5min. de leitura

9 DIFERENÇAS ENTRE O AMOR E A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL:

Pode ser difícil de perceber às vezes, mas há uma diferença entre estar apaixonado e ser emocionalmente dependente de alguém. Muitas pessoas se referem a seu parceiro como sua outra metade. Isso soa romântico, mas saber viver sozinho é importante.


Antes que você possa estar em um relacionamento sério duradouro, precisa estar confiante de quem é e o que quer da vida. Um relacionamento baseado em co-dependência em vez de amor não vai durar.

Aqui estão 9 diferenças importantes entre amor e dependência emocional:

1.Você se concentra em dar ou receber?

O verdadeiro amor é dar, não receber. Trata-se de trazer alegria para a pessoa que você ama. Se você está mais preocupado com o que recebe de um relacionamento do que com o que doa, é um sinal de que seu relacionamento é baseado em dependência emocional, em vez de amor.



2.Você faz seu parceiro responsável pelo seu bem-estar?

Você coloca a responsabilidade pela sua saúde, felicidade e segurança sobre os ombros do seu parceiro? Este é um verdadeiro sinal de dependência. Se você não sabe como viver ou fazer-se feliz sem essa pessoa, você é emocionalmente dependente dela.


3.Você está preso em uma terra de fantasia?

Você já imaginou o Príncipe Encantado perfeito em sua cabeça? Se o papel que você criou do parceiro perfeito é simplesmente um papel, então você não está em um relacionamento com uma pessoa real. Você está em um relacionamento com uma versão de fantasia dessa pessoa. Isso não é amor.


4.Você está apenas olhando ou está enxergando?

Você está apenas aguentando seu parceiro? Ou você aceita quem ele é, com falhas e tudo? Seja honesto sobre o que você vê quando olha para o seu parceiro. Você vê uma imagem idealizada de quem você quer que ele seja? Ou você vê o seu verdadeiro eu, e o ama por quem ele é?



5.Você tem uma lista de expectativas para seu parceiro?

Você tem uma lista mental ou física de expectativas que seu parceiro deve cumprir para que você se sinta satisfeito com o relacionamento? É bom ter padrões, mas manter uma lista de expectativas irrealistas para que se sentir amado, seguro ou satisfeito é um sinal de dependência emocional.


6.Você está se concentrando no interior ou exterior?

A atração é importante em um relacionamento. Mas basear um relacionamento pelo o que você vê no exterior não é uma fundação sólida. Amar é considerar como seu parceiro faz você se sentir, em vez de sua aparência. Se a aparência é o que mais importa, você pode estar mais focado na dependência do que no amor.


7.Você se sente vazio ou ansioso sem seu parceiro?

Se você se sentir vazio, excessivamente ansioso ou temeroso quando seu parceiro não está por perto, provavelmente você é excessivamente dependente dele. É normal sentir falta de seu parceiro quando estão separados. Mas o tempo sozinho é importante para sua própria saúde mental e emocional. Não saber ficar sozinho é um sinal de que você é emocionalmente dependente de seu parceiro.


8.Você percebe a diferença entre querer e precisar?

Todos nós queremos certas coisas de um relacionamento, mas sua lista de “necessidades” vem antes? Se você não tem felicidade ou paz interior, pode estar procurando alguém para preencher os requisitos, a fim de ser feliz.


9.Você já se encontrou?

Você tem que praticar amor-próprio e autoaceitação antes de poder estar em um relacionamento duradouro. Quem é Você? Quais são suas paixões, sonhos e objetivos? O que é importante para você? Se você não é capaz de responder a essas perguntas, pode estar usando seu parceiro para preencher um vazio em sua vida que só você pode preencher.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.