publicidade

9 tipos de dores que estão diretamente ligadas a estados emocionais

Saiba quais emoções podem estar comprometendo a sua saúde psicológica e resultando em dores no seu corpo.



O nosso corpo se manifesta sempre que algo em nosso organismo não vai bem. Há dores e sentimentos, por exemplo, que são indicativos de que algum órgão pode não estar funcionando como deveria ou ser reflexo do que se passa em nossa mente.

Isso mesmo, o nosso corpo também demonstra quando não estamos bem psicologicamente. Conforme pesquisa chefiada pelos cientistas Marcia K Johnson, Susan Nolen-Hoeksema, Karen J. Mitchell, Yael Levin, publicada na conceituada revista científica do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI), existe uma complexa relação entre o cérebro, a dor e os nossos estados emocionais.

Quando o campo cerebral responsável por nossas emoções é desregulado por situações de estresse, raiva ou qualquer outro tipo de pressão psicológica frequente, ele responde através do medo, da ansiedade, bem como de reações associadas à dor.


A relação entre a dor física e o nosso estado psicológico é justamente o objeto de estudos psicossomáticos, os quais comprovam que os sintomas refletidos em nosso corpo resultam da química do nosso cérebro. Ou seja, a nossa instabilidade mental pode causar danos aos nervos e músculos do nosso corpo, conforme também detalhou o pesquisador Stephen Tyrer em estudo sobre a dor psicossomática, publicado pela Cambridge University.

Confira a seguir as principais dores que podem ser decorrentes de nossos problemas emocionais:

1. Dores na cabeça

Licenciada para o site O Segredo: puhhha/123RF Imagens.

Dores na cabeça podem ser causadas por estresse durante o dia. Tire algum tempo para relaxar e aliviar o estresse todos os dias.



2. Dor no pescoço

Licenciada para o site O Segredo: Aleksej Sarifulin/123RF Imagens.

Se você sentir dor no pescoço, pode ter dificuldade para perdoar os outros ou a si mesmo. Considere as coisas que você ama sobre as pessoas.


3. Dor nos ombros

Licenciada para o site O Segredo: Viktoriya Kuzmenkova/123RF Imagens.

A dor no ombro pode indicar que você esteja carregando pesada carga emocional. Concentre-se em alguma resolução proativa de problemas e na distribuição de alguns dos fardos para outras pessoas.


4. Dor na parte superior das costas

Licenciada para o site O Segredo: chajamp/123RF Imagens.

Dor nas costas significa que você não tem apoio emocional suficiente. Você pode não se sentir amado e desejado. Se você é solteiro, isso pode significar que seja hora de ir para alguns encontros.


5. Dor na região lombar

Licenciada para o site O Segredo: staras/123RF Imagens.

Dor na parte inferior das costas pode significar que você está muito preocupado com dinheiro. Pode ser um bom momento para pedir aquele aumento em atraso ou considerar um planejamento financeiro.


6. Dor nos cotovelos

Licenciada para o site O Segredo: PHASIN Sritham/123RF Imagens

Dor nos cotovelos diz sobre sua resistência a mudanças. Se você tem braços duros, pode ter uma vida dura também. Faça compromissos e agite um pouco as coisas.


7. Dor nas mãos

Licenciada para o site O Segredo: Siam Pukkato/123RF Imagens.

Dor nas mãos significa que você pode não estar se aproximando dos outros da maneira como deveria. Considere fazer novos amigos, almoçar com um colega de trabalho e fazer nova conexão.


8. Dor nos quadris

Licenciada para o site O Segredo: NITCHAKUL SANGPHET/123RF Imagens.

Significa que você está com medo de se mover. Quadris doloridos podem indicar que você é resistente a mover-se e mudar. Você pode ser muito cauteloso ao tomar decisões.


9. Dor nos joelhos

Licenciada para o site O Segredo: dolgachov/123RF Imagens.

Dor nos joelhos pode ser sinal de que seu ego é um pouco grande demais e que você está pensando exageradamente em si mesmo. Seja mais humilde, passe algum tempo voluntariando e lembre-se: você é mortal.

Você sente frequentemente alguma dessas dores?

Diga-nos nos comentários e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

 

Este conteúdo tem caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.