4min. de leitura

A banana previne câimbras e ajuda a diminuir o estresse

A banana é uma fruta que faz parte da vida de quase todos nós. Quem não gosta de acordar de manhã e comer uma banana antes de sair de casa ou até mesmo levar para comer no caminho, quando está atrasado?!


Seu sabor e praticidade faz dela uma das frutas preferidas dos brasileiros, apesar de supostamente ser de descoberta asiática.

Outro fator que faz a banana ter muitos fãs é a sua versatilidade. Além da fruta existir em várias formas, também pode ser consumida de diferentes maneiras: pura, em pratos doces, salgados e até mesmo misturada ao arroz e feijão.

A banana é apreciada das mais diversas maneiras. No entanto, há muito mais nela do que apenas o seu delicioso sabor.

A banana também é uma grande aliada para a nossa qualidade de vida, uma vez que é muito rica em fibras, minerais e carboidratos, que ajudam a manter a nossa saúde intestinal e metabólica em dia, além de nos manter sempre energizados. O consumo regular de bananas também pode ajudar na absorção do manganês, mineral que previne o envelhecimento de nossas células e evita o desenvolvimento de doenças do coração.


Ouvimos desde cedo que as bananas são ótimas para prevenir as tão temidas câimbras, que atingem desde os mais novos, até os mais velhos, e isso é verdade. O poder dessa fruta contra as câimbras está no potássio, presente em uma quantidade considerável.

No entanto, os benefícios da banana não param por aí. Elas também são de grande ajuda, se quisermos manter o estresse bem longe de nossas vidas. Isso porque em sua composição está o triptofano, um aminoácido que não é produzido por nosso organismo e que ao chegar ao sistema nervoso, torna-se serotonina, um neurotransmissor que desperta o sentimento de bem-estar em nosso interior.

Como você pode perceber, a banana é uma fruta que proporciona benefícios em diversas áreas da saúde e podem nos ajudar a levar vidas muito mais saudáveis e livres de incômodos.

O melhor de tudo é que quase não existem restrições para o seu consumo. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde são 5 frutas ao dia, para que possamos obter diferentes nutrientes. Dentro desse número, duas bananas são suficientes.


Então, se você já é um consumidor fiel das bananas, saiba que presta um grande serviço à sua saúde, e se ainda não tem o costume de comê-las, não perca mais tempo! Junto à uma rotina ativa, você estará cultivando uma ótima qualidade de vida.

Compartilhe o artigo com seus amigos e marque abaixo aquela pessoa que é apaixonada por bananas!


*Com informações do artigo escrito pelas nutricionistas Patrícia Bertolucci e Karina Valentim, publicado no site Minha Vida.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Brent Hofacker/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.