6min. de leitura

8 valiosas maneiras de manter-se mais paciente e calmo:

Vivemos em uma sociedade caótica. Toda a nossa rotina está cronometrada, e se nos atrasarmos um minuto, comprometemos todas as nossas obrigações diárias.

Para muitos, isso é normal, essa é a maneira certa de viver. Mas, o que essas pessoas não percebem é que estar com pressa todo o tempo é completamente exaustivo e drena toda a nossa energia.


Ao ficarmos apegados e presos em coisas que estão além do nosso controle, alimentamos o estresse em nossas vidas, o que é altamente prejudicial e tem consequências tanto em nossos relacionamentos, quanto em nossa saúde.

Portanto, se você deseja reduzir o nível de estresse em sua vida e ficar mais calmo(a) e paciente, aplique as 8 dicas abaixo, em sua vida diária:

1. Liberte as coisas que não acrescentam em sua vida

Manter coisas que não nos servem em nossas vidas apenas atrasa nosso crescimento e cria mais estresse. Isso não é produtivo e não serve ao propósito de crescimento que temos para nós mesmos. O que já aconteceu não pode ser mudado, vire a sua cabeça para frente e siga a direção que vai levá-lo onde deseja. Erros e dores sempre farão parte de nossos caminhos, mas não devem prejudicar o nosso avanço.


2. Tome uma respiração profunda

Da próxima vez que você enfrentar uma situação estressante e que aumenta a sua ansiedade, pare o que estiver fazendo por um tempo e concentre-se apenas em respirar. Tome algumas respirações profundas e, ao mesmo tempo, imagine todo o estresse e ansiedade deixando o seu corpo. Tome um copo de água e tranquilize sua mente, antes de voltar ao trabalho. Não tenha vergonha de fazer esse exercício sempre que o estresse surgir, é apenas através da prática que aprendemos a nos tornar mais controlados.



3. Libere a tensão

Toda essa vida de pressa e estresse deixam nossos corpos tensos. Após acalmar-se com as respirações, identifique as partes do seu corpo que estão tensas e massageie suavemente para proporcionar um relaxamento. Se estiver muito tenso, procure um profissional para realizar um trabalho mais completo. Um corpo relaxado ajuda muito a lidarmos com nossos desafios diários.


4. Controle seus hábitos alimentares

O estresse de uma pessoa pode ficar evidente em seus hábitos alimentares. Pessoas que estão sempre com pressa ou estressadas podem comer muito e de forma muito rápida. Dessa forma, além de não obterem uma refeição saudável e completa, ainda prejudicam o funcionamento do metabolismo do corpo. Coma de forma tranquila e consciente, mastigue devagar e esteja atento aquilo que coloca dentro de seu corpo, tudo isso reflete na sua disposição e produtividade.


5. Aproveite o processo

Quando focamos apenas no destino final de nossa busca, perdemos a chance de realmente aproveitarmos tudo o que existe no caminho. Esteja presente em cada passo do caminho, reservando tempo para analisar cada próxima ação e aprender algo. Quando chegamos ao fim da linha, estamos muito mais sábios e preparados para desfrutarmos do que atingimos, se tivermos aprendido com a trilha que percorremos.



6. Analise a situação de forma geral

Alguns problemas realmente parecem o fim do mundo para nós, mas podemos mudar essa perspectiva ao analisarmos se o caso em questão será importante para nós daqui a algum tempo. Provavelmente, as coisas que nos preocupam e estressam hoje não serão relevantes daqui a um mês. Não fique se torturando por coisas que estão fora de seu controle, isso é uma forma de machucar a si mesmo e reforçar seu estresse e ansiedade.


7. Não exija perfeição de si mesmo

Por mais que tentemos, nunca seremos perfeitos, e não há nada de errado com isso. Devemos ser gratos por quem somos e procurar aprender a cada dia, para nos tornamos pessoas melhores. Mas cobrar perfeição de si mesmo é uma prática que só nos causa estresse, porque é um objetivo impossível de ser conquistado.


8. Exercite a paciência todos os dias

A paciência é fundamental para uma boa qualidade de vida. É necessário entendermos que cada pessoa tem um ritmo próprio, assim como o universo, e que nosso desejo de acelerar tudo só prejudica a nossa qualidade de vida. Todos os dias, faça mini atividades que estimulem a paciência. Seja dedicar tempo para conversar com alguém que tem muito para contar, ir para a fila mais longa no mercado ou fazer uma longa caminhada.

Essas atitudes o ajudarão a se tornar uma pessoa menos estressada e com melhor qualidade de vida. Porém, nada acontece do dia para a noite, portanto fique firme em suas práticas e não desista!

______

Direitos autorais da imagem de capa: pressmaster / 123RF Banco de Imagens

 





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.