AmorRelacionamentos

9 promessas para fazer (e manter) para um relacionamento feliz e saudável

lf

Um relacionamento saudável e feliz é construído sobre uma base de confiança, lealdade e respeito. Esta base sólida permite profundo desejo e apego, sem codependência. E quando há conflitos (seria estranho se não houvesse), eles são tratados com respeito mútuo e comunicação clara. Estas são algumas das qualidades essenciais que tornam os relacionamentos saudáveis ​​também seguros, solidários e divertidos.



O problema é que relacionamentos saudáveis ​​não são exatamente automáticos. Se manter autêntico, transparente e compassivo (entre outras qualidades) requer comprometimento. Exige determinação de ambos os lados para nutrir ativamente a relação.

Promessas podem ser complicadas. Nenhum de nós sabe com toda a certeza o que virá, e isso pode significar que nem sempre podemos manter nossas promessas. Na maioria das vezes, nossa intenção ao fazer uma promessa é boa, apesar de elas também poderem ser feitas com ressentimento. Quando você fizer promessas para o seu parceiro, faça-as com a intenção de promover um relacionamento saudável. Ninguém é perfeito, mas podemos prometer a nós mesmos e a entes queridos agir com as melhores intenções.

Aqui estão nove promessas que você pode fazer (e manter!) para um relacionamento feliz e saudável:


1. “Eu prometo ouvir quando você falar comigo.”

Ao invés de apenas ouvir, escute com a intenção de buscar compreender o que seu parceiro está tentando dizer. Quando você ouvir, não pense em sua resposta logo de cara. Esteja presente e atento, mesmo que você já tenha ouvido isso antes, não concorde com o que está sendo dito, ou ache difícil ouvir.


2. “Eu prometo ser eu mesmo.”


Ser você mesmo significa ter a chance de ser vulnerável. Isso requer coragem e autoconfiança. Deixe o seu parceiro conhecer o seu “eu” verdadeiro (mesmo as partes que você não gosta), ao invés fazer uma versão de si mesmo que você acha que seu parceiro gostaria mais. Fale de seu coração. Partilhe memórias importantes, fale sobre seus medos e sonhos. Parte de ser si mesmo, é buscar coisas que são importantes para você e tomar uma posição sobre as coisas que acredita.


3. “Eu prometo te deixar ser quem você é.”

Incentive a individualidade de seu parceiro. Conheça o que o torna único e lembre-se das coisas que você ama nele. Permita que o seu parceiro seja uma pessoa inteira, mesmo que essa pessoa seja, por vezes, complexa ou confusa. Comemore suas diferenças e aprecie o que ele acrescenta à relação.



4. “Eu prometo permitir que você cresça.”

Dê ao seu parceiro o estímulo e a liberdade para perseguir o que o faz vivo. Anime-o, ao invés de tentar controlá-lo. Respeite a capacidade do seu parceiro de tomar suas próprias decisões e aceite que crescimentos como este, trazem mudanças.



5. “Eu prometo enfrentar conversas difíceis sem ameaças, acusações ou ficar na defensiva.”

Use uma comunicação clara e construtiva ao falar de temas difíceis. Aproxime-se da conversa com respeito. Tente manter-se receptivo ao feedback crítico, mesmo quando for difícil ouvir e transmitir feedback crítico de uma forma que possa ser ouvida. Peça desculpas se você tiver causado alguma dor e esteja aberto para desculpar, se estiver ferido.

Isso vai exigir paciência, sem dúvida. Permitir que haja diferenças e aceite que haverá discordâncias. Use o conflito como uma oportunidade de aprender sobre si mesmo e seu parceiro. Lembre-se que isso não vai ser sempre perfeito.



6. “Eu prometo ter tempo para você.”

Faça do tempo de qualidade junto com seu parceiro uma prioridade, e quando passarem um tempo juntos, faça valer a pena. Experimentem coisas novas juntos, encontrem interesses comuns e façam do divertimento uma prioridade.

Isso pode parecer “trabalho”, quando a opção de sentar-se no sofá e jantar assistindo TV é tudo o que temos. E com certeza, isso é exatamente o que precisamos, às vezes. Mas não deixe seu relacionamento cair em uma rotina de sempre tomar o caminho de menor resistência.



7. “Eu prometo trabalhar em equipe.”

Trabalhe em conjunto ao mesmo tempo, respeitando as necessidades dos indivíduos. Isso significa que não há jogos, competição por pontos e nem ressentimentos. Aceite que os conflitos são inevitáveis ​​quando duas pessoas estão trabalhando juntas, e os gerencie como uma unidade. Mantenha uma atmosfera de segurança, confiança e respeito em seu relacionamento.


8. “Eu prometo apreciar o que torna a nossa relação única.”


Ao invés de comparar o seu relacionamento com o dos outros, foque sobre o que funciona para vocês dois. Procure o bem e a alegria no relacionamento. Reconheça e valorize o seu vínculo especial.


9. “Eu prometo que vou trabalhar com você para manter o nosso relacionamento saudável.”

Relacionamentos saudáveis ​​são mantidos com esforço. Defina e honre limites saudáveis. Permaneça flexível, ao invés de olhar para situações como “tudo ou nada”. Controle suas emoções o melhor que puder, e ofereça a seu parceiro o incentivo e apoio que eles precisam para fazerem o mesmo.


Juntos, você e seu parceiro podem identificar e transformar os padrões inúteis, e assumir a responsabilidade por sua parte no relacionamento. Fazer essas promessas a si mesmo como indivíduo, irá garantir que seu compromisso com o outro seja construído sobre uma base sólida de autorrespeito.

 

______

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

E essa relação meia-boca?

Artigo Anterior

Por que tantas mulheres sofrem de amor (ou da falta dele) ?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.