Pessoas inspiradoras

“A caneta pesa menos que a pá”: brasileiro é aprovado em Direito e viraliza nas redes!

Depois de ser aprovado no curso, o jovem fez uma publicação inspiradora nas redes sociais. Confira!



Breno Almeida, de 24 anos, é mais um brasileiro que venceu os desafios e deu um grande passo para mudar a sua vida através dos estudos. Segundo contado em matéria da Revista Fórum, o paraense foi aprovado em Direito na Universidade Federal do Pará, sendo o terceiro dos irmãos a conseguir uma vaga em universidade pública.

A grande conquista do jovem, assim como a de seus irmãos, foi fruto de muito estudo e dedicação. Seus pais não conseguiram completar o ensino fundamental, mas incentivaram os filhos a seguirem no caminho dos estudos, e agora tem uma filha formada em Engenharia e outros dois cursando Medicina e Direito.

Breno, assim como os irmãos, estudou em escola pública sempre, e fez estudo para o vestibular por conta própria, assistindo a vídeos e realizando atividades nos livros didáticos do irmão, pois não tinha como pagar por um cursinho.


Na segunda tentativa, ele foi aprovado no curso desejado, no qual tinha interesse desde que fez um estágio no Fórum da Comarca de Tailândia (PA), após vencer um processo seletivo de âmbito nacional, quando estava no último ano do Ensino Médio.

A diversidade de atuação da profissionais e a “possibilidade de poder defender os direitos das pessoas” foi o que fez o interesse pela área crescer ainda mais. A aprovação de Breno, conquistada com cotas para estudantes de rede pública, de baixa renda, que se identificam como negros ou pardos, foi uma notícia que trouxe muita alegria para a família.

Segundo o jovem, seus pais ficaram “felizes e emocionados” com a aprovação, já que sempre se dedicaram muito no trabalho para que os filhos pudessem se concentrar em estudar.

Direitos autorais: reprodução Twitter/@Artorius_13.


Ele ainda acrescentou que o pai e a mãe são seus maiores apoiadores porque sabem que “a caneta pesa menos que a pá”. A aprovação de Breno foi compartilhada no Twitter por seu irmão, Artur, e viralizou, com mais de 76 mil reações.

Artur, que cursa Medicina, disse que apesar do esforço, conseguiu entrar na faculdade porque teve oportunidade, e porque pode contar com as cotas e com o apoio financeiro e emocional dos pais.

Uma família de muita resiliência, que mostra que o brasileiro é capaz de alcançar longos voos, quando tem oportunidade. Parabéns aos irmãos, que eles conquistem seus diplomas e sejam muito felizes em suas profissões!


Ronan Souza, marido Pocah, revelou ter identificado 4 envolvidos nos ataques à filha da cantora

Artigo Anterior

Mãe e madrasta são levadas a delegacia após criança de 6 anos agredida ser internada em estado grave

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.