4min. de leitura

9 COISAS QUE TODOS EM LUTO PRECISAM OUVIR:

Perder alguém que amamos nunca é fácil. O processo de luto pode parecer solitário e esmagador. Muitas pessoas têm dificuldade em saber o que dizer a alguém que está sofrendo.


Quando um amigo ou membro da família estiver de luto, diga-lhe estas nove coisas:

1.”Você não precisa falar sobre isso.”

Forçar alguém que está sofrendo a falar sobre sua perda e compartilhar suas emoções pode sobrecarregá-lo. Todos sofrem de forma diferente. Não tente forçar alguém a dizer como se sente. Se ele quiser ficar em silêncio, deixe-o.


2.”É normal chorar e estar machucado.”

As pessoas muitas vezes seguram lágrimas e emoções em um esforço para “ficarem fortes” na frente dos outros. Deixe seu amado saber que está em um espaço seguro para chorar e viver sua dor. Certifique-se de que ele se sinta confortável ​​chorando, que não há motivos para se envergonhar.



3.”O que posso fazer por você?”

Muitas pessoas têm dificuldade em pedir ajuda. Alguém que está sofrendo pode nem mesmo saber o que precisa, e não tem a energia para descobrir. Se este for o caso, ofereça-se para fazer algo específico, como fazer compras para ele ou levá-lo para jantar.


4.”Sinto muito.”

Dizer que você está arrependido parece simples, mas é direto e honesto. Vai direto ao ponto e mostra que você se importa. Se você não sabe o que mais fazer, diga “Sinto muito por sua perda.” Isso pode acabar significando muito para alguém que está sofrendo.



5.”Me avisa quando quiser conversar.”

O processo de luto leva tempo e é diferente para todos. Se o seu amigo ou ente querido não está pronto para falar, não o force. Eventualmente, ele estará pronto, então apenas deixe-o saber que você está lá quando precisar.


6.”Sinto a sua dor.”

Dizer “Eu sei como você se sente”, pode acabar sendo ofensivo para alguém que acaba de perder um ente querido. Mas dizer “Eu sinto sua dor”, é diferente. Permite que a outra pessoa saiba que você sente por ela e sente muito pelo o que ela está passando.


7.”Você está em meus pensamentos e orações.”

O sofrimento pode ser desesperançoso e solitário. Quando alguém perder um ente querido, deixe-o saber que você está pensando nele. Isso pode ajudá-lo a perceber que é cuidado, que não está sozinho.


8.”Eu estou aqui para você.”

É importante deixar que uma pessoa de luto saiba que não tem que lidar com sua dor sozinha. Deixe-a saber que você está lá para ela, dia ou noite, sempre que precisar. Deixe-a saber que você está apenas a um telefonema de distância.


9.”Não sei o que dizer, mas quero que você saiba que me importo.”

Às vezes, não sabemos o que dizer. E isso é normal. Esta frase é honesta e sincera. Não há muito que você pode dizer para ajudar a tirar a dor de alguém, mas pode estar com ele e deixá-lo saber que você está lá para ele, não importa o que aconteça.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.