vivo.

2. A exposição à natureza torna-lo mais resistente ao estresse.

Em um estudo, os participantes assistiram a um vídeo traumático (de acidentes de trabalho), seguido de um vídeo que mostrava cenas ao ar livre da natureza ou ambientes urbanos. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que viram as cenas da natureza mostraram recuperação física dos efeitos do estresse mais rapidamente do que os indivíduos que viram cenas urbanas. Passear ao ar livre pode ser o remédio mais natural que existe para todos os diferentes tipos de cura.


3. Praticar exercícios na natureza melhora o seu estado de espírito.

Todos nós sabemos que o exercício produz endorfinas que melhoram o estado de espírito. Então adicione a natureza para a equação e nós temos um novo nível de recursos naturais para impulsionar o nosso humor. Uma revisão de diversos estudos mostrou que o exercício ao ar livre melhorou o humor e autoestima dos participantes depois de apenas cinco minutos. Curiosamente, a presença da água no ambiente externo se mostrou particularmente benéfica.

4. Passar tempo na natureza ajuda a se concentrar.

A pesquisa mostrou que, quando as pessoas mantém contato com a natureza, ela pode ajudar em sua capacidade de concentração. Por exemplo, um estudo descobriu que crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) mostraram melhoras significativas na concentração depois de realizarem uma caminhada de 20 minutos na natureza, em comparação com uma caminhada em um ambiente urbano.


Outro estudo mostrou que fazer um passeio no parque (ou apenas observar um espaço verde) ajudou a aliviar a fadiga cerebral e aumentou as habilidades de se concentrar dos participantes. Passar um tempo fora nos faz sentir conectados a uma parte maior da vida. Sentimo-nos em sintonia com os ritmos da natureza, e, como resultado, menos preocupados com os pequenos estresses do dia a dia.

5. Estar perto de um espaço verde pode melhorar a sua saúde mental.

Um estudo que acompanhou participantes ao longo de cinco anos, descobriu que a mudança para uma área que tem mais espaço verde aumentou a sensação de bem-estar dos participantes . E este efeito durou por três anos! Vamos todos acordar e sentir os perfumes das flores!

6. Passar um tempo na natureza pode impulsionar o seu sistema imunológico.


Os pesquisadores descobriram que passar um tempo na natureza aumenta o seu sentimento de temor (por exemplo, esse sentimento de admiração que se obtém como resultado de ser agraciado pela beleza de um pôr do sol ou a vastidão do oceano). Quem não quer sentir temor? O temor não só te torna mais consciente do momento presente como aumenta a sua satisfação com a vida. A ciência diz que você vai ser mais saudável e melhor se você passar um tempo em contato com a natureza frequentemente.

7. Estar perto de um espaço verde pode até mesmo aumentar sua vida útil.

Um estudo de cinco anos de idosos japoneses indicou que viver perto de áreas com espaços verdes foi associado com uma menor probabilidade de morrer durante o estudo. Essa relação foi encontrada, mesmo após o controle de variáveis ​​como renda, idade, sexo, estado civil, e outros fatores relevantes.

8. Não é possível passar muito tempo “lá fora”? Ter plantas de ambientes internos pode afetar positivamente a sua saúde.


Se o tempo (ou o clima) não permite que você saia ao ar livre, trazer a natureza para dentro também pode beneficiá-lo. Por exemplo, um estudo com pacientes de um hospital que se recuperavam de cirurgias descobriu que os indivíduos que foram aleatoriamente designados para quartos que tinha plantas apresentaram menor pressão arterial e frequência cardíaca, menores classificações de dor, ansiedade e fadiga, e tomaram menores doses de medicação para a dor em comparação com pacientes que não tinham plantas.

A moral da história? O naturalista John Muir disse que é melhor, “Escalar as montanhas e obter as suas boas novas. A paz da natureza fluirá em você como a luz do sol flui em árvores. Os ventos soprarão seu próprio frescor em você, e as tempestades de sua energia, enquanto as preocupações se soltarão de você como as folhas de outono.”

 

Fonte: Traduzido pela equipe The Secret (O Segredo) via Mind body green


Sorrir amortece a ocasião: jean-yves leloup nos encoraja a conservar o interior. Entenda!

Artigo Anterior

O amor, a paz e você…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.