9 coisas que você nunca deve dizer a sua filha:

5min. de leitura

Ser mãe/pai é sem dúvida o trabalho mais difícil do mundo. É cheio de reviravoltas, altos e baixos e muitas incertezas.



Há certas coisas que você nunca deve dizer a sua filha, em qualquer idade.

Pode não parecer, mas ela está ouvindo. Ela está aprendendo com você e olhando para você. Ela leva suas palavras para o coração.

Aqui estão 9 coisas que você nunca deve dizer à sua filha:


1.”Pare de chorar.”

Todo mundo tem direito a suas emoções. Se você disser a sua filha para parar de chorar, está dizendo a ela que está senda fraca por derramar lágrimas. Você também está dizendo que seus sentimentos não são válidos. Se sua filha está chorando, tente descobrir o por quê. Converse sobre o assunto com ela, não importa quão pequeno possa ser.


2.”Não faça isso, você vai assustar os meninos.”

É importante que você nunca diga a sua filha para se afastar de algo só porque pode perder a aprovação dos meninos. Nunca lhe diga que a opinião de seus colegas meninos importa mais do que a opinião sobre si mesma. Deixe-a fazer o que ama, mesmo que seja tipicamente um esporte ou atividade “masculina”.


3.”Você está fazendo errado, deixa que eu faço.”

Pode ser tentador amarrar os sapatos de sua filha quando ela está demorando muito para fazê-lo. Mas você precisa deixá-la tentar e falhar, até que tenha sucesso. Fazer tudo por ela não vai ensiná-la a ser proativa e independente. Dê-lhe tempo para aprender por conta própria.



4.”Você ganhou peso?”

Nenhuma menina, independentemente da idade, deve sentir que está sendo julgada pelo seu peso. Comentários como este podem prejudicar, especialmente em uma idade mais jovem. A melhor maneira de garantir que sua filha seja saudável é ensiná-la sobre e incentivar um estilo de vida saudável.


5.”Isso não é para meninas.”

Nunca desencoraje sua filha de participar de uma atividade que tem sido historicamente para homens, e não a desencoraje de entrar em um campo dominado pelos homens. Se ela quer estudar engenharia, anime-a. Se ela quer fazer karatê ou aulas de boxe, apoie-a. Apoiá-la irá ajudar a quebrar barreiras mais tarde na vida. Tenha orgulho de saber quem ela é e quem ela quer ser.


6.”Você é tão preguiçosa!”

Há muitas vezes uma razão subjacente a respeito do porque as crianças não são capazes de realizar o que está sendo pedido a elas. Atacar a autoestima de sua filha não fará nada de bom. Ser chamado preguiçoso não leva à motivação. Sente-se com sua filha para descobrir o que está acontecendo.


7.”Você está sendo ridícula.”

Se sua filha está preocupada ou chateada com alguma coisa, não diga que ela está sendo ridícula. Quando você descarta seus sentimentos, está dizendo a ela que a maneira como ela se sente não é válida. Ouça o que ela está dizendo e ajude-a a superar tempos difíceis.


8.”Pare de ser tão carente.”

Dizer isso à sua filha vai prejudicar o seu relacionamento. Ela vai pensar que não poderá contar com você quando estiver sofrendo ou precisar de ajuda. Também pode destruir sua autoestima e fazê-la questionar suas emoções. Como pai/mãe, seu trabalho é estar lá para seus filhos. Se sua filha está procurando por você, tome o tempo para ouvi-la.


9.”Por que você não pode ser como seu irmão / irmã?”

Nunca compare sua filha a outra pessoa. Toda menina deve se esforçar para ser sua melhor versão. Ela deve se sentir confortável sendo genuína e única. A única maneira de ela crescer confortável em sua própria pele é fazendo seus próprios objetivos e decisões, e desenvolvendo a sua personalidade por conta própria.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.