9 coisas que você vai notar depois de meditar por apenas 1 minuto!

5min. de leitura

Atualemnte, parece que estamos completamente inundados com informações sobre a meditação e mindfulness.



“Comece com apenas cinco minutos de meditação!” “Concentre-se em sua respiração!” “A meditação vai afetar positivamente a sua vida!”

Para ser honesta, até recentemente eu nunca tinha realmente tentado meditar. Estava sempre muito ocupada, muito cansada, blá, blá, blá … Mas depois que encontrei-me incentivando meus clientes a se envolverem em meditação (sou terapeuta), percebi que eu deveria experimentar eu mesm. Então eu reservei um tempo em uma manhã antes do meu dia começar, e comprometi-me a apenas um minuto de meditação.

Eu sei o que você está pensando … apenas um minuto? Mas, para mim, isso é o que parecia certo. Eu percebi que poderia começar devagar com um minuto hoje, dois minutos amanhã, três no dia seguinte e assim por diante.


Comecei sentando-me no chão, com as pernas cruzadas e as palmas das mãos viradas para cima em meus joelhos. Eu me concentrei em minha respiração. Fui  bem sucedida por cerca de duas respirações até que notei que a minha mente começar a vagar. Refocar. Mais duas respirações … Refocar novamente.

Esse padrão se repetiu por um minuto. Quando estava acabado, não notei nada de imediato, mas quando me sentei para tomar café da manhã, lembrei-me do que eu tinha ouvido falar sobre mindfulness e tomei algumas respirações profundas antes de comer. Eis o que aconteceu.

1. Eu fui capaz de permanecer no momento

Normalmente, eu sou mais vigilantes com distrações externas. Sou hiper-consciente dos meus arredores e me concentro em qualquer pequeno ruído, seja meus cães latindo ou o telefone tocando. Esse um minuto de meditação me ajudou a ficar presente durante meu café da manhã.



2. O meu sentido do olfato ficou mais forte

Talvez fosse apenas pelo fato de que eu levei tempo para realmente respirar fundo e sentir.


3. Eu fiquei menos preocupada com a minha lista de afazeres

Meu cérebro foi capaz de fazer uma pausa de organizar e re-organizar tudo o que tinha de ser feito.


4. Eu estava mais consciente do que estava comendo

Com cada mordida, notei uma melhora de cheiro e sabor.


5. Eu tive tempo para refletir sobre mim

Eu notei que queria tomar as melhores decisões para mim. Tive um diálogo interno e me lembrei que sou importante. Eu raramente tenho tempo para fazer isso.


6. Percebi a minha respiração

Notei como respirar pelo nariz faz cócegas no meu lábio superior – sempre foi assim?! Como pude ser tão estúpida de nunca ter notado minha própria respiração antes?


7. Eu não pensei em meu telefone

Isso é surpreendente. Eu estou literalmente ligada a meu celular. Normalmete eu termino o café da manhã e vou atrás dele. Mas em vez disso, tomei conhecimento dos meus pensamentos e percebi que não queria nem olhar para ele. Eu estava gostando de estar no momento.


8. Endireitou-me

Tornou-se claro para mim que, aparentemente, eu largada antes. Eu nunca fui consciente disso, mas depois de meditar e sentar-me ativamente em linha reta por um minuto, continuei assim durante todo o meu dia.


9. Eu me senti satisfeita

Eu estava satisfeita comigo mesma naquele momento, sobre o tempo e esforço que coloquei em mim mesma. Antes, eu não teria tempo para apreciar o meu café da manhã. Em vez disso, iria comer sem pensar enquanto corria para fora da porta ou para a frente da tv.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.